Buscar

RESUMO: SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM AÇO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
RESUMO: SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM AÇO
Via de regra, os sistemas construtivos industrializados, apresentam amplas vantagens, em especial se comparados com o sistema comumente utilizado no Brasil, onde é ainda artesanal e executado com os diversos tipos de materiais convencionais. Desta forma, a utilização do aço para sistema estrutural, mostra-se como solução viável por ser um utilitário que melhor se adapta à construção industrializada, visto que, sua produtividade é altamente otimizada devido a utilização de elementos padronizados. Logo, o emprego do aço permite edificar com segurança, rapidez e precisão de controle nos custos. À vista disso, constata-se que a estrutura metálica vem conquistando cada vez maior espaço na construção civil, sendo produzida em fábrica e facilitando as etapas de transporte e montagem, além de ser a melhor alternativa nos casos de canteiros de obras reduzidos. Visto que, seus elementos em aço são montados in loco. Se porventura produzir mais de uma edificação para o mesmo cliente, obtém-se um aumento de produtividade e redução de prazos e custos simétrico ao número de unidades a serem construídas, ademais em reduzir o acúmulo de entulho e perdas desnecessárias com a baixa eficiência do sistema construtivo convencional brasileiro.
Setores industrializados em países que já aderiram este sistemas construtivo em aço vêm tendo grandes mudanças, investimentos em estudos como também aperfeiçoamentos para maior qualidade e eficiência no produto final. Tornando-o mais competitivo dentro do seguimento de globalização mundial. Ou seja, a flexibilização, desmonte e uma gama de aplicações deste modelo (painéis, coberturas, lajes, forros e acabamentos) considera-se uma parceria ideal na construção civil moderna. Correspondente ao mencionado, a padronização de elementos construtivos, para que atendam ao propósito da aplicação dos conceitos de Produção em Massa, oportuniza maior flexibilidade na concepção e desenvolvimento do projeto arquitetônico. Além disso, permite que em um mesmo projeto, exista a possibilidade de variações de materiais para acabamentos, soluções diferenciadas de ventilação e iluminação. Desta forma, viabiliza-se a implantação de uma mesma solução em sítios com diferentes topografias, ambientes e culturas. Dessa maneira, fica indispensável a elaboração do projeto de orçamento, de controle qualitativo e execução, volvendo a um sistema econômico e eficaz. Faz-se de grande importância também a utilização de aços resistentes à corrosão atmosférica, respectivos a construção civil para melhor aceitação da estrutura metálica. A escolha do aço adequado aliado à facilidade de manutenção das estruturas são fatores preponderantes para sua efetividade. Por isso, a prevenção da corrosão pode ser realizada a partir de diferentes intervenções, mas a que tem se apresentado mais eficiente é a galvanização. A mesma, também chamada de zincagem por imersão a quente tem seu processo preciso a qualquer produto, podendo variar apenas na espessura da camada de revestimento, e ainda, dependendo da geometria da peça e da composição química do material base agindo como metal de sacrifício.
Posto isso, o setor residencial unifamiliar é o que mais apresenta opções de soluções prontas ou modulares no comércio da construção civil. Em muitos casos, o próprio empreendimento que desenvolve produtos residenciais, também oferece soluções para outros tipos de aplicação, aproveitando o mesmo sistema construtivo e modulação praticado nos kits residenciais. No Brasil este tipo de solução ainda é muito conduzido ao setor habitacional de baixo custo, onde tem-se a oferta de kits metálicos para casas populares e o âmbito de casas pré-fabricadas de madeira. O sistema LSF (Light Steel Frame), tem historicamente seu surgimento nas habitações em madeira construídas no início do século XIX em território americano, onde para atender o crescimento populacional foi substancial o emprego de métodos mais rápidos e produtivos, utilizando materiais disponíveis na região (madeira), assumiram por consequência o método que consistia em estrutura composta de peças de baixa seção transversal.
Por fim, o déficit habitacional, a busca por formas de construir de maneira mais rápida, maior controle das etapas e dos materiais durante o processo construtivo irá gerar cada vez mais competitividade no mercado para novos sistemas construtivos. Devendo, portanto, mitigar um dos maiores desafios para a construção civil nos dias atuais: atender a demanda do crescimento populacional garantindo habitação de qualidade a todos. Em seguimento, a preocupação com o meio ambiente, racionalização de materiais, redução de resíduos da construção, economia e maior produtividade, faz com que o setor de construção esteja sempre em busca de novas tecnologias e processos construtivos mais eficientes para solucionar estes desafios.

Outros materiais