A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
APOL TENT 5 - AMB E SISTEMAS

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A diretora de operações de uma fabricante de cervejas observa o organograma de sua organização pensando em melhorias para a estrutura de comando. Ao analisar o modelo atual, notou que as decisões seguem uma cadeia bastante rígida e o desempenho de cada tarefa é acompanhado por meio de relatórios detalhados.
Ao avaliar as características ambientais, a diretora concluiu que o mercado em que a organização atua é relativamente estável.
Considerando esse cenário, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Nesse contexto, a diretora deve considerar a busca de eficiência no modelo como um fator crítico, encontrando ferramentas que facilitem o fluxo do processo de decisão.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois considerando que no cenário descrito a rigidez na estrutura hierárquica denota padronização nas atribuições de cada carte da organização, a diretora pode buscar formas de garantir o fluxo eficiente entre essas partes para a tomada de decisão. A alternativa b está incorreta, pois o cenário apresenta indícios claros de uma visão mecanicista, como o processo de decisão centralizado e forte orientação para a tarefa. A alternativa c está incorreta, pois o cenário apresenta um mercado estável, além de que a maior eficiência do processo normalmente está associada a uma maior padronização. A alternativa d está incorreta, pois o arranjo mecanicista é marcado por uma forte centralização das decisões. A alternativa e está incorreta, pois a adequação a mudanças ambientais depende de processos mais flexíveis, portanto menos centralizados, além de que o cenário não apresenta rápidas mudanças ambientais. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2)
	
	B
	O cenário apresentado revela que a gestão adota uma visão sistêmica da organização.
	
	C
	O cenário incerto em que a organização se encontra demanda processos mais flexíveis para aumentar a eficiência de seus processos.
	
	D
	O arranjo mecanicista da organização é marcado por uma ampla descentralização do processo de tomada de decisão.
	
	E
	Uma estrutura centralizada de tomada de decisão garante uma melhor adequação às rápidas mudanças ambientais.
Questão 2/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A definição do arranjo organizacional deve observar a compatibilidade das características da organização com o ambiente em que a organização opera.
Considerando o conceito da divisão do trabalho, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A divisão do trabalho é incoerente com a lógica de trabalho da organização mecanicista.
	
	B
	A organização mecanicista assume que a organização, como um todo, funciona como uma máquina, portanto não deve ser dividida em partes.
	
	C
	A criação da linha de montagem representa um modelo profundamente centrado na divisão de tarefas típica das organizações mecanicistas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “c”, pois a linha de montagem aloca cada trabalhador para desempenhar e se especializar em uma tarefa específica, promovendo ganho de eficiência por meio da aprendizagem. A alternativa a está incorreta, pois a divisão do trabalho é uma característica fundamental da organização mecanicista. A alternativa b está incorreta, pois o fato de a organização atuar como um todo se refere ao resultado que é gerado, portanto não impede a divisão do trabalho em relação às tarefas que são desempenhadas para gerar esse resultado. A alternativa d está incorreta, pois a linha de montagem assume que cada trabalhador irá desempenhar apenas uma tarefa durante o andamento do processo. A alternativa e está incorreta, pois as funções administrativas continuam sendo necessárias na linha de produção, pois garantem que o desempenho esteja de acordo com parâmetros definidos. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2).
	
	D
	A linha de montagem permite o ganho de velocidade de produção, mas demanda mais esforço do trabalhador, que precisa trocar de atividade a cada etapa do processo.
	
	E
	A linha de montagem é um modelo de processo produtivo que dispensa a gestão do processo, pois ele acontece de forma natural e contínua.
Questão 3/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A abordagem sistêmica da organização sugere um entendimento abrangente dos fatores que devem ser considerados na composição da organização a fim de aumentar as chances de resultados eficazes.
Considerando esse contexto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O(a) gestor(a) que conduz uma organização, deve observar as condições impostas pelas diversas dimensões do ambiente em que a organização opera.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois as condições ambientais podem ser restritivas ou favoráveis ao alcance dos objetivos organizacionais, por isso essas características devem ser mapeadas e avaliadas com cuidado pelo(a) gestor(a) da organização. A alternativa b está incorreta, pois a evolução histórica dos fatores ambientais também contribui para a formação de como as organizações são compostas e operam no mundo contemporâneo. A alternativa c está incorreta, pois é a abordagem mecanicista que apresenta foco na eficiência dos processos. A alternativa d está incorreta, pois a abordagem sistêmica avalia diversas dimensões do ambiente organizacional. A alternativa e está incorreta, pois, sob a abordagem sistêmica, os objetivos de cada processo devem estar alinhados também entre si. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	B
	A forma como as organizações atuam e compõe sua estrutura é influenciada pelos fatores do ambiente organizacional contemporâneo, mas não há influência da evolução histórica desses fatores.
	
	C
	A abordagem sistêmica da organização tem como principal objetivo garantir que os processos organizacionais sejam eficientes.
	
	D
	A visão mecanicista passa a considerar o ambiente organizacional, mas sua análise se limita à disponibilidade de trabalhadores.
	
	E
	A abordagem sistêmica considera que os processos organizacionais devem ser avaliados em conjunto, mas com objetivos definidos de forma independente dos demais.
Questão 4/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Uma das propostas centrais observadas no período da Administração Clássica foi a classificação das funções administrativas proposta por Fayol. O conhecimento dessas funções contribui para a definição de processos realmente eficientes. Considerando esse aspecto da administração, relacione cada termo da primeira coluna com sua respectiva definição na segunda coluna.
 
1) Planejar.
2) Organizar.
3) Dirigir.
4) Controlar
 
( ) Verificar a adequação aos parâmetros das tarefas realizadas.
( ) Definir as atividades a serem desempenhadas e a forma como serão realizadas.
( ) Garantir a fluidez no desempenho das tarefas.
( ) Preparar e disponibilizar os recursos necessários ao desempenho das tarefas.
Assinale a alternativa com a sequência correta dos números preenchidos nas lacunas.
Nota: 10.0
	
	A
	1-4-3-2
	
	B
	1-4-2-3
	
	C
	2-3-4-1
	
	D
	4-1-3-2
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”. A função planejar  consiste em definir as atividades a serem desempenhadas e a forma como serão realizadas. A função organizar consiste em preparar e disponibilizar os recursos necessários ao desempenho das tarefas. A função dirigir abrange garantir a fluidez no desempenho das tarefas. A função controlar envolve verificar a adequação aos parâmetros das tarefas realizadas. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	E
	2-4-1-3
Questão 5/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Contrapondo a abordagem analítica da organização, foi proposta para uma compreensão mais abrangente das organizações a aplicação da Teoria Geral de Sistemas ao contexto organizacional.
Considerando as premissas dessa abordagem, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A abordagem sistêmica da organização considera que a organização é um sistema único, em que todas as partes estão envolvidas em um único processo de transformação de recursos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.