Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
 
 
 
 
 
	
 
JULIANA OLIVEIRA DA COSTA, LOGIN 180125537
 
 
 
GRAVATAÍ 
2021
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
Orientador: Prof. (a). Rita Shane 
 
 
JULIANA OLIVEIRA DA COSTA, LOGIN 180125537 
 
 
GRAVATAÍ
2021
Coloque aqui o link do microvideo: https://youtu.be/tnNCV8re62U
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
1.1 PESQUISA: CONHECENDO O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)
 O Projeto Político Pedagógico é um documento que possui uma grande importância no contexto educacional. Norteador das práticas escolares, o PPP deve ser elaborado de maneira colaborativa, com a participação de todos os membros da comunidade escolar. O PPP é um projeto porque reúne propostas de ações concretas a serem executadas. É político porque considera a escola como um espaço para a formação de cidadãos, conscientes e críticos que formam a sociedade e atuam nos rumos que ela vai seguir. E por último, é pedagógico pois define os projetos educativos que configurarão essas ações no processo de ensino e aprendizagem.
 Para esse planejamento engrenar, é preciso uma atuação ativa de cada um dos envolvidos no processo. Aí entram gestores, professores, alunos, funcionários, pais e demais responsáveis.
 O PPP é o documento máximo da instituição e deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. Apesar do seu caráter formal, o Projeto Político Pedagógico deve contar com a realidade da comunidade da qual a escola faz parte, suas características sociais e econômicas, além da estrutura da instituição.
 A elaboração do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de diversas formas. Com instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, e instituições que optam pela participação individual, pois cada espaço educacional possui uma realidade diferente. Para a finalização do documento muitas instituições de ensino convocam uma equipe de especialistas pedagógicos para a sua redação final. Porem a finalização do documento não significa o fim do processo. O Projeto Político Pedagógico deve ser revisto periodicamente pois é uma peça de caráter flexível, capaz de se adaptar às necessidades da comunidade educacional.
 Na proposta curricular, as metodologias e o conteúdo que farão parte do currículo escolar devem estar claros, bem como os métodos utilizados para a avaliação de aprendizagem. O documento também deve apresentar propostas para o desenvolvimento e capacitação dos professores, a fim de que eles sejam capazes de atender aos objetivos do projeto pedagógico. 
 Sabemos que o ano letivo sem uma programação detalhada pode ocasionar riscos à escola, além de inúmeras limitações. Dessa forma, é importante discutir com a comunidade escolar sobre os pontos positivos e negativos do planejamento, de modo que a gestão possa rever as práticas e realizar uma avaliação real do desempenho educativo.
1.2 ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
 Entrevista realizada de forma remota com a profissional da área da educação, professora Tânia Cunha Knop, docente da turma T1, atualmente com 9 alunos matriculados na modalidade EJA do ensino fundamental I, no Centro Municipal de Trabalhadores Paulo Freire situada em Porto Alegre.
1. Quais são as principais estratégias educacionais adotadas pela sua escola para manutenção do processo de ensino e aprendizagem na situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)? 
 Sem dúvida esse é o momento de refletir sobre as melhores práticas educacionais quando vivenciamos grandes desafios que até aqui nos transformaram enquanto educadores e estudantes. O educador deve estar sempre em constante atualização, de modo que a tecnologia seja uma grande aliada da educação ao longo do período pandêmico e depois dele. Dessa forma, o uso de aplicativos e as aulas online estão sendo os grandes destaques desse período, permitindo que o processo de ensino aprendizagem aconteça “inovação,” foi a palavra de ordem para que nossa vida pudesse continuar em meios a uma situação um tanto caótica.
2. A escola faz uso de alguma ferramenta tecnológica? Qual?
 Sim, a escola faz uso de diversas ferramentas tecnológicas como Google Meet/classroom, ZOOM e Educarweeb. O acesso às tecnologias como: computadores celulares, vídeos e filmes mantem os alunos conectados sempre estimulando-os a ter maior conhecimento, inclusive cultural e artístico. A escola precisa proporcionar diversas formas de interação nas diversas modalidades de ensino, para que a educação possa ser considerada atrativa e compensatória aos discentes principalmente na Educação de Jovens e Adultos.
3. Como você avalia os reflexos do ensino remoto no futuro do processo de ensino?
 Os gestores presentes na escola devem ter uma escuta ativa, um olhar mais cuidadoso para a evasão. Isso vai alcançar os professores e chegar à sala de aula, pois as propostas de metodologias de ensino remoto são essenciais para evitar a defasagem educacional dos estudantes nesse momento tão difícil para todos. 
· A partir da entrevista construa um texto, de no mínimo 20 linhas:
 No dia 02 de maio de 2021, realizei a entrevista com a professora Tânia Cunha Knop, de 61 anos, que é formada em Pedagogia e atua na turma T1, atualmente com 9 alunos matriculados na modalidade EJA do ensino fundamental I, no Centro Municipal de Trabalhadores Paulo Freire situada em Porto Alegre
 Ela relatou, em sua entrevista que a uma turma de T1 é frequentada por homens e mulheres, com idade entre 28 e 94 anos, os quais os alunos demonstravam muita vontade de aprender a ler e escrever oportunizando a construção de relações interpessoais e possibilitando, significativas aprendizagens sobre si e sobre o mundo, que desenvolve as atividades, com base nas normas da BNCC , e planeja as atividades com ajuda de livros pedagógicos e sites educativos, juntamente com a orientação e colaboração da Diretora e vice diretora da Escola Paulo Freire.
 As atividades são impressas e retiradas na escola, além das aulas on-line, através da plataforma Google Meet/classroom, ZOOM e Educarweeb, na qual são realizadas atividades e avaliações. Quando questionada sobre como tem sido trabalho realizado durante a pandemia, a professora relata que nesse momento conturbado e de adaptação para o ensino à distância é fundamental manter a execução daquilo que foi cuidadosamente planejado. Quanto ao planejamento é de forma coletiva com a participação de todos os professores e o apoio e orientações de profissionais da Secretaria de Educação do Município. E ressalta: Que perceber a necessidade de um aluno em seu processo de aprendizagem é um dos aspectos mais importantes para uma prática significativa. Que procurou buscar metodologias que auxiliassem na construção do conhecimento. Dessa forma, ela continua buscando manter a mesma frequência de atividades que realizaria em sala de aula, para tanto, faz uso de vários materiais e recursos para o planejamento dessas atividades, inclusive o WHATSAPP para comunicação e compartilhamento do registro das realizações dessas atividades feita pelos alunos. No entanto considera necessário compreender o aluno da EJA como ser humano, sendo esse o primeiro passo para melhorar a educação no Brasil. 
2. PRÉ-PROJETO
2.1 TEMA 
 A Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
2.2 PROBLEMA 
 
O que causa a Evasão Escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos?
2.3 OBJETIVO
 
OBJETIVO GERAL:
· Compreender a causa da evasão escolarna modalidade da Educação de jovens e adultos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
· Identificar as dificuldades encontradas nas turmas de EJA;
· Avaliar o perfil do professor da Educação de Jovens e Adultos;
· Analisar os materiais didáticos usados na Educação de Jovens e Adultos.
2.4 JUSTIFICATIVA 
 
 A Evasão escolar sempre foi problema presente em todas as escolas. Os motivos são vários, englobando desde as dificuldades financeiras que obrigam o estudante a trabalhar, até a falta de interesse pelo processo de aprendizagem, há aqueles que optam por conciliar as atividades laboral e escolar, mas não conseguindo, decidem priorizar o trabalho e acabam abandonando a escola. 
 O aspecto social tem o seu peso nessa questão, a dificuldade para chegar à escola torna iminente a desistência de continuar os estudos. Isso é mais evidente nas zonas rurais.
 Mesmo com esse cenário desfavorável, de difícil resolução, e que depende de medidas enérgicas do poder público, algumas atitudes de um bom gestor escolar podem ajudar a melhorar essa situação. 
 Na modalidade Educação de Jovens e Adultos há uma série de problemáticas que interferem no desenvolvimento cognitivo dos educandos. Percebe-se que os principais problemas sãos encontrados na falta de qualificação dos professores, pois não são preparados para esse público. Além do material didático, que não condiz com a realidade dos alunos e das condições de vida deles, que não favorece seu desenvolvimento educacional. É uma questão que precisa de ações urgentes e eficazes.
 Além disso, o planejamento deve conter ações preventivas e corretivas. Isso porque é necessário agir tanto sobre aquelas crises que podem ser “previstas” quanto aquelas que não podem, como é o caso do novo Coronavírus transpor as aulas para os meios virtuais e continuar de onde parou. Tem que acolher e interagir com as angústias e dificuldades concretas do estudante. Estamos vivendo uma situação que vai mudar a sociedade. A escola tem que dialogar e ter atividade de acolhimento para os alunos e se houver condições, interagir com eles agora.
REFERÊNCIAS
 
Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. Vol. 1, São Paulo em Perspectiva, 2000. MOURA, Tânia Maria de Melo.
 A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. 2 ed. Maceió: EDUFAL, 2001. 
https://www.somospar.com.br/evasao-escolar-no-brasil / Acesso em 11 de junho de 2021.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2217/abandono-e-evasao-escolar-estudante-deixa-a-escola-ou-a-escola-se-distancia-da-realidade-do-aluno Acesso em 13 de junho de 2021.
https://porvir.org/como-evitar-o-aumento-do-abandono-e-da-evasao-no-ensino-medio-apos-a-pandemia/ Acesso em 14 de junho de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina