Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova Responsabilidade Social 01

Pré-visualização | Página 1 de 4

1Em termos de organização e identidade, cada sociedade se esforça para manter viva sua tradição cultural que a mantém coesa e a distingue diante das demais sociedades. No entanto, em muitos casos, uma sociedade acaba sofrendo influência da cultura de outras sociedades e até mesmo sofrendo uma dominação cultural. Sobre o tema da identidade cultural de uma sociedade e sua dominação por outra, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: ( ) Em alguns casos a dominação cultural ocorre por meio da violência e anulação da identidade social. ( ) A dominação cultural só ocorre por meio da violência e nunca por outros meios, como o econômico e o político. ( ) Uma sociedade industrializada tem maiores condições de espalhar sua cultura em vista de sua maior riqueza. ( ) A dominação cultural não ocorre por meios econômicos, mas apenas religiosos e políticos. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas: 
	
	A)  F, F, V, F.
 
	
	B)  V, F, V, F.
 
	
	C)  V, V, F, V.
 
	
	D)  V, F, F, V.
 
2A sociedade capitalista é essencialmente marcada pelo avanço da tecnologia e pelas novas formas, mais rápidas e eficientes, de produção. Sobre esse tema, de acordo com a opinião de Marcuse (1964, p. 18): “Nessa sociedade, o aparato produtivo tende a tornar-se totalitário no quanto determina não apenas as oscilações, habilidades e atitudes socialmente necessárias, mas também as necessidades e aspirações individuais”. FONTE: MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Tradução de Giasone Rebuá. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1964. Tendo em conta o tema da importância da tecnologia no processo capitalista de produção, bem como a opinião citada, marque a seguir a alternativa que melhor expressa sua relação com a organização social. 
	
	A)  O capitalismo forja uma tal forma de produção centralizada na tecnologia que inviabiliza de maneira essencial qualquer forma de vida social que não esteja baseada nos grandes centros urbanos, assim, os indivíduos devem se adequar à vida nos grandes centros.
 
	
	B)  No modelo capitalista de produção, o qual molda de forma essencial a organização política das sociedades modernas, os indivíduos devem se adequar às demandas surgidas no processo de produção, adequando ainda suas próprias rotinas sociais, objetivos pessoais e desejos.
 
	
	C)  A organização social das modernas sociedades capitalistas está diretamente controlada pela supervisão do Estado, sendo um modelo livre de produção, mas totalitário politicamente, desta forma a tecnologia deve se adequar às necessidades do Estado e da sociedade.
 
	
	D)  A tecnologia sempre moldou as organizações sociais em todos os períodos históricos, porém no capitalismo, com a inserção do dinheiro, toda tecnologia disponível se tornou mais acessível aos indivíduos, desta forma, cada qual se adequa à forma de vida que aspira.
 
3As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social. Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX: 
	
	A)  A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras. 
 
	
	B)  A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
 
	
	C)  A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada, principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
 
	
	D)  A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas de responsabilidade social.
 
4São parâmetros que visam demonstrar os graus de desenvolvimento e carência na qualidade de vida de determinada população ou grupo social, são utilizados pelo poder público, por instituições privadas e organizações sócias. Esta definição se refere aos: 
	
	A)  Coeficientes de parâmetro entre PIB e salário-mínimo.
 
	
	B)  Parâmetros de indicadores sociais.
 
	
	C)  Dispositivos e parâmetros das leis sociais.
 
	
	D)  Dados de parâmetros estatísticos de economia.
 
5Dentro do ordenamento jurídico-social, em um Estado civil de direito baseado em direitos e deveres, é essencial a definição das atribuições e prerrogativas das chamadas pessoas físicas e pessoas jurídicas, sendo também importante compreender a interação de ambas na organização da sociedade. Com relação às atribuições e às prerrogativas da pessoa jurídica, analise as afirmativas a seguir: I – Trata-se de pessoas que reivindicam para si, e para seus iguais, direitos civis, políticos e sociais. II – Refere-se a empresas constituídas em vista de sua participação na sociedade, com direitos e deveres definidos. III – As pessoas jurídicas têm como prerrogativas os mesmos direitos sociais de segurança, liberdade econômica e participação social que as pessoas físicas. IV – Ao assumir as prerrogativas de direitos que possuem as pessoas físicas, as pessoas jurídicas também se prestam aos mesmos deveres jurídicos, civis e sociais. V – As pessoas juridicamente constituídas possuem a prerrogativa exclusiva de atuarem no mercado financeiro, não gozando de inserção nas políticas públicas sociais. Assinale a alternativa correta: 
	
	A)  Somente I, III e V estão corretas.
 
	
	B)  Somente II, III e IV estão corretas.
 
	
	C)  Somente II e IV estão corretas.
 
	
	D)  Somente I e V estão corretas. 
 
6As diversas formas de espaço organizacional estão diretamente relacionadas à capacidade que os indivíduos envolvidos tem em manter uma comunicação eficaz, o que pode ser potencializada ou prejudicada: (A) se existe uma comunicação que viabilize um grande fluxo de informações sobre a finalidade do processo, bem como a qualidade desta comunicação; (B) ou se tais informações, em quantidade e qualidade suficientes, não chegam aos indivíduos que possam utilizá-las em tempo útil para a tomada de decisões. Avalie as afirmativas, a seguir, com base na asserção anterior: I- O processo de comunicação na estrutura do espaço organizacional pode ser potencializado se estiver baseado no descrito em (A), e prejudicado em (B), pois não viabiliza a correta utilização das informações por quem de direito. PORQUE II- O fluxo de informações que circula em quantidade e qualidade apropriada entre os indivíduos envolvidos em uma finalidade produtiva, os quais precisam tomar decisões baseadas em tais informações, constitui a base de estrutura de um espaço organizacional e eficaz. Assinale a alternativa correta: 
	
	A)  As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
 
	
	B)  A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
 
	
	C)  A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
 
	
	D)  A primeira e a segunda afirmativas são proposições falsas.
 
7Significações e representações abstratas que se concretizam na aceitação mútua dos indivíduos, tendo em vista os fins sociais de identidade, organização e coesão, mantendo de forma concreta os
Página1234