Buscar

anatomorfisiologia 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668389) ( peso.:1,50)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Meninges são membranas que envolvem o Sistema Nervoso Central (SNC), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas basicamente por três camadas. Essas membranas são extremamente importantes, uma vez que conferem proteção, estabilidade e absorção de impactos aos órgãos do SNC. Sobre as membranas que revestem o SNC, analise as opções a seguir:
I- Pia-máter.
II- Aracnoide e dura-máter.
III- Aracnoide e prote-máter.
IV- Revestimáter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	2.
	Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam como mensageiros da comunicação entre os neurônios. Grande parte dos neurotransmissores são produzidos pelos neurônios no corpo celular e então são empacotados em vesículas e encaminhados até o terminal axonal, no qual ficam armazenados até chegar um estímulo nervoso. Sobre as moléculas que atuam como neurotransmissores, analise as sentenças a seguir:
I- Acetilcolina (ACh); alguns aminoácidos, entre eles: glutamato, aspartato, Ácido Gama-Aminobutírico (GABA) e glicina.
II- Aminoácidos modificados, como a Noradrenalina (NA), a Dopamina (DOPA) e a Serotonina (5-hidroxitriptamina, 5-HT).
III- Os neuropeptídeos são peptídeos que atuam como neurotransmissores, é o caso das endorfinas.
IV- O óxido nítrico é um gás que atua como neurotransmissor e parece estar envolvido na memória e aprendizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	A medula espinhal ou espinal, é um cordão cilíndrico, uma porção alongada do sistema nervoso central, continuação do bulbo, composto de células nervosas, localizada ao longo do seu eixo craniocaudal. Ao longo de seu comprimento, consiste nos segmentos cervical, torácico, lombar, sacral (sagrado) e coccígeo. Sua função é estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso e agir também nos reflexos, protegendo o corpo em situações de emergência em que é preciso uma resposta rápida frente a uma exposição e/ou risco. Acerca da medula espinhal, a referida estrutura faz parte de um sistema e está localizada no interior de um compartimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sistema Nervoso Central e Coluna vertebral.
(    ) Sistema Nervoso Periférico e Caixa craniana (Calota craniana).
(    ) Sistema Nervoso Periférico e Coluna vertebral.
(    ) Sistema Nervoso Central e Caixa craniana (Calota craniana).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	O sistema nervoso central (SNC) processa informações recebidas de todo o nosso corpo. Após o processamento destas informações, o SNC elabora uma resposta que é enviada pelas fibras eferentes ao local necessário. Quanto aos componentes do sistema nervoso central, analise as sentenças a seguir:
I- Medula espinhal.
II- O encéfalo.
III- Terminações nervosas.
IV- Nervos e gânglios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Essa estrutura é responsável por receber os estímulos provenientes da periferia do corpo e encaminhar às regiões superiores (encéfalo). Da mesma forma, ela envia as respostas elaboradas no encéfalo para as regiões periféricas do corpo. Medindo cerca de 45 cm nos adultos, vai do forame magno do osso occipital até o espaço entre a primeira e a segunda vértebras lombares, no qual termina em uma região cuneiforme denominada cone medular. A qual estrutura nos referimos?
	 a)
	Processo espinho da segunda vértebra lombar.
	 b)
	Reflexo patelar.
	 c)
	Comissura branca anterior.
	 d)
	Medula espinhal.
	6.
	O bulbo, enquanto estrutura pertencente ao tronco encefálico, controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. Essa estrutura também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo. Sobre a função específica do bulbo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e a motilidade gastrointestinal.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito e o controle da dor.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar estímulos excessivos da dor, por possuir receptores nociceptores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	É uma junção especializada, em que um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Podem ser elétricas ou químicas, sendo que grande parte de tais atividades são químicas, nas quais ocorre a liberação de moléculas denominadas neurotransmissores. Possui um neurônio pré-sináptico, que envia o impulso nervoso, e um neurônio pós-sináptico, que recebe o impulso. Entre os neurônios pré e pós-sináptico existe um pequeno espaço, a fenda sináptica. Sobre o evento tratado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atividade de potenciais de ação.
	 b)
	Atividade de neurotransmissores e interferência mediadora por meio dos potenciais de ação.
	 c)
	Sinapses.
	 d)
	Atividade de neurotransmissores.
	8.
	A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, bem como é a continuação do bulbo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo craniocaudal. A medula espinhal possui como atribuição principal levar e trazer informações do encéfalo, advindo de todas as partes do corpo, com exceção da cabeça que é suprida pelos nervos cranianos. Os sinais que percorrem a medula espinhal são conhecidos como impulsos nervosos. Da mesma forma que o crânio protege o cérebro, as vértebras (cervicais, torácicas e lombares) também protegem a medula espinhal. Quando observada internamente em corte transversal, as substâncias cinzenta e branca da medula espinal estão subdivididas em regiões: os cornos medulares e os funículos. Sobre a denominação dos cornos medulares e sua posição anatômica nessas estruturas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Corno anterior.
(    ) Corno lateral.
(    ) Corno posterior.
(    ) Corno descendente e ascendente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O cérebro por meio do Sistema Nervoso Central (SNC) é a parte mais desenvolvida do encéfalo, pesa aproximadamente 1,3 kg, apenas 2% do peso do corpo, porém, apesar disso, recebe cerca de 25% do sangue, que é bombeado pelo coração. Com o aspecto semelhante ao miolo de uma noz, sua massa de tecido cinza-rósea apresenta duas substâncias diferentes, sendo uma branca, na região central, e uma cinzenta, da qual se forma o córtex cerebral. Da mesma forma, o cérebro é uma parte do encéfalo que corresponde a aproximadamente 77-82% dessa estrutura e apresenta uma grande quantidade de sulcos e depressões. Sobre as principais funções do cérebro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)O cérebro relaciona-se com a linguagem, comportamento emocional, raciocínio, interpretações, julgamentos e tomada de decisão.
	 b)
	O cérebro relaciona-se com a regulação das funções cardiovasculares, controla a respiração e os reflexos de tosse, espirro e, ainda, monitora alterações no ambiente externo ou interno.
	 c)
	O cérebro relaciona-se com a coordenação dos movimentos, equilíbrio, postura e monitora alterações no ambiente externo ou interno.
	 d)
	O cérebro é responsável por processar os impulsos motores, regular a temperatura corpórea e, ainda, monitorar alterações no ambiente externo ou interno.
	10.
	As fibras nervosas são formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios), bem como por seus envoltórios, organizando-se em feixes e estes formam um nervo. Cada fibra nervosa é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominada endoneuro. E cada feixe é também envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. Em nosso corpo existe um número muito grande de nervos. Os nervos sensitivos são os que possuem somente fibras sensitivas e um bom exemplo são os mecanorreceptores na pele. Junqueira e Carneiro (2018) descrevem que os nervos possuem como função realizar a comunicação entre a periferia (SNP) e o centro (SNC). Sobre as informações sensitivas provenientes de órgãos internos e da superfície do corpo (pele) que chegam até a medula espinal através de quais estruturas, analise as sentenças a seguir:
I- Fibras sensitivas, denominadas eferentes.
II- Fibras motoras, denominadas aferentes.
III- Fibras sensitivas, denominadas aferentes.
IV- Fibras motoras, denominadas eferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes