Buscar

Avaliação dircursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota9,50
Questão 1
"Evitar a cegueira infantil ainda permanece sendo um grande desafio. A eliminação da cegueira previnível ou tratável na infância é uma prioridade para OMS até o ano 2020. Sendo assim, identificar a epidemiologia é fundamental para prevenção" (COUTO JUNIOR; OLIVEIRA, 2016, p. 29). A prevenção é realmente muito importante para evitar o surgimento de complicações com o sentido da visão, ou para que elas não se agravem. Disserte sobre o que o professor pode fazer em sala de aula, para observar, conhecer e identificar alguns sinais ou sintomas físicos característicos de crianças com baixa visão? Mencione, pelo menos, sete itens.
FONTE: COUTO JUNIOR, A.; OLIVEIRA, L. A. G. de. As principais causas de cegueira e baixa visão em escola para deficientes visuais. Rev. bras.oftalmol.,  Rio de Janeiro, v. 75, n. 1, p. 26-29, 2016.
Resposta esperada
*1) Tentar remover manchas. *2) Esfregar excessivamente os olhos. *3) Franzir a testa. *4) Fechar e cobrir um dos olhos. *5) Balançar a cabeça. *6) Mover a cabeça para frente ao olhar para um objeto próximo ou distante. *7) Levantar para ler o que está escrito no quadro negro, em cartazes ou mapas. *8) Copiar do quadro negro faltando letras, tendência de trocar palavras e mesclar sílabas. *9) Apresentar dificuldade na leitura ou em outro trabalho que exija o uso concentrado dos olhos. *10) Piscar mais que o habitual. *11) Chorar com frequência ou irritar-se com a execução de tarefas. *12) Tropeçar ou cambalear diante de pequenos objetos. *13) Aproximar livros ou objetos miúdos para bem perto dos olhos. *14) Demonstrar desconforto ou intolerância à claridade. *15) Trocar a posição do livro e perder a sequência das linhas em uma página ou mesclar letras semelhantes. *16) Demonstrar falta de interesse ou dificuldade em participar de jogos que exijam visão de distância.
Minha resposta
Alguns sinais de comportamento aparecem com frequência, observados dentro ou fora da sala de aula, podem ser indícios de baixa visão. Por exemplo: dor de cabeça constante, olhos vermelhos ou lacrimejantes, inclinação da cabeça para enxergar, intolerância à luz, hábito de apertar ou esfregar os olhos, trazer o papel, o caderno ou livro para perto dos olhos, chegar bem próximo do quadro ou da televisão para enxergar, tropeçar ou esbarrar em móveis ou objetos com frequência, evitar executar tarefas que dependem da visão, demonstrar oscilação entre ver e não ver algo ou alguém etc.
Próxima
Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota9,50
Questão 2
Moraes e Arendt (2011, p. 115) fizeram um estudo sobre deficiência visual, corpo em ação, modos de ordenar, materialidades, e socialidades. "Durante essas atividades, Geórgia, sempre se apoiando em alguém, não distinguia de onde vinha o som e ficava esperando ser guiada, levada até o ponto de origem do som. Parecia-nos que Geórgia articulava-se pouco com tais sons - em sua experiência com a música, ela ficava sentada e o som vinha sempre do mesmo lugar. Ela nos relatava que achava difícil perceber a direção do som e dizia que não sabia direito como fazer isso. Comentava que as mudanças de direção também eram difíceis de ser acompanhadas e que, além do mais, tinha medo de andar sem se apoiar em alguém. Ela comenta que preferia esperar que alguém a guiasse até o local de onde vinha o ruído. Pergunto se, quando anda na rua, não é também necessário perceber a origem do som. Ela diz que não, porque está sempre com alguém que a guia". Perante o apresentado, cite os quatro objetivos da técnica de utilização do guia vidente.
FONTE: MORAES, Marcia; ARENDT, Ronald João Jacques. Aqui eu sou cego, lá eu sou vidente: modos de ordenar eficiência e deficiência visual. Cad. CRH, Salvador, v. 24, n. 61, p. 109-120, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792011000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2020.
Resposta esperada
1) Proporcionar segurança e eficiência de movimentos. 2) Possibilitar ao aluno participação ativa e independente. 3) Permitir que o estudante compense as dificuldades acarretadas por um mal guia. 4) Possibilitar a interpretação dos movimentos do guia através da percepção cinestésica.
Minha resposta
O uso do guia vidente é uma das estratégias mais utilizada nos ambientes escolares em se tratando da locomoção de pessoas cegas. Essa estratégia, quando bem executada, tem vários objetivos como; 1- oferecer à pessoa cega segurança física, 2-contriburi para o reconhecimento e a familiarização dos ambientes, 3- orientar a mobilidade, 4 -proporcionar ao deficiente visual autonomia na locomoção, autoconfiança, aumento da auto-estima e independência, elementos estes, facilitadores na sua integração social.
Anterior

Continue navegando