Buscar

Relatório - pratica de extração com sohlet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de aula prática 
ISOLAMENTO DE ÓLEOS VEGETAIS ATRAVÉS DE SOXHLET
1. Introdução
Método de extração por Soxhlet 
Um dos principais métodos utilizados para a obtenção de óleos vegetais que apresenta certas vantagens como, uso de quantidade reduzida de solvente, não há necessidade de monitoramento constante e a amostra não precisa ficar em contato com o solvente evitando assim sua decomposição, é a extração sólido-líquido com uso do extrator Soxhlet.
Os Extratores tipo Soxhlet são basicamente compostos por um reservatório de vidro central, coligado com um frasco de destilação de solventes em sua base e um condensador na sua parte superior. As principais vantagens que o método de Soxhlet apresenta são que a amostra está sempre em contato com o solvente, ocorrendo sua renovação de forma constante, da mesma forma acontece com a temperatura no processo, pois ela se mantém de forma constante. A extração quantitativamente é maior de óleo quando comparado a outros métodos e sem a necessidade de filtrar a miscela no término do processo de extração, pois a matriz esteve envolta no cartucho durante todo o procedimento.
Diferentes solventes como éter de petróleo, metanol, n-hexano, diclorometano: hexano (1:4) e acetona:hexano (1:4), separadamente em cada extração, pelo método Soxhlet, são eficientes para extração da fração lipídica de amostras sólidas que contenham alto teor de lipídios. Entre os solventes orgânicos mais utilizados neste, estão o hexano e éter de petróleo.
2. Materiais e métodos
Materiais
· Extrator de Soxhlet
· Manta de aquecimento
· Evaporador rotativo
· Solvente: Hexano
· Amendoim
· Balão de fundo redondo de 250 ml
Métodos 
Utilizou-se uma porção de Amendoim cru (comercial) e foram triturados em um Grau com pistilo, pesou-se 20g de Amendoim triturado e foram pesados 19,45g e adicionado em um papel filtro moldado, que foi utilizado como o cartucho para o aparelho extrator tipo Soxhlet. O balão de fundo chato de 250 mL foi acoplado ao extrator, sendo adicionados 180 ml do solvente Hexano. A chapa aquecedora foi ligada a uma temperatura constante e a extração foi realizada de forma contínua por cerca de 3 horas. 
Esquema do processo: Extração 
Após o término da extração, pesou-se o balão e em seguida destilou-se o hexano usando o evaporador rotativo. Após a destilação do hexano pesou-se novamente o balão e calculou-se o percentual de óleo extraído. 
Comparou-se com o peso do material antes da extração e depois.
3. Cálculo de rendimento: 
Peso do Amendoim triturado: 19,45g
Peso do balão de 250 ml: 119,47g
Peso do balão + óleo extraído: 123,97g 
Rendimento: (119,47) – (123,97) = 4,5 g de Óleo de amendoim 
Percentual de Extração: 19,45 g ------ 100%
 4,5g ---- X X: 23,13% rendimento.

Continue navegando