Buscar

AVALIAÇÃO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Autonomia, democracia e participação nos remetem a fortalecimento da gestão escolar. Sobre a autonomia administrativa pode dizer que:
Resposta Marcada :
Consiste na possibilidade de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Foram apresentadas várias características da gestão democrática. Assinale a opção que corresponde à sua característica educativa:
Resposta Marcada : Implica a consciência de que a aprendizagem para o exercício participativo e propositivo da cidadania passa, necessariamente, pela vivência democrática. Só se aprende democracia, sendo democrático.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
O Projeto Político Pedagógico propicia uma vivência democrática necessária à participação e ao envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar no exercício da cidadania. Ele é um dever e um direito. Qual das opções abaixo aponta para seu dever?
Resposta Marcada : Tratar do elemento responsável pela vida da escola em seu tempo institucional.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
“A expressão do rumo que a escola escolhe para seguir, do horizonte que tem em relação à formação de seus educandos, fundamentada em aspectos filosóficos, biopsicológicos, pedagógicos” essa definição quer dizer o mesmo que?
Resposta Marcada : Marco referencial.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I – No Marco Situacional o grupo analisa a realidade mais ampla na qual se insere a escola, situando-a no contexto.
II – O Marco Filosófico corresponde ao ideal geral da escola. É a proposta de sociedade, pessoa e educação que o grupo assume.
III – O Marco Operativo é a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da escola – pedagógico, comunitário, administrativo – considerando aquilo que queremos ser.
Resposta Marcada : Todas as afirmativas estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Ao discutir a autonomia da escola, Veiga (1998) destaca quatro dimensões consideradas básicas para o bom funcionamento de uma instituição educativa e que, segundo ela, devem ser relacionadas e articuladas entre si. Sobre esse tema assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Marcada : Autonomia contábil: que consiste na possibilidade de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Segundo Gadotti (1994) o projeto da escola depende, sobre tudo da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da “_____________” que tem, com seu cotidiano e seu tempo-espaço, isto é, o contexto histórico em que ela se insere. Projetar significa “____________”, antever um futuro diferente do presente.
Resposta Marcada : Cara; lançar-se para frente
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
A metodologia sugerida para a construção do Marco Referencial (nas suas três partes), assim como para todo o Projeto Político-Pedagógico, envolve basicamente três dinâmicas, são elas:
Resposta Marcada : Momento individual, momento grupal e plenário.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
O Marco Operativo é a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da escola – pedagógico, comunitário, administrativo – considerando aquilo que queremos ser. Em sua elaboração o grupo precisa estar atento ao que foi definido no Marco Situacional e no Marco Filosófico para que os três se articulem entre si. O Marco Operativo trata de três dimensões fundamentais no trabalho escolar:
Resposta Marcada : Dimensão Pedagógica, Dimensão Comunitária e Dimensão Administrativa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
No que diz respeito ao PPP e a organização curricular – desafios de um novo modelo, marque (V) para as alternativas verdadeira se (F) para as falsas:
( ) Bons profissionais: A escola boa é aquela que atrai, mantém e desenvolve bons profissionais.
( ) Autonomia Pedagógica: A escola eficaz define com clareza sua proposta de ensino,e os participantes do processo sabem quais valores são ensinados e praticados nessa escola.
( ) Liderança: Ao entrar em uma escola onde o Gestor é bom, percebe-se, no primeiro instante, que há uma diferença no ar.
( ) Administração dos recursos: A escola eficaz sabe fazer com que os recursos recebidos rendam mais e é capaz de buscar recursos adicionais.
Resposta Marcada : V, F, V, V.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Total10 / 10

Continue navegando