A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA 1 POLITICAS PUBLICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:670374) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31598629
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Entre as décadas de 1980 e início dos anos 1990, o Sistema Único de Saúde por meio da Lei nº 8080/90 - a adoção de um novo modelo de atenção à saúde no Brasil ocorreu com a Constituição Federal de 1988, que então reconhece a alimentação como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde tanto no âmbito individual como coletivo. Dessa maneira, a vigilância nutricional e a orientação alimentar foram incluídas no campo de atuação do SUS, representada pela criação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Com base no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao descentralizar as responsabilidades político-administrativas, confere a menor instância com poder formal no município, ou seja, as unidades de serviços de atenção básica, são de responsabilidade e gestão do Sistema Único de Saúde no município.
	 b)
	A apropriação de serviços privados, filantrópicos ou não governamentais para a garantia de acesso universalizado de assistência.
	 c)
	Doenças que acometem a população e o seu atendimento para tratamento, são de cunho privado de modo que não se configuram como responsabilidades da saúde pública.
	 d)
	O estabelecimento do princípio da hierarquização e regionalização do atendimento por regiões sanitárias em um sistema de acesso de acordo com os níveis de complexidade.
	2.
	Diante do novo cenário epidemiológico e nutricional caracterizado pelo avanço das doenças crônicas não transmissíveis, diminuição da fome e desnutrição, aumento considerável da obesidade como consequência da mudança do padrão de consumo alimentar e sedentarismo associado às inovações na gestão e organização da atenção à saúde adotadas pelo SUS evidenciou-se a necessidade de revisar a PNAN. A primeira versão da PNAN ficou vigente por aproximadamente dez anos. Com a sua implementação, algumas áreas evoluíram. Sobre a evolução do PNAN na vigilância alimentar e nutricional e seus recursos epidemiológicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- VIGITEL.
II- POF.
III- SISVAN.
(    ) Viabilizou o monitoramento sistemático da situação alimentar e nutricional da população brasileira, através da geração de dados locais e também por meio de inquéritos nacionais como a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
(    ) Atua na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(    ) Avalia as estruturas de consumo, tais como, gastos, rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, fornecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos, observa várias características dos domicílios e das famílias, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	
	O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as sentenças a seguir:
I- O PNAE tem como proposta garantir alimentação escolar a todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias.
II- Os recursos financeiros destinados ao PNAE são exclusivos para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, infraestrutura e mão de obra.
III- A alimentação escolar é o programa de suplementação alimentar mais antigo no Brasil, criado oficialmente em 1955, por meio do Decreto nº 37.106, que instituiu a Campanha de Merenda Escolar (CME).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apoia profissionais para a predição de condutas aos pacientes. Com base nas etapas que constituem o ciclo de políticas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) dá subsídios para o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS.
II- O Estado deve atuar visando o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
III- A qualificação do cuidado na Atenção Básica auxilia no controle, participação social e no diagnóstico da situação de Segurança Alimentar e Nutricional, devendo apoiar profissionais da saúde no diagnóstico local e oportuno dos agravos alimentares e nutricionais e no levantamento de marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco, possibilitando ações individuais e/ou coletivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de informação que busca identificar e descrever sucessivamente, mudanças nas condições de nutrição e alimentação da população, e seus fatores determinantes. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Identificar fatores condicionantes da nutrição e alimentação da população, possibilita o planejamento e avaliação dos efeitos de políticas públicas e programas e intervenções.
PORQUE
II- Ao prover informações que contribuirão para a análise das causas e fatores associados permite a seleção de medidas preventivas e/ou educativas que poderão ser de cunho nutricional ou não.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	6.
	Na atenção primária à saúde a ação dos profissionais devem guiar-se pelo compromisso e pelo conhecimento da realidade epidemiológica em seu local de atuação, e das estratégias de ação em saúde coletiva. Com base nas responsabilidades e objetivos da atuação do nutricionista na equipe multiprofissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gestão do cuidado nutricional com ações aplicáveis a cada ciclo da vida.
	 b)
	Gestão das ações de alimentação e nutrição e cuidado nutricional propriamente dito, que envolve diagnóstico, promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e assistência.
	 c)
	Cuidado nutricional, envolvido na atenção primária como o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis decorrentes da má alimentação.
	 d)
	Gestão do cuidado e a atenção nutricional em nível comunitário, porém, excluindo a atenção à indivíduos e famílias, já que a atenção primária tem caráter coletivo.
	
	Historicamente, a preocupação com a saúde da população em relação ao consumo alimentar e o entendimento da necessidade de políticas públicas de alimentação e nutrição foi influenciada pela Primeira Guerra Mundial e juntamente à origem da nutrição como área de conhecimento científico. Sobre o surgimento de políticas públicas, ordene os itens a seguir:
I- Os primeiros estudos da área relacionados à alimentação foram desenvolvidos pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier, evidenciando a relação entre o processo respiratório e o metabolismo dos alimentos, e em seguida outros estudos surgiram, sobre proteínas e, posteriormente, o surgimento do

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.