Buscar

apol 2 Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Há procedimentos fonológicos que devem ser empregados na sala de aula e ensinados aos alunos, para que possam interpretar o valor linguístico que os sons assumem em nossa língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 204.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente define o que são os processos fonológicos:
	E
	São fenômenos de mudança silábica, causados por influência dos segmentos adjacentes, inclusive fatores suprassegmentais como acento e ritmo.
Questão 2/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Na escrita silábico-alfabético, conforme Ferreiro, rompe com a solidez da teoria silábica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 138.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica corretamente a fase silábico-alfabética:
	D
	Fase em que a criança quantas letras são necessárias para escrever uma palavra.
Questão 3/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento do texto:
“Os processos fonológicos sofrem variações condicionadas pelo contexto linguístico, seja pelo padrão acentual, seja pelo silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os processos fonológicos às suas respectivas características:
1. Palatalização.
2. Harmonia vocálica.
( ) Um exemplo é a variação livre das oclusivas t e d diante de i.
( ) Processo de assimilação que ocorre em muitos dialetos (sotaques).
( ) Consiste na mudança de uma ou mais vogais para se harmonizarem com outra vogal da mesma palavra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2.
Questão 4/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto
“Collins e Smith, afirmam que é necessário ensinar várias estratégias que podem contribuir para a compreensão leitora. Os autores propõem um ensino em progressão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 192.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que indica corretamente as etapas para a compreensão leitora propostas por Collins e Smith:
	
	A
	Participação do aluno, modelo e leitura silenciosa.
Questão 5/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento do texto:
“A fonetização surgiu para expressar palavras e sons que não podiam ser indicados com desenhos. Assim o nome próprio parecia funcionar como a primeira forma estável dotada de significações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 151.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os níveis de escrita e sua relação com o desenvolvimento do nome próprio:
1. Pré-silábico.
2. Silábico.
( ) O nome próprio se realiza como um número indefinido ou variável de grafismo de uma tentativa à outra.
( ) A criança descobre a possibilidade de uma correspondência termo a termo entre cada letra.
( )  A criança descobre uma parte do seu nome completo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	B
	1 – 2 – 2.
Questão 6/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Passando para a escrita silábica, a criança descobre a possibilidade de uma correspondência termo a termo entre cada letra e uma parte do seu nome completo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 152.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que indica corretamente a importância da escrita do nome próprio:
	
	A
	O nome próprio é a primeira forma de escrita dotada de estabilidade com significação para a criança.
Questão 7/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Para Paliscar e Brown, algumas atividades cognitivas devem ser ativadas mediante as estratégias para que se possa compreender o que se lê”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: 
InterSaberes, 2019. p. 190.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da Linguagem Oral e Escrita: Fundamentos e Metodologias, assinale a alternativa que corretamente aponta uma das estratégias de leitura indicadas por Paliscar e Brown:
	
	B
	Ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo que se lê.
Questão 8/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“A leitura é uma decifração e uma decodificação. O leitor precisa decifrar a escrita para entender a linguagem encontrada [...] Para Ehri, quando as pessoas leem um texto suas mentes se enchem de ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 166.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a analogia, uma das maneiras de ler as palavras, proposta por Ehri:
	
	B
	Caracteriza-se pelo uso de partes de palavras conhecidas para ler vocábulos desconhecidos de mesmo padrão ortográfico.
Questão 9/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Os jogos de escuta, conforme Adams tem como o objetivo o exercício da capacidade de superar distrações e levar as crianças a perceber diferenças de pronúncia enquanto escutam a fala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 225.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente identifica exemplos de jogos de escuta:
	
	B
	Telefone sem fio, qual é a música? e venda para os olhos.
Questão 10/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“O processo fonológico inicia-se nos primeiros anos de vida, quando os fonemas são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas e palavras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o textointegralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 203.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente aponta qual é a função dos processos fonológicos na aprendizagem:
	
	C
	Ao falar as crianças podem trocar um som por outro, esses processos visam facilitar a produção de sons.

Outros materiais