Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ATIVIDADE DISCURSIVA ARTES E EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA EAD
COORDENADORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
MARIA DA CONCEIÇÃO MENDES RODRIGUES
ARTE E EDUCAÇÃO
Atualmente, pode-se afirmar que, no processo de aprendizagem dos alunos, o ensino da arte é tão importante quanto qualquer outra disciplina do ambiente educacional. No entanto, professores, administradores, comunidades escolares e até mesmo alunos podem não compreender as razões e a importância desse ensino em sala de aula. Uma vez que, a arte fornece e promove a formação de indivíduos e sua criatividade, destacando ainda, o pensamento crítico e a inovação, a arte pode criar situações de ensino e aprendizagem por meio do que é chamado de educação lúdica.
Moser (2012), comenta que:
A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada, ao belo, às exposições, a museus, à estética, a formas mais realistas do mundo. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, de colocar em prática de expor o que sente e o que vê de uma forma mais simplificada. 
Nesse sentido, enquanto facilitador do processo de aprendizagem, é necessário que o professor de arte introduza o aluno no ato de querer dar significação as imagens que fazem parte do seu mundo, podendo deixar desta forma comentar, argumentar e participar de maneira crítica frente às manifestações artísticas. 
Os professores e educadores geralmente podem aprender muito e também podem ajudar a fortalecer a arte na escola por meio de qualificações e força de vontade, de forma a cumprir sempre um papel. Porque o papel desta profissão não é apenas transmitir informações, mas ensinar e motivar seus alunos. Ao cultivar grandes cidadãos, torna-se uma ferramenta de mudança social.
MOSER, Márcia. Importância do ensino de artes nas escolas. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais). Centro Universitário Leonardo da Vinci– UNIASSELVI,14 dez/2012.