Buscar

AV2 - Qualidade e Teste de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prova: AV2
Disciplina: Qualidade e Teste de Software Código: CCT0711
Prof.(a): Claudia Nasu
Data: 17/06/2021
	Nota da prova
	
	
	
	
NOME: ______________________________________________________ RA: _______________________
	Rubrica coord.:
	Questão 1 (1.0 ponto) – A ISO 9126 lista o conjunto de características que devem ser verificadas em um software, para que seja considerado um software de qualidade. Dentre estas características, a que trata sobre a capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições específicas, se refere a característica de:
a) Funcionalidade  
b) Portabilidade
c) Confiabilidade 
d) Usabilidade 
e) Eficiência 
Questão 2 (1.0 ponto) – Uma empresa com o propósito de adquirir um software de Controle de Ordem de Serviço, solicitou a um analista de sua equipe de informática que verificasse a qualidade do software. A avaliação constatou que o software não possuía documentação técnica, não havia comentários no código, e suas classes e métodos possuíam nomes pouco significativos. Além disso, o software não garantia o acesso restrito a informações confidenciais de forma consistente.
Com base nessas informações, o software não foi considerado de qualidade, pois NÃO atendia as características desejáveis para:
a) manutenibilidade e confiabilidade. 
b) confiabilidade e usabilidade. 
c) confiabilidade e usabilidade.
d) portabilidade e manutenibilidade.
e) manutenibilidade e segurança.
Questão 3 (1.0 ponto) – De acordo com a ISO 14598, avaliar a qualidade de um produto de software é: “verificar, através de técnicas e atividades operacionais, o quanto os requisitos são atendidos”. A norma ISO/IEC 14598 é dividida em seis partes, dentre as quais estão:
I. Processos para Adquirentes
II. Processos para Avaliadores
III. Processos para Gerentes
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
	Questão 4 (1.0 ponto) –  Qualidade de software é uma área da engenharia de software que tem como objetivo garantir a qualidade pela definição e normatização dos processos de desenvolvimento de sistemas. O grupo de normas técnicas "ISO 9000/2000" define qualidade como o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para esses. Assinale a alternativa que melhor define "qualidade", dentro da área de engenharia de software.
	
a) Tempo de vida útil de um sistema e sua efetiva utilidade e aplicação.
b) É medida pelo máximo de tempo de uso entre falhas ocorridas no ciclo de vida do software.
c) Conformidade de um sistema com os requisitos levantados no início do processo de desenvolvimento.
d) Desempenho medido pelo tempo de resposta no processamento e apresentação das informações.
e) Equilíbrio entre o prazo de entrega do sistema e o atendimento mínimo dos requisitos levantados.
Questão 5 (1.0 ponto) – Os modelos de melhoria de processo de software ajudam a empresa a se organizar e estabelecer uma ordem de prioridades de tal forma que a qualidade possa efetivamente ser “construída” ao longo do processo e fazer parte, inerentemente, do produto gerado. Como exemplo de estratégia de melhoria de processo podemos citar o ciclo de melhoria PDCA. Sobre o ciclo de vida PDCA, assinale a alternativa incorreta:
a) O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.
b) Na etapa de Planejamento as metas padrão e as metas de melhoria representam uma faixa aceitável de valores que devem ser mantidos pelas características consideradas importantes no produto. 
c) Na etapa de Execução são abordados a disseminação de novos conceitos e tecnologia e o aperfeiçoamento de conceitos já conhecidos.
d) Na etapa de Verificação é realizada uma comparação entre os dados coletados e as metas definidas verificando-se se a escala menor de implementação ou mudanças experimentais alcançaram os resultados esperados.
e) A etapa de Ação atua no processo em função dos resultados obtidos, o sucesso é obtido em projetos piloto indicam que a mudança pode fazer parte das atividades da organização.
Questão 6 (1.0 ponto) – O escopo da Norma ISO/IEC 12207 abrange todo o ciclo de vida de software, desde a concepção inicial até a descontinuidade do software, e por todos os envolvidos com produção, manutenção e operação do software. A norma pode ser aplicada para toda empresa desenvolvedora de software, mas existem casos de aplicação em projetos específicos por imposição contratual ou nas fases iniciais de implantação. Os processos de ciclo de vida são agrupados em classes, que representam a sua natureza, das quais podemos citar:
a) Fundamentais, Apoio e de Arquitetura.
b) Apoio, Organizacionais e Qualidade.
c) Arquitetura, Organizacionais e de Adaptação.
d) Fundamentais, Qualidade e Organizacionais.
e) Apoio, Organizacionais e de Adaptação.
Questão 7 (1.0 ponto) – Para facilitar a aplicação em desenvolvimento de software foi definida a ISO 9000-3, que são orientações para a aplicação da ISO 9001 ao projeto, desenvolvimento, fornecimento, instalação e manutenção de software. Descreva as diretrizes propostas na ISO 9000-3.
Boa Prova!

Outros materiais