A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVAL I REPRESENTAÇÃO ROCI

Pré-visualização | Página 2 de 2

) Possuem significados que podem sugestionar afirmações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - III - II - I.
	
	b) I - III - II - II.
	
	c) III - I - I - II.
	
	d) I - II - III - III.
	7.
	Outros conceitos, técnicas, regras, diretrizes e instrumentos estão envoltos aos processos e procedimentos de gestão e organização da informação e até mesmo de catalogação, como os envoltos na classificação e na indexação da informação. Diante dessa afirmação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Classificação.
II- Indexação.
(    ) Descreve o conteúdo do documento de maneira mais abrangente e pontual por meio da representação da informação em formato de números e símbolos.
(    ) Seu produto é efetivado pela representação de conceitos, ideias e informações organizadas em classes e de uma ordem alfanumérica múltipla.
(    ) Caracteriza-se pela organização dos descritores ou palavras-chave que descrevem ou exprimem o conteúdo do documento.
(    ) A Classificação Decimal Dewey (CDD), a Classificação Decimal Universal (CDU) e a Tabela de Cutter são os instrumentos mais utilizados para esta etapa de organização informacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - II - I - I.
	
	b) I - I - II - I.
	
	c) I - II - I - II.
	
	d) I - I - I - II.
	8.
	As bibliotecas virtuais/digitais surgiram em um contexto em que o protagonismo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o uso cotidiano da internet impulsionaram a necessidade de se criar ou se adequar continuamente métodos e procedimentos específicos para a disponibilização e a disseminação da informação. Sobre as bibliotecas virtuais/digitais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As bibliotecas virtuais/digitais não atendem, em nenhum aspecto, às demandas inerentes ao advento das TIC e da internet.
	
	b) As bibliotecas virtuais/digitais apresentam como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais, armazenados e disponíveis para acesso e, por isso, não precisam obedecer processos padronizados para sua representação.
	
	c) Nesse tipo de biblioteca existe uma gama de conteúdos que podem ser acessados em qualquer lugar, basta estar munido da interação da tecnologia, mediante computadores, tablets ou celulares e o ambiente virtual.
	
	d) As bibliotecas virtuais/digitais serão a única realidade inserida nas bibliotecas, o livro impresso tem seus dias contados e não mais existirá.
	9.
	A aplicabilidade de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação pode ser considerada uma das competências que dão base à profissão do bibliotecário. Em suma, isto implica em estar qualificado para organizar a informação para que seja possível a sua disseminação. Sobre a organização da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) As técnicas para o tratamento e organização da informação surgiram em paralelo com a evolução da própria sociedade que ambiciona compartilhar, decifrar e registrar o conhecimento.
	
	b) É considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário.
	
	c) As técnicas empíricas relativas ao tratamento e organização da informação não emergiram da necessidade da sociedade em compartilhar, decifrar e registrar as informação para gerar conhecimento, afinal, a evolução tecnológica tem conseguido atender às especificidades dessas necessidades.
	
	d) Conjunto de procedimentos que podem ser atribuídos a um documento para a descrição, classificação e indexação de suas informações.
	10.
	Por meio da Representação Descritiva se vislumbra a possibilidade de se recuperar a informação a partir de um universo de registros e suportes variados. No que se refere à recuperação da informação e aos aspectos relacionados à Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A recuperação da informação acontece de maneira que o documento seja acessado em sua integralidade, e não possibilita ao usuário relacioná-lo com outros objetos, assuntos ou informações afins.  
(    ) Não existem habilidades de busca que superem modos inconsistentes de organização da informação.
(    ) A catalogação potencializa a formação de uma rede, ou seja, possibilita ao usuário relacionar a informação que pretende recuperar com outros objetos, assuntos ou informações disponíveis.
(    ) A efetiva recuperação de informações pode ser considerada o reflexo do trabalho do catalogador e, ao mesmo tempo, objeto de estudo para melhorar o tratamento técnico da informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) F - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.