A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita - apol 2

Pré-visualização | Página 2 de 2

Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os elementos relacionados ao estudo da fonologia e suas respectivas características:
1. Processo fonológico.
2. Consciência fonológica.
( ) Capacidade que temos de refletir sobre os sons da fala.
( ) As crianças aprendem quais os sons usados na sua língua.
( ) Sofrem variações condicionadas pelo contexto linguístico, padrão acentual ou silábico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 2 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 1.
A sequência correta é: 2 – 1 – 1. De acordo com o livro-base: "[1] Durante o processo de aquisição fonológica, as crianças devem aprender quais os sons usados na língua e de que maneira eles são organizados" (livro-base, p. 203). Assim os processos fonológicos sofrem variações condicionadas pelo contexto linguístico, seja pelo padrão acentual, seja pelo silábico" (livro-base, p. 205). [2] Segundo Engelber, consciência fonológica é a capacidade que nós temos de refletir sobre os sons da fala” (livro-base, p. 209).
Questão 7/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“A sílaba é a unidade fonológica mais acessível à criança. Ela desenvolve a capacidade de segmentar as palavras em sílabas desde cedo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 216.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a consciência silábica:
Nota: 10.0
	
	A
	Consciência adquirida pela criança logo nos primeiros meses do seu nascimento.
	
	B
	Permite somente algumas variações condicionadas pelo contexto linguístico, padrão acentual ou silábico.
	
	C
	É uma habilidade metalinguística específica que corresponde à identificação e manipulação intencional dos componentes fonológicos.
	
	D
	Capacidade utilizada para focalizar os sons da fala independente do sentido.
	
	E
	Possibilita a segmentação de palavras e introduz a criança no período de fonetização da escrita.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Assim, o trabalho com a consciência silábica possibilita a segmentação de palavras e introduz a criança no período de fonetização da escrita, em que são realizados recortes orais” (livro-base, p. 216).
Questão 8/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento do texto:
“Cientes destes processos fonológicos, podemos entender um pouco mais como ocorre a mudança da palavra abstrata de sua forma fonológica para a sua realização fonética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 207.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os processos fonológicos às suas respectivas características:
1. Apagamento.
2. Hipercorreção.
3. Neutralização das vogais átonas.
( ) Processo que depende da tonicidade da sílaba.
( ) Modificação silábica das palavras.
( ) Construções como bandeija (bandeja) ou carangueijo (caranguejo) são exemplos deste processo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 3.
	
	B
	3 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 3 – 1 – 2. De acordo com o livro-base: “Os processos mais importantes para a língua com base em Engelbert [...] [2] Hipercorreção – Construções como bandeija ou carangueijo são tipos de hipercorreção, que consiste na aplicação de uma regra quando não há necessidade. [3] Neutralização das vogais átonas – [...] a neutralização das vogais depende da tonicidade da sílaba. [1] Apagamento – As palavras sofrem uma modificação silábica” (livro-base, p. 207).
	
	C
	1 – 2 – 3.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	1 – 3 – 2.
Questão 9/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Há procedimentos fonológicos que devem ser empregados na sala de aula e ensinados aos alunos, para que possam interpretar o valor linguístico que os sons assumem em nossa língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 204.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente define o que são os processos fonológicos:
Nota: 10.0
	
	A
	São processos que visam estimular a leitura oral, de livros digitais.
	
	B
	Esses processos visam exclusivamente evitar que a criança obtenha a língua presa durante o processo da pronúncia das palavras.
	
	C
	Fenômenos que auxiliam as crianças a manterem a língua materna.
	
	D
	São exercícios passados nos anos iniciais que servem para que a criança obtenha uma melhora em seu vocabulário e assim esteja apta para o ensino fundamental.
	
	E
	São fenômenos de mudança silábica, causados por influência dos segmentos adjacentes, inclusive fatores suprassegmentais como acento e ritmo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Podemos definir processos fonológicos como os fenômenos de mudança silábica ou adaptações causadas por influência dos segmentos adjacentes ou até mesmo fatores suprassegmentais como acento e ritmo” (livro-base, p. 205).
Questão 10/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“As crianças, desde a educação infantil, gostam de brincar com rimas e aliterações: buscam outras palavras com som final e inicial iguais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 212.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale corretamente a alternativa que caracteriza a aliteração:
Nota: 10.0
	
	A
	Não permite a repetição de palavras ou seus respectivos sons.
	
	B
	É uma área de estudo da linguagem que visa obter técnicas inovadoras de ensino para facilitar a alfabetização nos anos iniciais.
	
	C
	Ação metodológica utilizada pelos professores do ensino fundamental com objetivo de estimular a leitura.
	
	D
	Repetição de sons de palavras no início meio e fim de vocábulos sucessivos, visando provocar efeitos sensoriais em quem ouve ou lê.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Na aliteração, ocorre a repetição de sons de palavras, particularmente os fonemas, no início, no meio, e no fim de vocábulos sucessivos visando provocar efeitos sensoriais em quem ouve ou lê” (livro-base, p. 211).
	
	E
	É uma figura de linguagem utilizada para enfatizar o que se quer demonstrar por meio do texto.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.