A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
prova DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÃO 1
É por meio dos sentidos que o ser humano recebe as informações que formam sua experiência. Quando existe falta parcial ou total de um desses sentidos, o campo de experiências do indivíduo é transformado, o que resulta numa percepção de mundo adquirida por canais alternativos. No caso dos surdos, essa percepção se dá principalmente pelo canal visual.
Com base nos estudos realizados, assinale a alternativa correta.
O Aparelho Auditivo é composto de:
a )
 Sistema periférico, vias auditivas e estrutura cortical.
 
b )
 Ouvido médio, ouvido interno ou labirinto e ouvido externo.
c )
 Sistema periférico, vias auditivas centrais e estrutura cortical.
d )
 Sistema periférico, vias auditivas, cérevro e estrutura cortico.
e )
 Sistema periférico, vias auditivas e cérebro.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A educação especial é uma categoria que perpassa os segmentos, as fases e o universo da educação brasileira, assistindo estudantes portadores de necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), em seu art.1º define deficiência como sendo:
a )
 A deficiência é um conceito que faz referência à deficiência física, à deficiência sensorial, à deficiência cognitiva, à deficiência intelectual, às doenças crônicas e pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que vivencie uma deficiência continuamente.
b )
 A deficiência é um conceito que resulta da interação entre pessoas com a mesma deficiência, é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica.
c )
 A deficiência é um conceito em evolução e resulta da interação entre pessoas com várias deficiências, e geralmente precisa de um tipo de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia, estimulação motora e psicológica.
 
d )
 A deficiência é um conceito em evolução e resulta da interação entre pessoas com deficiência.
e )
 A deficiência é um conceito em evolução devido à alteração das suas funções intelectuais, físicas, motoras e psicológicas
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Pesquisas realizadas na área de Estimulação Visual e Brincar constataram que crianças com deficiência visual ou baixa visão devem ser estimuladas a brincarem, pois para toda criança esse é um processo espontâneo e fundamental para sua vida.
Por que brincar é tão importante para qualquer criança?
a )
 É quando as crianças estão mais aptas e disponíveis à socialização, passando um tempo junto com o outro.
b )
 É uma fase interessante porque a criança imita o que vê dos adultos e repete quando brinca, brinca sozinha e no grupo, portanto de várias maneiras.
 
c )
 A criança explora o ambiente e a si mesma, desenvolve os sentidos do corpo humano e adquire habilidades.
d )
 Porque ela vivencia a liberdade, criatividade, desenvolvimento do corpo, a imaginação, a tolerar as diferenças. Não tem limite a brincadeira.
e )
 Ela empodera para lidar com situações da vida, como a vitória ou derrota (no caso de um jogo), a superação, a persistência (até ganhar do adulto) e a celebração generosa (aquela que não humilha quem não conseguiu o resultado).
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A audição humana é passível de ser quantificada, a menor ou maior intensidade possível de ser ouvida, e a sensação de intensidade é diferente de pessoa para pessoa. O limiar de audibilidade para a maioria das pessoas encontra-se em 20 (nível de audição), ou seja, é o limite mínimo de detecção do som que a maioria das pessoas sem perda auditiva consegue perceber. Para medir a intensidade de um ruído ou de sons em geral, é utilizado o aparelho:
a )
 Medidor intermitente.
b )
 Mensurador sonoro elétrico.
 
c )
 Decibelímetro.
d )
 Decibéis sonoros.
e )
 Instrumentador audível.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Considerando a importância da língua própria dos surdos e entendendo que ela, na maioria dos casos, será aprendida pelas crianças surdas somente na escola, por não partilharem do mesmo sistema linguístico que seus pais, percebe-se o relevante papel dos professores no processo de aquisição da língua de sinais pelos alunos. A criança surda deve também aprender a língua dentro da comunidade onde está inserida, utilizando para tanto a abordagem educacional bilíngue.
Em face deste pressupostos, a língua de sinais considera como língua majoritária (primeira) e secundária:
a )
 Língua Materna (1) e Língua de Sinais Brasileira (2)
b )
 Língua Brasileira de Sinais (L2) e Língua Portuguesa (L1).
c )
 Língua Brasileira de Sinais (L1) e Língua Portuguesa Sinalizada (L2).
d )
 Língua Portuguesa (L1) e Língua Pátria (2).
 
e )
 Língua Brasileira de Sinais (L1) e Língua Portuguesa (L2).
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Para alguns estudantes o uso de recursos de tecnologia assistiva é a única maneira de proporcionar o acesso ao conhecimento, desenvolver suas habilidades e favorecer ações como estudar, comunicar, interagir, entre outros. Existem alguns tipos de dificuldades que esses alunos enfrentam na escola, e também os profissionais que trabalham com eles. Contudo a disponibilidade de recursos e serviços de tecnologia assistiva necessários para que alcancem seus aprendizados, ainda é escassa, dificultando o processo de desenvolvimento de habilidades (KENSKI, 2003).
Na perspectiva da educação inclusiva, como deve o espaço escolar se organizar, segundo a visão do MEC?
a )
 Deve ser estruturado como aquele que oferece profissionais para atuarem com tecnologia.
b )
 Deve ser estruturado como aquele que oferece também materias pedagógicos para o segmento da tecnologia.
c )
 Deve ser estruturado como aquele que oferece materiais confeccionados para uso tecnologia assistiva.
d )
 Deve ser estruturado como aquele que oferece colaboradores que atuam com a tecnologia em todas as suas abrangências.
 
e )
 Deve ser estruturado como aquele que oferece também os serviços de tecnologia assistiva.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A educação das crianças surdas passou por várias tentativas de reabitá-las ao paradigma ouvinte. Como não podiam escutar, houve uma grande mobilização por parte de alguns médicos e educadores que, em diferentes épocas, buscaram desenvolver a fala e a linguagem escrita dessas pessoas, como único método para o aprimoramento das crianças surdas. Um divisor de águas dessa tentativa foi o II Congresso Internacional de Educação para Surdos, realizado em 1880 em Milão, na Itália.
O que determinou mundialmente esse evento?
a )
 Legitimou mundialmente as línguas gestuais nos processos ensino e aprendizagem da pessoa surda.
b )
 Impediu a utilização da modalidade bilinguismo nos processos de ensino e aprendizagem da pessoa surda.
 
c )
 Impediu a utilização das línguas de sinais nos processos ensino e aprendizagem da pessoa surda.
d )
 A partir deste evento, a comunicação total torna-se mundialmente o paradigma educacional para as pessoas surdas.
e )
 Determinou mundialmente a utilização das linguas de sinais e linguas orais auditivas nos processos ensino e aprendizagem da pessoa surda.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A sociedade vigente vivencia mudanças e avanços significativos no que tange as interações com as pessoas surdas. Entender a inclusão desses indivíduos equivale a pensar em comunicação como fator imprescindível para expressão do pensamento, percepção e interação com o universo que cerca a todos os cidadãos brasileiros, e, portanto, é questão primordial para que tal inclusão aconteça efetivamente. De acordo com o Decreto Federal n° 5.626 de 22 de dezembro de 2005, a pessoa surda passa a ter que tipo de direito com essa normatização?
 
a )
 A presença do tradutor/intérprete de Língua de Sinais em espaços sociais.
b )
 O atendimento especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais.
c )
 Garantir a inclusão dos portadores de deficiência auditiva. Nas escolas brasileiras.
d )
 Acessibilidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.