Buscar

Lugar Secreto ou Lugar de Fuga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lugar de fuga vs. Lugar Secreto.
Palavra Rhema: Jonas 1.1-6
1 A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem:
2 "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
3 Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.
4 O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.
5 Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.
6 O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos".
Quando lemos o livro de Jonas na Palavra de Deus sempre pensamos sobre o grande peixe, ou sobre a planta nasce num dia e morre no outro. Mas aqui quero falar sobre o que está no capitulo 1, versículo 3. Aqui lemos que o Profeta Jonas fugiu da presença de Deus porque não queria obedecer ao que o Senhor havia ordenado que ele fizesse. Os Ninivitas eram homens muito perversos com os povos vencidos. Jonas não quer fazer o que Deus ordena porque “entende” que aquele povo podia ser perdoado por Deus. Assim ele faz o que ele acha que é justo. Ninive hoje é no Iraque e Tarsis é na Espanha. Jonas saiu da zona de conflito e foi para a calmaria.
Muitas vezes agimos como Jonas, fugimos da Presença de Deus para não ter que obedecer ao que Deus nos pede para fazermos. Passamos a evitar o lugar secreto de encontro com o nosso Pai. Nos enchemos de argumentos e “serviços”. Perdemos o foco e começamos a agir com a força do nosso braço e, muitas vezes, tomarmos decisões sem ouvir o Pai sobre o que ele espera de nós.
Quando evitamos o lugar secreto, vamos para lugar de fuga. E quanto mais tempo passamos no lugar de fuga, mais perdemos o prazer em orar, em jejuar, em ter um tempo de devocional. Paramos de ruminar a palavra (literalmente).
Começamos a nos alimentar só do que nos dá prazer. E isso não quer dizer, necessariamente, que vamos ver coisas mundanas, mas nos enganamos fazendo só o que está no alcance do nosso braço. Começamos a utilizar da lei do menor esforço. “eu já sei que Deus vai curar, então nem preciso orar por cura”, ou “ Eu sei que Deus pode todas as coisas, amém”. “Deus é dono do ouro e da prata, ele cuida de tudo”. Utilizamos da própria palavra de Deus para nos justificar sobre a permanência no lugar de fuga.
Desta forma caímos no engando de dormir no meio da tempestade. “vou ficar bem quietinha, vou me comportar e quem sabe Deus me esquece.” “Na quarta vou orar no cantinho bem quietinha, e tá ótimo” “Vim no culto, cumpri minha agenda da semana”. E, assim, a voz do nosso EU começa a tomar o lugar do Espirito Santo em nossas vidas.
Deus espera que você reaja sob as Palavras de Poder que foi liberada sobre sua vida, sua família e seu ministério. Deus te conhece pelo nome, ele te conhece antes de você nascer porque foi ele quem te fez. Somo gerados em Deus antes de tomarmos forma dentro da barriga da mamãe. Então por que se esconder de quem te criou, formou e te deu o fôlego de vida?
Se somos gerados Nele, não podemos perder a direção de Deus. Se não soubemos onde Deus nos quer, começamos a achar que qualquer lugar tá bom. Qualquer palavra de positividade é suficiente. Começamos a nos conformar com migalhas enquanto Deus tem um banquete para nos oferecer e um lindo lugar na mesa para sentar.
E sem a direção do Pai, porque resistimos a ouvir e obedecer, perdemos de estar em lugares preciosos e cheios da Presença do Pai. A presença de Deus se vai e nem percebemos, assim como foi com Sansão. O Espirito de Deus foi e ele nem percebeu.
A independência gera surdez espiritual. Nos tornamos insensíveis ao falar do Espirito Santo. E começamos a ouvir somente a voz das nossas vontades do lugar de fuga.
Quando ouvimos e obedecemos ao que o Pai nos fala, estaremos sempre no lugar exato onde o Pai deseja que estejamos e fazendo aquilo que o Pai deseja que façamos O próprio Jesus estava sempre em oração, retirava-se para orar e conversar com o Pai. Jesus nunca fugiu de Deus. Ao contrário, estava sempre clamando pelo Pai e ensinado a todos como era bom a Intimidade, como ser Filho Obediente.
E como Pai zeloso e amoroso, Deus nos lembra que só há um lugar onde todas as coisas são tratadas pontualmente: ele nos chama novamente para o Lugar Secreto. Para nos realinhar ao propósito do Reino. Ele nos chama para a intimidade, ele nos chama ao Gênesis, ao início de tudo que é bom.
O lugar secreto de Jonas foi o ventre do peixe. Quando Jonas parou e resistir ao que Deus havia dito que fizesse e parou de fugir do que era para ser feito segundo a vontade de Deus, ele entra no lugar secreto e ali se arrepende. No Cap.2 do livro de Jonas diz assim:
1 Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.
2 Ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.
3 Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
4 Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.
5 As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.
6 Afundei até os fundamentos dos montes; à terra cujas trancas estavam me aprisionando para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus!
7 "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.
8 "Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.
9 Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor".
10 E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.
Jonas 2
No final deste capítulo lemos que Jonas ficou em terra firme. Se você buscar Deus de todo seu coração, de toda a sua alma e mente, corpo e espírito, nosso Pai Celestial não vai te deixar a deriva no mar, ou vai de soltar no lamaçal. Deus Pai vai te colocar em terras firmes, terras dadas por herança, terras para serem conquistadas para que salvação de Jesus seja proclamada. As verdades do Reino sejam ensinadas para salvação e libertação.
Ao obedecer a Deus, a proclamação de Jonas em Nínive salvou toda a cidade, houve arrependimento; eles abandonaram seus maus caminhos e salvação chegou aquele povo. Mais de 120 mil pessoas, além de muitos rebanhos foram alcançados pela graça e misericórdia de Deus. 
Só no Lugar secreto você terá maturidade para entender que não se trata somente de você, mas que se trata de povos, de nações. Deus chama eu e você para o Povo do Morumbi, para o Povo da Pedreira, para Foz do Iguaçu e para as nações do mundo. Só este ano tocamos com orações e provisão financeira três nações da América do Sul: Argentina, Bolívia e Paraguai. E se buscarmos a Deus de todo nosso coração e entendimento, e formos fiéis, diligentes ao que Ele falar, tocaremos as nações com nossos pés!
Não fuja de Deus, mas corra para Deus. Corra para os braços daquele que não poupou seu único filho para que muitos fossem resgatados. 
Saia agora do lugar de fuga. Entre no lugar secreto. Confesse a Deus as suas fugas e desobediências e peça-lhe que o ajude a não fugir do seu propósito e missão no Reino de Deus.
Orar com todos.

Continue navegando