Buscar

Atividade 4 Modulo 2 auditorias da qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais são as competências, os atributos pessoais, os conhecimentos e as habilidades que um auditor deve possuir?
Um auditor, podendo ele ser interno ou externo, deve sempre buscar ser imparcial, agir com ética e respeito, ter profissionalismo em suas ações e decisões que devem sempre ser baseadas em fatos e evidencias, sempre observando com bastante atenção ao processo que está sendo auditado e identificando a possibilidade de melhorias.
Para que a auditoria tenha sucesso é sempre bom que o auditor tenha o mínimo de conhecimento da Atividade automotiva realizada pela nossa empresa que passa pelo processo de auditoria. Desta forma, facilitando a compreensão e leitura dos requisitos da norma ISO 9001:2015 e os procedimentos internos quer a empresa possui.
2. Explique com as suas palavras a importância das competências citadas na questão anterior e como podemos desenvolvê-las considerando a melhoria do processo de auditorias.
Um auditor que possua as competências citadas anteriormente, junto com o conhecimento e a habilidade necessária, tem uma grande chance de realizar um trabalho com o máximo da qualidade.
A auditória com o máximo de qualidade significa, conhecer bem o processo produtivo automotivo empregado na fábrica, para que as análises e as sugestões de melhoria sejam coerentes e é aplicável a documentos em geral ou planos de operação padrão. Sempre se atendo o a norma que está sendo implementada na empresa. 
3. O consultor que auxiliou a sua organização na implantação do sistema de gestão também é auditor do organismo de certificação que você escolheu. Responda se este consultor, poderá realizar a auditoria externa em sua organização e por quê.
O consultor pode sim, realizar a auditoria externa da minha empresa, visto que ele não possuiu qualquer vínculo empregatício com a instituição, ele somente presta serviços de forma temporária. Contudo não é viável a escolha dele, para que seja o auditor, porquanto ele mesmo realizou o processo de implementação do sistema, então ele já conhece os documentos e os processos produtivos com uma visão diferente.
Partindo assim que o ideal seria solicitar ao organismo que enviasse outra pessoa para realizar a auditoria, já que ela irá avaliar o desenvolvimento e a adaptação da empresa em relação a implantação da norma ISO 9001:2015 com imparcialidade.
4. O consultor poderá acompanhar o auditor externo e a sua equipe de auditoria nos dias de realização do evento de certificação? Ele poderá interferir nas observações e nas possíveis não conformidades abertas por este auditor?
Sim, ele pode acompanhar o auditor para oferecer suporte necessário, visto que a empresa ainda não está familiarizada coma a nova norma e seus requisitos.
Não, ele não pode interferir de forma alguma no trabalho do auditor e em suas observações, visto que ele está apenas dando suporte ao auditado. Apenas o auditado pode questionar possíveis não conformidades recebidas.

Outros materiais