Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1-O espaço em que vivemos é composto por inúmeras formas geométricas. Estudar e compreender as propriedades das formas favorece o desenvolvimento do pensamento geométrico, permite interpretar, descrever, analisar e representar de maneira organizada o mundo em que vivemos. As atividades de geometria desenvolvem também o sentido espacial, a melhor ocupação do espaço, a observação, a análise e o pensamento lógico. O ensino da geometria ganhou espaço maior na prática pedagógica nesses últimos anos, talvez porque contribui significativamente no desenvolvimento cognitivo da criança. O estudo da geometria deve ter significado. Por isso, destacamos alguns princípios que devem nortear a prática pedagógica no trabalho com os saberes relacionados à geometria. São eles: 
I. O trabalho em geometria deve favorecer as relações entre as propriedades, princípios e conceitos de modo que a criança as perceba de forma simultânea nos objetos e formas que compõem o espaço em que ela vive. 
II. O desenvolvimento da prática pedagógica deve favorecer à criança a construção gradativa e progressiva do conhecimento geométrico, atribuindo significado a cada conteúdo trabalhado de forma que ela relacione-o com o meio em que está inserida. 
III. O estudo da geometria deve favorecer a resolução de problemas. Por isso, é fundamental que o conhecimento geométrico seja trabalhado por meio da resolução e da proposição de problemas. 
IV. O trabalho pedagógico de geometria deve favorecer o pensamento dedutivo, de forma a aplicar os conceitos e propriedades estudadas em outras situações concretas em seu entorno. 
É correto apenas o que se afirma em: 
A - I e II. 
B - I, II e IV 
C - I, II, III e IV. check_circle Resposta correta 
D - I, III e IV 
E - IV. 
2- O trabalho pedagógico com o Sistema de Numeração Decimal (SND) merece atenção especial tanto nos aspectos da compreensão histórica, sua constituição e propriedades, quanto nos aspectos de seus significados. Destaca-se a importância de iniciar o trabalho com números que fazem parte do cotidiano da criança, a fim de que ela atribua significado ao que está sendo estudado para, depois, desenvolver o estudo dos princípios e fundamentos que constituem o Sistema de Numeração Decimal. O Sistema de Numeração Decimal (SND) é adotado em quase todo o mundo e conhecido também como Sistema de Numeração Decimal Indo-arábico, por ter sido criado pelo povo hindu e divulgado pelos árabes. O Sistema de Numeração Decimal foi organizado em ordens e classes, da direita para a esquerda. Cada algarismo ocupa uma ordem no número e, a cada três ordens, forma-se uma classe numérica. O SND possui alguns princípios básicos, dos quais três se destacam. São eles: 
A - Princípio da quantidade numérica; princípio posicional; princípio simbólico. 
B - Princípio decimal; princípio aditivo; princípio posicional. check_circle Resposta correta 
C - Princípio geométrico; princípio algébrico; princípio posicional. 
D - Princípio indo-arábico; princípio cardinal; princípio analítico. 
E - Princípio progressivo; princípio de reciprocidade; princípio decimal. 
3- Complete a sentença: De acordo com Piaget, a primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se ______________; em seguida, ela passa pela fase _________________ e, depois, pela fase das __________________até chegar à fase das abstrações. Assinale a alternativa que complementa a questão exposta: 
A - Operações concretas /pré-operatória/ operatório-formal. 
B - Operatório-Formal / Operações concretas/ Pré-Operatória. 
C - Pré-operatória/operações concretas/ Sensório-motora. 
D - Sensório-motora/ operações concretas/ pré-operatória. 
E - Sensório-motora/pré-operatória/operações concretas. check_circle Resposta correta 
4- Gundlach (1992, p. 1) destaca a importância do conhecimento das informações relativas a números e formas, considerando-as úteis e necessárias: “De todas as formas de vida conhecidas sobre a terra, a espécie humana é a única a ter desenvolvido um procedimento sistemático para armazenar informações úteis e transmiti-las de uma geração a outra. Uma parte considerável dessas informações relaciona-se com forma e quantidade. Uma linguagem para relacionar forma e quantidade e suas várias inter-relações é uma necessidade”. Diante do exposto, sobre a construção e o conhecimento dos números, analise as afirmações a seguir: 
I. A construção do número é considerada por muitos pesquisadores em educação matemática como uma das noções mais importantes da matemática, ensinada nos anos iniciais da escolarização da criança. 
II. Em relação à construção do número pela criança, este é construído a partir de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos. 
III. Diferentemente da aquisição da leitura e da escrita, a formação da ideia de número pelo sujeito independe e, portanto, não sofre influências do meio em que está inserido. 
IV. Quanto maior e mais diversificadas forem as experiências vivenciadas pelo sujeito, maior será a sua compreensão numérica. 
É correto apenas o que se afirma em: 
A - I e IV. 
B - I, II e III. 
C - I, II e IV. check_circle Resposta correta 
D - II e III. 
E - III. 
5- O trabalho pedagógico, na perspectiva da educação matemática, não é compatível com a avaliação que apresenta características exclusivas de examinar a aprendizagem do aluno. Segundo Luckesi (2003), a avaliação praticada pela escola ainda possui características de exame, as quais têm por objetivo: 
A - Formação, reflexão e aprovar. 
B - Julgar, aprovar ou reprovar. check_circle Resposta correta 
C - Mudança, reflexão e processo. 
D - Qualificação, aprovação e diagnóstico. 
E - Situação, perspectiva e formação. 
6- Com inúmeras críticas, vários educadores e pesquisadores do ensino da matemática consideram que o Movimento da Matemática Moderna deixou um saldo positivo, no sentido de favorecer novas formas de conduzir o ensino da matemática em sala de aula, ampliando o debate e as discussões em torno do processo do ensinar e do aprender matemática. Esse educador se destacou no Movimento da Matemática Moderna e contribuiu positivamente para a diminuição na ênfase, quase que exclusiva, em contas e “carroções” e cálculos envolvendo muita “decoreba”, favorecendo, assim, uma participação maior do aluno e de novas formas de pensar o ensino da matemática. A descrição acima se refere a qual educador: 
A - Fiorentini. 
B - Micotti. 
C - Onuchic. 
D - Osvaldo Sangiorgi. 
E - Ubiratan D’Ambrósio. check_circle Resposta correta 
7- Com o desenvolvimento das estruturas mentais proporcionadas pelo próprio desenvolvimento do ser humano e pelas experiências culturais e sociais e as interferências do meio, a criança entra na fase que segundo Piaget, inicia-se por volta dos 5 a 7 anos de idade. A descrição acima se refere à fase: 
A - Operações-concretas. check_circle Resposta correta 
B - Operatório-concreta e, em seguida, Pré-operatória. 
C - Operatório-formal. 
D - Pré-operatória. 
E - Sensório-motora. 
8- O ensino da matemática evidencia-se como uma prática pedagógica voltada para as questões metodológicas. Nesse sentido, o ensino da matemática se depara com questionamentos. Assinale quais itens que formam esses questionamentos: 
I. Que recursos são mais adequados para se trabalhar um determinado conteúdo? 
II. Como desenvolver, da melhor forma possível, os conteúdos em sala de aula? 
III. Que atividades podem ser mais interessantes para que o aluno aprenda matemática com mais facilidade? 
IV. Qual é a forma mais adequada de transmitir esse ou aquele conteúdo? 
V. Esse ou aquele conteúdo matemático é relevante ou não para estes alunos? 
É correto no que se afirma em: 
A - Apenas a III. 
B - Apenas a IV. 
C - Apenas I,II e III. 
D - Todas as alternativas são corretas. check_circle Resposta correta 
E - Todas as alternativas são falsas. 
9- Para classificar é necessário estabelecer critérios ou atributos que visam a identificar se um elemento pertence ou não àquele grupo, ou seja, se faz parte de um determinado grupo ou classe. Critério é um padrão que se usa como norma parajulgar ou comparar. O critério é estabelecido pelas pessoas de acordo com o que se pretende frente à situação que se apresenta. Há, basicamente, três tipos de critérios: 
A - Critério comparativo; Critério analítico; Critério informal. 
B - Critério Formal; Critério lógico; Critério relacional. 
C - Critério individual; Critério padrão; Critério comum. 
D - Critério objetivo; Critério comparativo; Critério subjetivo. check_circle Resposta correta 
E - Critério pertinência; Critério de parâmetro; Critério afirmativo. 
10- Gundlach (1992, p. 1) destaca a importância do conhecimento das informações relativas a números e formas, considerando-as úteis e necessárias: “De todas as formas de vida conhecidas sobre a terra, a espécie humana é a única a ter desenvolvido um procedimento sistemático para armazenar informações úteis e transmiti-las de uma geração a outra. Uma parte considerável dessas informações relaciona-se com forma e quantidade. Uma linguagem para relacionar forma e quantidade e suas várias inter-relações é uma necessidade”. Diante do exposto, sobre a construção e o conhecimento dos números, analise as afirmações a seguir: 
I. A construção do número é considerada por muitos pesquisadores em educação matemática como uma das noções mais importantes da matemática, ensinada nos anos iniciais da escolarização da criança. 
II. Em relação à construção do número pela criança, este é construído a partir de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos. 
III. Diferentemente da aquisição da leitura e da escrita, a formação da ideia de número pelo sujeito independe e, portanto, não sofre influências do meio em que está inserido. 
IV. Quanto maior e mais diversificadas forem as experiências vivenciadas pelo sujeito, maior será a sua compreensão numérica. 
É correto apenas o que se afirma em: 
A - I e IV. 
B - I, II e III. 
C - I, II e IV. check_circle Resposta correta 
D - II e III. 
E - III.

Mais conteúdos dessa disciplina