A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVAL I REPRESENTAÇÃO ROCI

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Rociana Cristiane Camara Guimarães (1803838)
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:675893) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	32942672
Parte superior do formulário
	1.
	A catalogação tem se efetivado como uma das ferramentas mais importantes para o compartilhamento de recursos e de diversificadas informações entre diferentes bibliotecas. Compartilhamento este possibilitado pela adesão das inúmeras inovações tecnológicas que já estão à disposição no contexto atual. No que confere o impacto da internet e do uso das tecnologias para a catalogação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A Catalogação Cooperativa se tornou mais efetiva mediante a utilização das redes de telecomunicação e da internet, pois se evidenciou uma maior interação entre diferentes bibliotecas, nacionais e internacionais.
	
	b) A internet é o marco mais preciso e avançado da tecnologia, mas não necessariamente implicou na variação dos tipos de suportes em que se é registrada uma informação.
	
	c) Os esforços, no que confere ao avanço das atividades de catalogação e representação descritiva no cenário brasileiro, não têm se direcionado em como utilizar as novas tecnologias da informação a favor da disseminação da informação.
	
	d) O AACR2 consegue abarcar todas as especificidades para catalogação dos diferentes tipos de suportes que emergiram como resposta ao uso da tecnologia para armazenar diferentes tipos de informação.
	 
	 
	2.
	A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
(    ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso.
(    ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
(    ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	3.
	A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) - elaborou uma série de guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações/grupos especializados em Informação, como: arquivista, bibliotecário, oficial de informação, especialista em monitoramento, entre outros. Esses guias podem dar indícios do perfil ideal no que se refere às competências técnicas e teóricas de um gestor da informação. Diante do elaborado pela ADBS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupo M - Gestão.
II- Grupo I - Informação.
III- Grupo S - Outros conhecimentos científicos.
(    ) Essas competências permitem ao gestor da informação ser interlocutor informativo e ativo de gestão orçamental, marketing, recursos humanos e formação.
(    ) Competências associadas aos serviços para usuários ou com informações ou documentos altamente especializados que precisam ser tratados.
(    ) Esse grupo é o "coração da profissão" dos profissionais da informação.
(    ) Referem-se às competências fundamentais que um profissional da informação deve ter, pelo menos, em um nível moderado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III - I.
	
	b) III - I - II - II.
	
	c) III - II - I - I.
	
	d) I - III - II - II.
	4.
	A Representação Descritiva - Catalogação - no Brasil pode ser caracterizada, em grande medida, por estudos e esforços direcionados à adequação das temáticas relativas ao cenário internacional, o que não desconfigura, no entanto, a sua abrangência e efetividade nas práticas biblioteconômicas nacionais. Sobre o desenvolvimento de Códigos de Catalogação em contexto brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O Código da Vaticana, apesar de ser reconhecido também no Brasil como um dos códigos de catalogação com maior relevância, em especial em 1940, nunca foi efetivamente aceito nas bibliotecas brasileiras.
	
	b) Dentre os vários esforços relativos ao processamento técnico da informação no país, os critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras a nível federal, estadual e municipal e nomes geográficos precisam ser desenvolvidos e aprimorados para contexto atual.
	
	c) Os bibliotecários brasileiros conseguiram ter sucesso com seu próprio código de catalogação, mas se optou pela adesão do AACR no país, em especial, após a sua edição traduzida em 1969.
	
	d) A responsabilidade de editoração da versão portuguesa da segunda edição do Código de Catalogação da Biblioteca Vaticana foi do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD.
	5.
	No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação Descritiva - Catalogação. Relativo aos novos recursos e procedimentos que permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado.
(    ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de gestão da informação.
(    ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto tecnológico.
(    ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas eletrônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	6.
	Em conjunto com os demais procedimentos de processamento técnico, como a classificação e a indexação, a Representação Descritiva - Catalogação tem a função de fazer chegar ao usuário a informação detalhada e depurada, e, neste sentido, também é responsável, mesmo que de maneira indireta, pela produção de conhecimento. Diante disso, a interação entre o que é dado, informação e conhecimento está inerente às práticas da Representação Descritiva - Catalogação. Referente aos integrantes dessa interação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação não tratada, são elementos isolados e não apresentam uma mensagem ou significado.  
(    ) Resultante da interação do conjunto de informações, refere-se a um processo cognitivo que um indivíduo desenvolve mediante aprendizagens diversificadas.
(    ) Interação entre os vários dados tratados, ou seja, uma estruturação organizada dos dados.
(

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.