Buscar

Atividade pós graduação em Acupuntura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Zang Fu 
Avalie as assertivas a seguir como V (Verdadeira) ou F (Falsa)
- O coração, fígado, baço, pulmão, rim e pericárdio, são conhecidos como os seis órgãos zang. Suas funções fisiológicas principais são manufaturar e estocar as substâncias essenciais, incluindo a essência vital (energia vital), sangue e líquidos corporais. (Verdadeiro)
Resposta: Verdadeiro
 - O intestino delgado, vesícula biliar, estômago, intestino grosso, bexiga e Sanjiao (TA) são coletivamente conhecidos como os seis órgãos fu. Suas funções principais são receber e digerir alimentos, absorver substâncias nutritivas, transmitir e excretar detritos. Existem adicionalmente, órgãos fu extraordinários, entre os quais o cérebro, baço e o útero. (Falso)
Resposta: Falso
- Os órgãos zang são funcionalmente diferentes dos fu, mas a diferença é apenas relativa. Nas atividades fisiológicas, conexões estruturais e funcionais, bem como coordenação, existem não apenas entre os órgãos zang e fu como entidades separadas, mas também entre os órgãos zang e fu coletivamente e, também, entre os órgãos zang e fu de um lado e os cinco órgãos dos sentidos e os cinco tecidos por outro lado. (Falso)
Resposta: Falso
- A teoria dos zang-fu, tomando-se os cinco órgãos zang (seis incluindo o pericárdio), explica amplamente as peculiaridades da medicina chinesa, isto é, o conceito de olhar o corpo como uma unidade integral, fisiológica e patologicamente. (Verdadeiro)
Resposta: Verdadeiro 
Avalie qual Zang e Fu que apresenta essas características e funções:
(1)Está no tórax e é protegido pelo pericárdio. Pertence ao elemento fogo e seu canal faz relação interior - exterior com o meridiano do intestino delgado. Suas principais funções são: 1) comanda o sangue e os vasos sanguíneos; 2) armazena o Shen (consciência); 3) Abre-se a língua e manifesta-se na face.
Resposta: Coração 
(2) Está situado no lado direito do hipocôndrio. Pertence ao elemento madeira e seu canal está conectado com o canal da vesícula biliar, com o qual faz relação interior-exterior. Suas principais funções são: 1) Comanda o livre fluxo do Qi: a) Harmoniza às emoções; b) Harmoniza à digestão; c) Harmoniza à menstruação; d) Regula à água. 2) Armazena o sangue. 3) Comanda os tendões. 4) Abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas.
Resposta: Fígado
(3) É responsável pela transformação corresponde a digestão e a separação (absorção) dos alimentos sólidos e líquidos em funções relativamente puras e impuras, enquanto o transporte implica em transmissão condução. Faz ascender a porção pura dos alimentos para a formação de substancias puras Qi, Xue e Jin Ye.
Resposta: Baço 
(4) Além de contribuir na formação do sangue, também o influencia, governa o sangue, ou tem a função de mantê-lo dentro de seu próprio caminho (os vasos) evitando seu extravasamento. Limita o sangue dentro dos vasos e se seu Qi estiver deficiente essa função poderá não ser bem sucedida, e, nesse caso, o sangue vazará, diversas espécies de hemorragias poderão ocorrer, como hematúria, enterorragia, petéquias e menorragia, etc.
Resposta: Baço-pâncreas 
(5) Suas principais funções são: Comanda o Qi e governa a respiração; Controla a difusão e o descenso; Movimenta e ajusta os canais de água; Comanda o exterior do corpo; Abre-se no nariz e se manifesta nos pelos. Dos 5 zang, o pulmão é o único que estabelece contato direto com o exterior. Constitui-se no órgão da respiração, dentro do qual realiza-se a troca entre o Qi puro proveniente do exterior (Qing Qi), isto é, energia do céu, responsável pelo ar e o Qi turvo exalado do interior do corpo. Daí a sentença tradicional: “Livrando-se do viciado e tomando o fresco”.
Resposta: Pulmão
(6) Suas funções principais são: Armazena o Jing; Comanda o nascimento, crescimento, desenvolvimentos e reprodução; Comanda os ossos e produz a medula; Alicerça o Yin e o Yang; Comanda o metabolismo da água. Comanda a recepção do Qi; Abre-se nos ouvidos, controla os orifícios inferiores e se manifesta nos cabelos.
Resposta: Rim
(7) Através do Dai Mai, Ren Mai e Chong Mai está proximamente ligado ao útero, sob o qual exerce grande importância e influência. Desempenha seu papel de importância em todo o processo do nascimento, isto é, concepção, gravidez e parto. Após o nascimento continua atuando dentro do corpo com a responsabilidade de promover o crescimento, desenvolvimento e envelhecimento
Resposta: Referente a forma de gravidez, é relacionada com os meridianos de baço- pâncreas, estômago, rim e bexiga onde necessita ligação com Qi ancestral, Qi de alimentação e o Qi do Pulmão, devido ao Qi respiratório. Para criar um feto precisa da respiração, alimentação e energia da mãe. Esses meridianos vem atuando na gravidez junto com vaso governador e concepção, que são os meridianos maravilhosos citados na pergunta. 
(8) Está ligado ao fracasso na promoção dos ossos com manifestações de fraquezas e dores na região lombar e nos joelhos, fraqueza das pernas e no andar atrofia das pernas bambeza ou queda dos dentes; nas crianças poderá haver atraso no fechamento da fontanela, distúrbios do crescimento e deformações ósseas. Além disso, pode estar ligado ao fracasso na função de produção de sangue e nutrição do cérebro com manifestações de vertigem, perda de consciência, dificuldade de ouvir ou enxergar.
Resposta: Bexiga 
(9) Tem a função de receber, separar, absorver e encaminhar os alimentos. O resultado da transformação dos alimentos realizada pelo estômago é enviado abaixo para este Fu. Recebe os alimentos decompostos e os separa em fração pura e fração turva. A primeira fração é assimilada por ele que envia ao baço, que a transforma e envia a todo o corpo. Da fração turva, a maior parte é enviada ao intestino grosso e outra parte, constituída de líquidos é transmitida aos rins e à bexiga para outra separação e ainda excreção.
Resposta: Intestino Delgado 
(10) Sua função principal é receber e armazenar a bile (Jing Zhi), liberando-a periodicamente ao intestino delgado para auxiliar a digestão dos alimentos. A bile é uma substância pura que possui estado líquido, cor amarelada e sabor amargo. Em condições normais este Fu promove o descenso do seu Qi e da bile e colabora com a função de transformação (digestão) do baço e estômago. O medo quando se manifesta em termos de indecisão e timidez está ligado ao desequilíbrio desse Fu. 
Resposta: Vesícula Biliar 
(11) Suas funções são as de receber, decompor e assimilar os alimentos. Em seguida inicia-se a transformação, isto é, a decomposição, de cujo resultado e separado em função relativamente mais pura, a qual é assimilada e enviada ao baço, sob qual influência e é formado o Qi, Xue e Jin Ye, substâncias puras que vão suprir todo o corpo. Também é responsável por enviar a fração impura para às vísceras intestinos delgado e grosso e bexiga para outra separação do puro e impuro e excreção.
Resposta: Intestino Grosso
(12) Tem a função subalterna e local de retenção e excreção dos líquidos. Sua principal responsabilidade é receber, estocar temporariamente e transformar a fração impura dos líquidos antes de excretá-la do corpo sob a forma de urina.
Resposta: Bexiga 
(13) Sua função é receber o resultado das transformações dos alimentos sólidos e líquidos provenientes do intestino delgado, absorver parte dos líquidos existentes, conduzir os produtos restantes e transformá-los em fezes, as quais são por ele excretadas.
Resposta: Intestino Grosso

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes