Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FUNDAÇÕES

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FUNDAÇÕES
Fundações profundas são aquelas em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida para a fundação por meio da resistência de ponta (base), pela resistência de fuste (lateral) ou por ambas. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros, salvo justificativa.
O tipo de fundação a ser utilizada em uma edificação ou obra especial é definido através do estudo do solo por meio de uma sondagem do terreno.
A estaca Franki é um tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tu] de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.
· Vantagens: Suportam grandes cargas e podem atingir grandes profundidades. Por ter uma grande área da base e ter uma superfície muito rugosa no fuste (lateral), apresentam grandes resistência de ponta e lateral.
· Desvantagens: A estaca tipo Franki causa grande vibração durante sua cravação e um grande tempo de execução, demandando maiores custos com equipamentos e mão de obra.
Quando o tubo atinge a profundidade prevista, ele é levantado ligeiramente e mantido fixo aos cabos do bate-estacas, expulsando-se a bucha por meio de golpes do pilão, tendo-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha que garante a estanqueidade. Nesta fase de execução, e ainda aos golpes do pilão introduz-se concreto seco no terreno provocando a formação de um bulbo que constitui a base alargada da estaca. A seguir, coloca-se a armação da estaca, constituída de barras longitudinais e estribos soldados, passando-se então à fase compactar com o pilão pequenas quantidades de concreto, com fator água-cimento baixo, ao mesmo tempo em que se vai recuperando o tubo, tendo-se o cuidado de deixar no mesmo uma quantidade suficiente de concreto para impedir a entrada de água e de solo.
Tipos de Ensaios utilizados: Sondagens a trato, Tratos manuais, Tratos mecânicos, Sondagem a percussão SPT e Sondagem rotativa.
Com base no texto, eu acredito que o rompimento foi devido a má elaboração do projeto, por não ter sido feito a analise correta do solo ou por não ter sido feito os testes durante a execução.
Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/fundacoes-profundas/. 
 
Aluna: Leila Maria Rodrigues Cavalcante
Matricula: 01166476
Curso: Engenharia Civil

Outros materiais