Buscar

35 questões Psicologia da Educação 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação Uninter 2021
“É a abordagem psicológica, formulada em 1913 por John B. Watson, baseada no estudo de fatos objetivos, observáveis e não em processos subjetivos, qualitativos, tais como sentimentos, motivos e consciência”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objeto de estudo do behaviorismo de Watson:
C) Comportamento.
2. “Em sua epistemologia genética, Piaget abordou o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal foi o desenvolvimento infantil”. Sobre a relação entre o funcionamento mental de uma criança e de um adulto para Piaget, assinale a alternativa correta:
A) A lógica de funcionamento mental da criança e do adulto diferem qualitativamente.
3. “Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da atividade interna de apropriação e articulação do novo:
A) Superação, confrontação, contradição e ambiguidade.
4. “Todavia, ao estudar a história da psicologia é necessário ficar atento ao tipo de história que está sendo referida, pois a mesma pode ser contada de forma internalista ou externalista." Sobre a perspectiva internalista da história da psicologia é correto afirmar que:
B) essa é uma concepção muitas vezes desligada do indivíduo que a produz; focando-se somente nas ideias em si.
5. “Em linhas Gerais, a psicologia humanista tinha como objetivo final uma descrição completa do que significa estar vivo como ser humano (Associação Americana de Psicologia, citada por Capigiani, 2000)”. Sobre a psicologia humanista é correto afirmar que:
A) Teve importante papel na educação e um de seus principais teóricos foi Carl Rogers.
6. “Piaget identificou características específicas em cada estágio do desenvolvimento infantil”. Na epistemologia genética de Piaget, o desenvolvimento da inteligência é organizado em quatro estruturas de pensamento. Assinale a alternativa que apresenta o primeiro desses estágios:
A) Sensório-motor.
7. “As pesquisas sobre a natureza do comportamento humano remontam ao século V a.C., quando os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, empenhavam-se para resolver muitos dos problemas de interesse dos psicólogos de hoje [...]”. Sobre a origem da psicologia, assinale a alternativa correta:
B) A psicologia tem origem em antigos textos filosóficos sobre temas como a memória, a aprendizagem, a motivação, entre outros.
8. “Todavia, ao estudar a história da psicologia é necessário ficar atento ao tipo de história que está sendo referida, pois a mesma pode ser contada de forma internalista ou externalista." Sobre a perspectiva externalista da história da psicologia é correto afirmar que:
A) o desenvolvimento da ciência está condicionado aos interesses sociais, ideológicos, filosóficos e econômicos.
9. “[...] E, nesse sentido, a partir da segunda metade do século XX, observou-se que os movimentos revolucionários da psicologia se dedicaram a conversar com mais uma ciência: a ciência cognitiva”. Assinale a alternativa que contém o nome do precursor da psicologia cognitiva:
E) Jean Piaget
10. “Segundo Davis e Oliveira [...] Jean Piaget é o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento. [...] dedicou-se a investigar cientificamente como se forma o conhecimento”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o objeto de estudo central da obra de Piaget:
D) O indivíduo em seu processo de construção de conhecimento.
11. “A epistemologia genética tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico (epistemologia) e, de outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética)”. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre o desenvolvimento da epistemologia genética, assinale a alternativa correta:
A) Piaget fundamentou-se na relação entre o sujeito e os meios físico e social.
12. “As pesquisas sobre a natureza do comportamento humano remontam ao século V a.C., quando os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, empenhavam-se para resolver muitos dos problemas de interesse dos psicólogos de hoje [...]”. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a origem da psicologia, assinale a alternativa correta:
B) A psicologia tem origem em antigos textos filosóficos sobre temas como a memória, a aprendizagem, a motivação, entre outros.
13. “Foi ainda neste mesmo período que surgiu a criação da psicologia social – fundamental aos estudos sobre as teorias da aprendizagem. Ela foi influenciada pelo movimento filosófico denominado materialismo histórico dialético ou, como é mais conhecido, marxismo (...)”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que contém o nome do psicólogo bielorrusso que utilizou as ideias da psicologia social em sua obra:
D) Lev Vigotski
14. “A partir de Freud e da psicanálise houve um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humanos”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a influência da psicanálise no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta:
C) Por meio da prática da psicanálise passou-se a considerar que é possível aprender pela satisfação, e não aprender apenas pela coerção.
15. “(...) Sigmund Freud fundou a psicanálise, que se distinguiu das demais tanto em relação aos objetivos quanto no tocante aos métodos e ao objeto de estudo”. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é correto afirmar que a psicanálise tem como objeto de estudo:
E) a psicopatologia, o comportamento anormal e o inconsciente.
16. “De acordo com Garcia-Roza, [...] para a psicanálise, o inconsciente é um sistema psíquico diferente dos demais e dotado de atividades próprias”. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre o inconsciente na visão da psicanálise, assinale a alternativa correta:
D) O inconsciente é formado por desejos, instintos e pulsões, que influenciam nosso comportamento.
17. “Para Skinner [...], educar é estabelecer comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo em um tempo futuro. Isto porque a educação dá ênfase à aquisição do comportamento em lugar de sua manutenção”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre quem deve atuar como agência educacional, na perspectiva de Skinner, assinale a alternativa correta:
A) Família.
18. “A primeira escola de pensamento psicológico, o estruturalismo, teve seu início no começo do século XIX, sendo fundada pelo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) e por seu aluno inglês Edward Bradford Titchener (1867-1927)”. Para Wundt o objeto de estudo do estruturalismo era:
C) a experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia.
19. “Outra concepção que ganhou destaque, e que tem suas origens na filosofia empirista, é o behaviorismo. O grande representante desta corrente é o estadunidense Burrhus Frederic Skinner (1904-1989)”. Sobre o behaviorismo é correto afirmar que:
C) considera que o comportamento humano pode ser observado e quantificado.
20. “Piaget identificou características específicas em cada estágio do desenvolvimento infantil”.Na epistemologia genética de Piaget, o desenvolvimento da inteligência é organizado em quatro estruturas de pensamento. Assinale a alternativa que apresenta o primeiro desses estágios:
A) Sensório-motor.
21. "Por ser um dos representantes do cognitivismo (psicologia da cognição ou psicologia cognitivista), Ausubel realizou suas pesquisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição". Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois conceitos centrais na obra de David Ausubel:
D) Estrutura cognitiva e aprendizagem significativa.
22. Observe a figura:
De acordo com a figura e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que apresenta o significado atribuído por Ausubel a mapas conceituais:
D) Diagramas hierárquicos que indicam a relação entre conceitos.
23. "O autor [Wallon] mostra-nos, assim, que o ato motor não se limita aos domínios das coisas, mas, por intermédio dos meios de expressão, é suporte indispensável do pensamento, fazendo com que o ato motor  participe das mesmas condições, além de ser um dos fatores essenciais para a evolução mental da criança". Sobre o conjunto motor estudado por Wallon, assinale a alternativa correta:
D) No conjunto motor estão as funções responsáveis pelo movimento, possibilitando nossa movimentação no tempo e no espaço e nosso equilíbrio corporal.
24. E, nesse sentido, ao observarmos o desenvolvimento com base na teoria walloniana, devemos identificar, em cada estágio, quais as diferentes configurações que são responsáveis pela aquisição de novas funções, bem como de novas aprendizagens. Sobre os estágios de desenvolvimento da criança à fase adulta na perspectiva walloniana, assinale a alternativa correta:
A) O desenvolvimento da criança à fase adulta acontece de forma não linear.
25. "Podemos afirmar, portanto, que Vigotski, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade por meio de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social". Assinale a alternativa que contém uma das principais contribuições de Vigotski para a psicologia:
C) A compreensão do pensamento e da linguagem como elementos centrais na relação das funções psicológicas.
26. "Wallon, nos revela que o desenvolvimento da criança ocorre de forma progressiva - ora sucedem fases com predomínio dos aspectos afetivos, ora fases com predomínio de aspectos cognitivos". Assinale a alternativa que contém o estágio em que há predominância dos conjuntos motor e afetivo, simultaneamente:
C) Impulsivo-emocional.
27. "No estágio da puberdade e da adolescência, dos 12 anos em diante, a relação estável que existia entre criança e o adulto é rompida, instalando-se, assim uma crise, a qual Wallon denominou crise da puberdade." Assinale a alternativa que contém as dimensões que são afetadas pela crise da puberdade:
E) Afetiva, cognitiva e motora.
28. "Afinal, ainda de acordo com mahoney, (2005, p.11), 'Wallon considerava o comportamento patológico como o laboratório natural para os estudos da psicologia, pois nestas circunstâncias é possível observar os fenômenos se transformando mais lentamente e assim permitindo observações mais precisas'[...]". Sobre os procedimentos de pesquisa de Wallon, é correto afirmar que:
D) Ao estudar a criança, Wallon recomendava a observação como procedimento de pesquisa, capaz de apreender todas as partes do desenvolvimento.
29. “No princípio da diferenciação progressiva, Ausubel [...] sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente, para, depois, serem progressivamente diferenciadas”. Sobre o princípio da diferenciação progressiva, assinale a alternativa correta:
A) Preocupa-se com o fato de o aluno ter na estrutura cognitiva ideias mais amplas, que incluirão as mais concretas.
30. "Uma das primeiras mudanças desse novo estágio é a utilização dos pronomes para se referir a si própria: se antes a criança se referia a si mesma na terceira pessoa, agora ela passa a fazer uso da primeira pessoa o 'eu' e o 'mim' [...]". O fragmento de texto descreve um dos estágios de desenvolvimento estabelecidos por Wallon. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse estágio:
C) Personalismo.
31. “Com o desenvolvimento da psicologia como ciência e área de atuação, no final do século XIX abriram-se várias perspectivas para se pensar, portanto, a natureza, as condições, os resultados e a avaliação da aprendizagem”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal preocupação da psicologia em relação à educação durante a primeira metade do século XX:
A) Ampliar o conhecimento psicológico ao campo educativo e escolar.
32. “Na teoria psicanalítica, ter consciência é perceber o mundo, as sensações, os sentimentos, os afetos, as lembranças, os desejos, as fantasias, e os pensamentos propriamente ditos”. Assinale a alternativa que complementa corretamente o significado de consciência:
C) É a própria subjetividade do sujeito.
33. “Freud cursou medicina, desenvolvendo seus estudos nas áreas de anatomia, neurologia e histologia, tornando-se médico psiquiatra mais tarde. É considerado o pai da psicanálise (ou análise da mente), escola psicológica iniciada em Viena no início do século XX”. Sobre a obra de Sigmund Freud, assinale a alternativa correta:
A) Para Freud, nossos atos são sobredeterminados, ou seja, estão relacionados a causas, das quais frequentemente não temos consciência.
34. “Para os psicólogos da Gestalt, o homem percebe os objetos e figuras como um todos completo, e não como pedaços, ou partes isoladas de uma informação sensorial”. Assinale a alternativa correta sobre a ‘escola da Gestalt’:
B) Desenvolveu uma teoria da percepção com base em rigoroso método experimental.
35. “Como destacamos anteriormente, a revolução iniciada por Watson constituiu o primeiro estágio da evolução da escola de pensamento comportamental. O segundo estágio, o chamado neobehaviorismo, compreendeu o período de 1930 e 1960 (aproximadamente), englobando os trabalhos de Tolman, Hull e Skinner". Assinale a alternativa que apresenta corretamente a abordagem de Tolman para conduzir suas pesquisas:
A) Tolman realizava estudos objetivos do comportamento com ponderações sobre a intenção destes comportamentos.

Outros materiais