Buscar

Queimaduras: Tipos e Cuidados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Queimaduras 
Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco. Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%.
Tipos de queimaduras:
– Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol;
– Queimaduras químicas: são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas;
– Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas.
As queimaduras podem ir além da pele, atingindo até mesmo os músculos e ossos. Cada tipo de queimadura recebe uma classificação, de acordo com o seu tamanho e a profundidade que atingiu o corpo do indivíduo.
Podemos ter queimaduras de 1° grau, queimaduras de 2° grau e queimaduras de 3° grau.
Na queimadura de 1° grau, a pele costuma ficar avermelhada e pode descamar, mas não forma bolhas. Esse é um tipo de queimadura doloroso, mas que não costuma causar nenhum sintoma mais grave porque só atinge a camada superficial da pele. Boa parte das queimaduras causadas pelo Sol são consideradas queimaduras de 1° grau.
A queimadura de 2° grau pode atingir a derme e, além da vermelhidão e da dor, similares à queimadura de 1° grau, a pessoa pode desenvolver bolhas e a queimadura pode ter uma aparência mais úmida. Podem se perder algumas terminações nervosas, o que pode ser muito doloroso, e a pessoa pode perder também pelos e algumas glândulas sudoríparas, devido à profundidade. Seu tempo de cura é maior, mas o corpo não costuma ficar com marcas.
A queimadura de 3° grau é o tipo mais grave, porque pode atingir não somente a pele, mas também os músculos e ossos.  Suas lesões possuem uma grande gravidade, sendo que é a cura é obtida somente por meio de enxertos e cirurgia.
Primeiros socorros:
Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

Continue navegando