A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Globalização e as Crises Econômicas

Pré-visualização | Página 3 de 3

fortes.
· A orientação do corpo – O modo como o interlocutor se coloca em relação ao outro durante uma conversa.
· O modo de apertar a mão – Quando somos apresentados ou cumprimentados. 
A COMUNICAÇÃO PUBLICITARIA 
A publicidade é uma técnica de comunicação de massa, porque se dirige a um público vasto e suas mensagens são transmitidas pela mídia. 
A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, que tem como tradução “público” e significa divulgar ao público um fato, ou ideia. Logo, a comunicação publicitaria tem como finalidade fazer conhecer e difundir produtos ou serviços e, convencer as pessoas a adquirI-los. 
Uma das tipologias publicitarias é a publicidade inspirada na Gestalt. Essa tipologia propõe um problema, cuja solução é representada pelo produto. 
Um exemplo, que foi retirado do livro, Psicologia da comunicação de Maria Cristina Strocchi, foi da marcada Scottex, onde formigas procuram ajudar uma companheira que permaneceu em uma prateleira. Insistem para que ela mergulhe sobre um papel higiênico qualquer, que serve como tapete. O papel, porém é frágil e, infelizmente, não salva a vida da formiguinha, que se esborracha no chão. O problema foi resolvido pelo papel higiênico Scottex, que é macio, mas resistente.
Esta publicidade inspirada em Gestalt nos expõe as seguintes conclusões, que são demasiadamente racionais, mas também sobre motivações do inconsciente. 
 
CONCLUSÃO
 Ao decorrer desse texto, podemos perceber o quanto a psicologia é importante para compreender o comportamento humano, percebemos que as abordagens, que são abrangidas por essa ciência, são uma das formas que a publicidade utiliza para se dirigir ao inconsciente do publico.
 Ao utilizar o exemplo do iceberg, para expor que a nossa consciência seria a sua ponta, percebemos que o nível de consciência pode perceber nossos estímulos por meio do sistema sensorial. A parte submersa é representada pelo inconsciente, constituído por pulsões sexuais e agressivas. 
 A comunicação é muito importante para o homem, pois através do ato de comunicar podemos transmitir informações, conhecimentos e aprender. A mensagem emitida por um código pode ser, verbal, não verbal e paraverbel, sendo que a não verbal apresenta alguns aspectos. 
 A publicidade é uma forma de comunicação de massa e utiliza como uma das suas tipologias a publicidade de Gestalt, que utiliza o consciente e o inconsciente para atrair o público alvo. 
ANEXOS
Imagem retirada do livro Psicologia da Comunicação de Maria Cristina Strocchi
REFERÊNCIAS
Terra, Lydia; Araujo, Regina; Guimarães Raul Borges. Geografia Conexões. 2°.ed. São Paulo: Moderna,2010
http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/, acesso em 08/05/2016
http://www.suapesquisa.com/guerrafria/, acesso em 08/05/2016
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm, acesso em 08/05/2016
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm, acesso em 08/05/2016
http://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm, acesso em 08/05/2016
http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/, acesso em 08/05/2016
http://oglobo.globo.com/economia/entenda-crise-hipotecaria-americana-3832742, acesso em 09/05/2016
http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/entenda-crise-dos-estados-unidos.htm, acesso em 09/05/2016