Buscar

Avaliação 2 - Eficiência energética 16-06-21

Prévia do material em texto

Alunos: Dieverson – Jeiverson – João Marques - Leandro Nº: Data : 17/06/2021
Professora: Juliana Disciplina : Eficiência Energética
Curso: Engenharia Elétrica Modalidade: Graduação
Turno: Noite Turma: Valor: Nota:
Período/Módulo: 2021/1
	
Situação hipotética: Vocês estão se formando em engenharia elétrica e resolveram direcionar a atuação profissional de vocês para o campo da eficiência energética e, por esse motivo, estão interessados em conhecer um pouco mais sobre quais são as oportunidades, soluções e atuações que vem sendo desenvolvidas no Brasil, sobretudo em parceria com o PROCEL e/ou no campo da comercialização de energia.
Propostas: Cada equipe deve escolher uma das duas propostas de atividades a realizar.
Proposta 1 - Algumas das ações, projetos e soluções que vêm sendo desenvolvidas no Brasil foram apresentadas em um webinar promovido ano passado pelo Energy Hub (link a seguir). Vocês devem assistir o webinar tendo como objetivo refletir sobre as oportunidades que podem ser criadas para a atuação dos engenheiros nesse mercado bem como o posicionamento do Brasil em termos de eficiência energética.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FdYLqwkTH1Y
Proposta 2 – A Comerc Energia, uma empresa com atuação no mercado livre de energia e eficiência energética, tem promovido uma série de webinários, palestras e entrevistas que visam informar e aprofundar conhecimentos acerca de tais temáticas. Foram selecionados dois webinários, o primeiro é explicativo acerca do que é o mercado livre de energia e quais são os passos para a migração para essa modalidade contratual e um segundo que aprofunda questões acerca da compra de energia e também trata de eficiência energética na indústria. Vocês devem assistir aos dois webinários (um é complementar ao outro, por isso foram selecionados os dois) tendo como objetivo a ampliação dos conhecimentos acerca de requisitos relacionados à comercialização de energia e esse campo de atuação dos engenheiros.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=AzXjsq89Uhs&t=1565s
Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=vzAMseWt8yc&t=856s
Entregável: A equipe deve elaborar um documento que apresente:
1. Resumo dos assuntos que foram abordados no webinar;
2. Reflexões do grupo acerca do posicionamento do Brasil em termos de eficiência energética, das oportunidades (que o nosso país aproveita ou deixa de aproveitar) e reflexões acerca de quais caminhos o nosso país deve trilhar.
Obs.: O formato do documento: texto – word – máximo de páginas: 2. Não responder as questões com tópicos apenas.
Eficiência energética nosso Brasil.
Como estes webinares podem expandir o conhecimento no âmbito educacional e profissional e algo que não podemos discutir e visto que o grupo optou pelo da PROCEL, são muitos os tópicos que se pode discutir e para início vemos que o PROCEL e um grupo muito amplo e parte do grupo também se encaixa na parte quando ele fala que desconhecemos muitos dos selos que eles tem e nos focamos somente nos selo de eficiência dos eletrodomésticos, e descobrir que eles atuam na área da educação, edificação, saneamento, informática entre outros e uma oportunidade para se buscar mais sobre esta empresa tão extensa.
Pode se observar que o PROCEL vem criando novas ações para tornar a eficiência energética cada vez mais presente na vida dos consumidores e foi repassado que foi investido 3,15 Bilhões para que se criasse ações para a economia de energia e foi o que aconteceu de 1986 á 2019 se teve uma economia de 173.2 Bilhões de Kwh, além deste tem o programa aliança que visa buscar meios para se criar uma eficiência energética eficaz na Industria e este programa vem trazendo resultados como e o caso de uma economia de 175 Gwh até o ano de 2020 e já se início o programa aliança 2 para se buscar mais resultados e melhorias. Além destes foram apresentados o programa Brasil mais produtivo e o projeto de estruturação do setor industrial por meio de estudos e normalização.
Levando para o ambiente da inovação tem o programa lab PROCEL em parceria com a firjan SENAI que visa buscar inovações para a área de eficiência energética através de aceleração e pré-aceleração tecnológica e de negócios este programa e voltado para todas as áreas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes