A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Ligações de Química

Pré-visualização|Página 1 de 1

Ligação Iônica

Ocorrem entre átomos com troca de elétrons (eletroneg. +1,7). Há as ligações METAL + NÃO METAL e METAL + HIDROGÊNIO. Na ligação, o METAL se torna cátion e o NÃO-METAL vira ânion. 

Cargas elétricas

Os metais do grupo 1 tem carga +1, grupo 2 tem carga +2 e o grupo 13 tem carga +3.

Os não metais (sem oxigênio) do grupo 15 tem carga -3, grupo 16 tem carga -2 e o grupo 17 tem carga -1. 

Características dos compostos iônicos

Compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes. Os íons nos compostos se atraem pela eletrostática, os cátions se atraem aos ânions. 

As principais características dos compostos iônicos são: Eles são sólidos em temperaturas ambientes (25°); 

Possuem um alto ponto de fusão (sólido-líquido) e ebulição (líquido-gasoso), visto que a atração elétrica entre os íons é muito forte, é necessário fornecer uma grande quantidade de energia para quebrá-la; 

Quando dissolvidos pela água ou em puro estado líquido, transportam eletricidade devido aos íons que se movimentam livremente e se atraem pelos eletrodos, assim fechando o círculo elétrico. (quanto maior a variação de eletrônica, ou seja, elemento A - elemento B, quanto maior o valor dessa equação (+1,7), maior o brilho).

Ligação Covalente

Ocorre entre os ametais + ametais, ametais + hidrogênio e hidrogênio + hidrogênio. O objetivo dessa ligação, assim como a iônica, é atingir 8é na camada de valência, ou no caso do hidrogênio, 2é na camada de valência. Esse objetivo não vale para todos os elementos da tabela, só os representativos (S e P), já os de transição não (D e F).

Essa ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons pela camada de valência. Só pode existir até 3 ligações, 1 par (uma ligação) é chamada de covalente simples, 2 pares (duas ligações) é chamada de covalente dupla e 3 pares (três ligações) é chamada de covalente tripla. Existe um caso especial, que é para o par de elétrons compartilhados é proveniente apenas de um dos átomos que já está estável.

Ligação Covalente Coordenada

Tomemos o exemplo do CO (monóxido de carbono). O carbono possui 4 elétrons na sua camada de valência e o oxigênio possui 6 elétrons de valência. Então, naturalmente, para formar estável (8 elétrons na camada de valência), o oxigênio precisaria só de 2 ligações (ligação covalente dupla). Mas, assim, o carbono ficaria com 6 elétrons na camada de valência, faltando 2 elétrons. Por isso, o oxigênio compartilha um par de seus elétrons com o carbono, tornando ele estável.

                                                        HTML image 0

Número de Ligações Covalentes

GRUPO N° DE LIG. COV.

4A 4

5A 3

6A 2

7A 1 (até formar 8é na camada de valência)

P.S. EXISTEM DUAS FORMAS DE REPRESENTAR UMA LIGAÇÃO COVALENTE: FÓRMULA ELETRÔNICA E FÓRMULA ESTRUTURAL.