A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
saude e nutrição a2

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Pergunta 1
/0,6
Sobre o comportamento alimentar de crianças escolares e pré-escolares, marque a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A fase escolar, que compreende dos 7 aos 10 anos, é marcada por um crescimento muito rápido e por uma diminuição do consumo alimentar, sendo importante a introdução de alimentos industrializados.
2. 
O tempo despendido diante da televisão contribui para o aumento da obesidade: devido à exposição aos comerciais abusivos de alimentos e devido ao fato de a criança estar sentada em frente à TV, quando na verdade deveria estar brincando de forma fisicamente ativa.
Resposta correta
3. 
O ambiente de ensino não tem tanta influência na formação de hábitos alimentares.
4. 
A fase esolar caracteriza-se como um momento de intenso crescimento, desenvolvimento e transformações físicas, sociais, emocionais e mentais, não sendo importante hábitos alimentares saudáveis.
5. 
A fase pré-escolar, a partir dos 8 anos não é tão importante, pois a formação do comportamento alimentar só se forma aos 10 anos.
2. Pergunta 2
/0,6
De modo geral, todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetido. Sabendo que o Cálcio é um mineral importante para o desenvolvimento dos ossos, marque a alternativa que apresenta um alimento fonte desse mnineral:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Laranja
2. 
Abacaxi
3. 
Leite
Resposta correta
4. 
Arroz
5. 
Maçã
3. Pergunta 3
/0,6
A educação nutricional é uma das estratégias sugeridas para aumentar o conhecimento da população sobre alimentação saudável, resultando na prevenção e promoção de saúde. No ambiente escolar para promoção da maior ingestão de ferro na alimentação, o professor pode estimular o consumo de qual alimento abaixo fonte de ferro:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Goiaba
2. 
Açúcar
3. 
Azeite de oliva
4. 
Fígado bovino
Resposta correta
5. 
Manga
4. Pergunta 4
/0,6
Com relação aos determinantes para as escolhas e hábitos alimentares saudáveis, marque a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
O comportamento alimentar não corresponde apenas aos chamados hábitos alimentares como também a todas as práticas relativas à alimentação desse indivíduo, como seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo efetivo dos alimentos.
2. 
A educação alimentar e nutricional (EAN), visando a mudança de comportamento, precisa focar no indivíduo, no comportamento e no contexto em que ele está inserido.
3. 
A família, os fatores sociais e os ambientais não influenciam o padrão alimentar das crianças.
Resposta correta
4. 
O alimento não está somente associado à dimensão biológica que ele representa, mas sim a um contexto maior que engloba aspectos culturais, sociais e afetivos, seja de um indivíduo ou de uma comunidade.
5. 
Além do aspecto nutricional, o alimento tem significado afetivo e emocional.
5. Pergunta 5
/0,6
Leia o texto: “Aqui em Pernambuco se come tapioca na merenda da escola, porque a tapioca é a nossa cara, faz parte da nossa cultura, aprendemos a comer desde cedo.”Esse trecho representa que abordagem importante para a promoção de alimentação saudável em crianças nas escolas. Marque a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Deve-se orientar sobre o maior consumo de produtos insdutrializados, por serem mais saudáveis.
2. 
Deve-se estimular o consumo de açúcares e doces, por serem alimentos energéticos.
3. 
Deve-se orientar e valorizar a cultura alimentar regional das crianças.
Resposta correta
4. 
Deve-se estimular a alimentação fora do lar.
5. 
Deve-se sempre orientar na exclusão de alimentos sem glúten da dietas das crianças.
6. Pergunta 6
/0,6
Entende-se por transição nutricional:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fenômeno no qual ocorre uma inversão nos padrões de distribuição dos agravos à saúde, sendo uma passagem do predomínio de doenças agudas para as crônicas.
2. 
Refere-se a transição no padrão de sobrevida da população.
3. 
Fenômeno no qual ocorre uma inversão nos padrões de distribuição dos problemas nutricionais de uma dada população no tempo, sendo, em geral, uma passagem da desnutrição para a obesidade.
Resposta correta
4. 
Refere-se a transição no padrão de adoecimento da população.
5. 
Trata-se de um fenômeno que é caracterizado pela diminuição das taxas de fecundidade, e aumento na expectativa de vida da população. 
7. Pergunta 7
/0,6
A deficiência de ferro ocorre quando as reservas nutricionais de ferro são esgotadas, principalmente devido ao balanço negativo entre ingestão e requerimentos de ferro. essa deificiência acomete muito o público infantil Qual o nome da patologia que ocorre pela deficiência de ferro:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Hipocalcificação
2. 
Anemia ferropriva
Resposta correta
3. 
Hiperferremia
4. 
Osteoporose
5. 
Bócio
8. Pergunta 8
/0,6
Dentro da organização de uma atividade de educação alimentar e nutricional (EAN) para crianças, destacam-se nove componentes didáticos, os quais são essenciais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Marque a alternativa que NÃO representa um deles.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Motivação
2. 
Convencimento
Resposta correta
3. 
Professor
4. 
Aluno
5. 
Objetivos
9. Pergunta 9
/0,6
Em relação ao panorama atual de saúde da população brasileira, incluindo a alimentação de crianças, assinale a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A alimentação fora do lar está associada ao aumento do peso.
2. 
Crianças e adolescentes estão sujeitos a indústria de alimentos através das propagandas em meios de comunicação
3. 
Observa-se atualmente um padrão alimentar baseado em alimentos industrializados, por isso observa-se elevados índices de obesidade em crianças.
4. 
As pesquisas mostram um aumento no consumo de alimentos calóricos, gorduras, sal, açúcar, porém vem ocorrendo uma redução do consumo dos industrializados.
Resposta correta
5. 
As pesquisas mostram uma redução do consumo de vegetais e fibras.
10. Pergunta 10
/0,6
A promoção da saúde é considerada uma estratégia importante no processo saúde-doença-cuidado, sendo direcionada para o fortalecimento do caráter promocional e preventivo. Uma das estratégias mais efetivas que contribuem para apromoção da saúde é a combinação de apoio educacional e ambiental, envolvendo dimensões não só individuais, mas também organizacionais e coletivas, visando, dessa forma, atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Nesse sentido, a educação nutricional pode ser considerada um componente decisivo na promoção de saúde de crianças. Sabendo disso marque a alternativa VERDADEIRA sobre o tema:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A integração entre escola e família é fundamental para a garantia da alimentação saudável no público de crianças, pois reforça a mudança dos hábitos alimentares no ambiente doméstico.
Resposta correta
2. 
Para crianças a escola não tem o papel de realizar a educação nutricional para promoção de uma alimentação saudável, pois cabe exclusivamente a família realizar esse trabalho.
3. 
A família deve informar no ato da matrícula do aluno que não aceita mudança no padrão de alimentação do filho por parte da escola, cabendo a família exclusivamente decidir o que é ou não saudável para o aluno consumir. 
4. 
A educação nutrucional de crianças nas escolas deve ser visando apenas a redução da ingestão de refrigerantes, pois são os únicos alimentos não saudáveis que esse público consome.
5. 
Cabe exclusivamente ao professor a responsabilidade de orientar sobre a alimentação saudável para seus alunos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.