Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - CEL0466

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - CEL0466
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
Mateus de Lima Souza Neto
 Por onde olho vejo Desigualdade: Desigualdades sociais
JUARA-MT
2021
Contraste entre a favela de Paraisópolis e o bairro do Morumbi, em São Paulo. (Foto: Tuca Vieira / Oxfam Brasil)
https://fundacaoanfip.org.br/ ( Fonte)
Segundo o site : https://fundacaoanfip.org.br/ matéria de 2017 , 0,5% dos concentram quase 45% do PIB brasileiros . Os dados da Receita Federal analisados para o estudo revelam, por exemplo, que do total de R$ 5,8 trilhões de patrimônio informados ao Fisco em 2013 (não se considera aqui a sonegação), 41,56% pertenciam a apenas 726.725 pessoas, com rendimentos acima de 40 salários mínimos. Isto é, 0,36% da população brasileira detém um patrimônio equivalente a 45,54% do PIB do Brasil e com baixíssima tributação. Considera-se, ainda, que essa concentração de renda e patrimônio está́ praticamente em cinco estados da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, agravando ainda mais as desigualdades regionais do país.
A desigualdade social existe em todos lugares e em diversos segmentos diferentes, na rua da minha casa por exemplo no meu bairro já se pode notar o quanto ela é perceptível, e não falando somente no que se tange sobre renda sim a nível de ensino e também cultural. Pois somente observando a vizinhança pude notar casas com piscinas, carros e motos na garagem e casas humildes com a cerca caindo. Pessoas que puderam fazer uma faculdade particular e já exercem a profissão e pessoas que mal conseguiram terminar o ensino médio. As primeiras analises analíticas sobre a desigualdade sociais foram feitas por Karl Max, algo que com o tempo se apresenta de formas diferentes, mas não deixou de existir, no Brasil está presente desde a chegada dos portugueses. As diferenças sócias são gritantes, algo que pode não se acabar e com os escândalos de corrupção fica ainda mais visível, pois pessoas carentes que precisam de um atendimento médico ou um remédio no posto de saúde pois não tem condição de pagar um plano de saúde algo que está cada vez mais caro e devido a corrupção que existe agrava ainda mais a situação de quem precisa, no meu bairro mesmo já atendi pessoas no meu portão pedindo doação pra comprar um remédio pois não tem condições. Existem muitos programas sociais no Brasil hoje para tentar diminuir essa desigualdade que vai de doação de casas populares a faculdades públicas mas devido a corrupção que existe dificilmente será o suficiente. Hoje temos Ongs , temos as igrejas que fazem ação social , mas devido ao grande número de pessoas necessitas , nunca é o suficiente.
Dado que uma sociedade, segundo Smith, não é feliz quando a maioria sofre...é necessário concluir que a infelicidade da sociedade é a meta da economia política. As únicas engrenagens acionadas pela economia política são a avidez pelo dinheiro e a guerra entre aqueles que padecem disso, a concorrência.
Karl Marx

Outros materiais