Buscar

Avaliação de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Legislação Turística
Aluno (a): 
Data: 13/ 06 /21
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Pesquise e fundamente como deve proceder a extinção do contrato de trabalho.
R: O fim dessa relação empregatícia pode ocorrer por várias razões e pela iniciativa de qualquer das partes ou de ambas, ou ainda por razões alheias à vontade tanto do empregado quanto do empregador. 
6.1. Considerações gerais: A doutrina trabalhista adota a seguinte forma de classificar a extinção do contrato de trabalho: a) por iniciativa do empregador (dispensa com ou sem justa causa). Em relação ao empregador, a sua manifestação de vontade não é absoluta, pois há situações que a lei não aceita a dissolução da relação de emprego. Exemplos: nos casos de estabilidade definitiva (decenal), ou provisória, bem como nos casos de suspensão ou interrupção do contrato; b) por iniciativa do empregado (pedido de demissão, dispensa indireta e aposentadoria espontânea); c) por iniciativa de ambas as partes (culpa recíproca e, com a reforma trabalhista, por acordo entre empregado e empregador – artigo 484-A da Consolidação das Leis do Trabalho); d) por desaparecimento de uma das partes (morte do empregado, morte do empregador ou extinção da empresa): d.1. Morte do empregado – considerando que o contrato de emprego é do tipo intuito personae em relação ao empregado, que celebra contrato personalíssimo, a morte do trabalhador tem o condão de pôr fim ao pacto laboral. d.2. Morte do empregador – quando o empregador for pessoa física, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho (art. 483, § 2º, da CLT): Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: (...) 2 § 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. e) pela expiração do contrato por prazo determinado; f) por força maior: f.1. Força Maior – o Código Civil conceitua caso fortuito ou de força maior como aqueles cujos efeitos não eram possíveis evitar ou impedir (parágrafo único do artigo 393). Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado. Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujo efeito não era possível evitar ou impedir.
2. Justifique sobre a importância da aplicação do Código de Defesa do Consumidor na área do turismo e traga um exemplo de algum caso em que o consumidor buscou a legislação e conquistou seus direitos perante a uma agência de viagem.
R: Mesmo que atuem basicamente como intermediários entre os turistas e os verdadeiros provedores de serviços turísticos, as agências de turismo estão sujeitas a um sistema jurídico muito amplo (por que não dizer "ilimitado") responsabilidades. Em outras palavras, eles têm responsabilidade direta por qualquer dano que os turistas (consumidores) possam sofrer a qualquer momento na cadeia de abastecimento do serviço. Suas responsabilidades incluem todos os serviços que os consumidores obtêm por meio deles, mesmo que esses serviços sejam prestados por outra empresa, como p. Por exemplo, serviços de transporte, hotéis, etc., portanto, se o serviço não for prestado adequadamente durante a estadia no hotel ou ocorrer algum acidente durante o transporte, o turista pode reclamar o dano (material ou moral) diretamente à agência que lhe vendeu o "pacote" de viagem.
3. A indústria do turismo tem como intrínseca característica a missão de realizadora de sonhos e utiliza a mídia como uma forma eficaz de divulgação, não só́ destinos para possíveis viajantes, mas também consolida as marcas, produtos e serviços turísticos no mercado consumidor. Nesse sentido, pesquise e apresente resumidamente dois casos (um positivo e um negativo) que ocorreu referente ao turismo no Brasil.
R: Positivo: https://www.reclameaqui.com.br/passagens-promo/mau-atendimento-confusao-de-informacoes-ridicularizacao-do-consumidor_pEy5rlaaQPDMopmH/
Na data de 29 de abril de 2021, realizei a compra de uma passagem, juntamente a empresa de viagens "Passagens Promo", para o dia 21/06/2021, de Belém-Pará para Cuiabá-MT.
Na data de 21/05/2021 recebi a informação que o voo foi cancelado e que deveria escolher outra opção de voo, após várias tentativas de contato, por não haver voos no mesmo dia e ser remanejado de setor para setor, de empresa para empresa, como, no dito popular, uma "bola de ping-pong" e ser ridicularizado, tanto por uma companhia como por outra, ao receber informações do tipo, por parte da empresa "Passagens Promo": "o Sr. pode cancelar o voo e comprar outro se tiver insatisfeito"; "a empresa não pode fazer nada porque é um absurdo o que está pedindo"; "não posso fazer a companhia aérea abrir um novo voo somente para reacomodar o Sr" entre outras no mesmo sentido.
A única solicitação que fazia era para me prestarem auxílio material, já que, em razão da alteração, deveria ficar mais um dia na cidade e, ainda que tivesse condições de pagar mais uma diária, não há disponibilidade de vagas em hotéis na cidade.
Com sorte, talvez por ser aberto mais um voo pela Azul, consegui a remarcação para às 7:55 da manhã do mesmo dia, no entanto ainda assim necessito que a empresa disponibilize meios para eu conseguir me acomodar, tendo em vista que meu voo sairia na madrugada, às 2:10, em razão do cancelamento e alteração de horários, precisarei aguardar mais 6h.
Além do mais não teria maiores problemas caso houvesse disponibilidade de reservas na cidade já que, para não criar maiores distúrbios, poderia eu mesmo arcar com uma diária, mas não é o caso, pois não há possibilidade de reservas de hotéis.
Resposta da Empresa01/06/21 às 11h56
Olá hélio!
Agradecemos sua mensagem, conforme conversamos com a reacomodarão feita pela cia realmente não temos gerência, quanto ao atendimento prestado, reforço nosso interesse em manter a satisfação dos nossos clientes.
Pedimos desculpas e estamos a sua disposição até que a viagem seja finalizada.
Equipe Passagens Promo
Negativo: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/reserva-facil/
Comprei um pacote de viagem em 2020 para Havana no Hotel Urbano. Entretanto, devido aos problemas em decorrência da Pandemia de Covid-19 solicitei o cancelamento em 28/12/2020, conforme solicitação n5644905, sendo em 23/01/21 dito pelo H.U. que havia sido feito concluído o cancelamento e feito o estorno e, de acordo com o site do H.U. o processo de devolução poderia levar até 60 dias, e o valor total seria devolvido direto na fatura, em caso de conclusão do pagamento. Passados, mais de 60 dias, como não houve a devolução, fiz novamente o contato e o H.U. não havia detectado o problema e me pediu mais 30 dias úteis para resolver. Neste ínterim fiz outros contatos, sempre abrindo novos chamados (Exs.: n6794888, n7085348), sendo que após este último realizado hoje 07/06/2021 o H.U. me pediu novamente um prazo de 30 dias úteis. Falei que não concordava com esta demora de quase 5 meses para o ressarcimento, na minha opinião um absurdo!
4. Faça um resumo das principais atribuições e características que um bom Guia de Turismo deve ter, para ser considerado um excelente profissional.
R: Conhecimento básicos de História, Geografia, cultura local, gastronomia são somente a base: quanto mais um guia turísticodominar sobre essas áreas, melhor será seu desempenho. Empatia essa habilidade precisa ser praticada diariamente e além do sorriso constante e a “prontidão” às perguntas dos turistas, é preciso identificar-se com cada tipo de público, colocando-se no lugar dos turistas, criando uma relação de confiança para que se sintam à vontade e aproveitem a viagem. É preciso estar com o condicionamento físico e cuidado com a alimentação para atuar como guia turístico, pois serão muitas caminhadas, passeios, mudanças de clima, que se não cuidados, podem acarretar cansaço, fadiga e, até mesmo, doenças. Disponibilidade, pois, um guia turístico precisa estar disponível para as mais diversas horas, se necessário, levantando cedo e indo dormir tarde a fim de garantir que seu grupo de turistas fiquem satisfeitos com o serviço. 
Avaliação de Pesquisa: Legislação Turística

Continue navegando