Buscar

ATIVIDADE PRATICA I -FUND DA CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos da Contabilidade
Data: 30/06/2021
Aluno (a): Daniela Taiz de Sousa
Avaliação Pratica I
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
ATIVIDADE DE PESQUISA PROPOSTA
Baseado no conhecimento adquirido nas aulas:
O executivo de uma empresa estava estudando os demonstrativos e indicadores de performance para apresentação aos acionistas.Em todos os vários gráficos e planilhas, ele tinha o amplo domínio dos números apresentados. Entretanto, ele tinha ciência que deveria utilizá-los como apoio, pois os acionistas davam importância realmente às demonstrações financeiras, principalmente ao Balanço Patrimonial e à Demonstração de Resultados do Exercício. Dessa forma, ele não conseguia estruturar a sua apresentação, porque não conseguia entender como o Balanço e a Demonstração de resultados do exercício asseguravam a exatidão da situação patrimonial da empresa.
Assim ele convocou o responsável pela controladoria e perguntou como poderia provar aos acionistas a confiabilidade da contabilidade para determinar a evolução patrimonial. Imagine que você seja o responsável pela controladoria. O que você responderia ao executivo?
RESPOSTA
Eu iniciaria explicando que a contabilidade é, na realidade, uma equação de resultado zero. A Equação fundamental da contabilidade é: Ativo-Passivo= Patrimônio Líquido => Ativo-Passivo-Patrimônio Líquido = ZERO.
Outro ponto importante é que o Método das partidas dobradas garantem que todas as operações que impliquem em movimentação econômica ou financeira da empresa, por exemplo, recebimentos, pagamentos, vendas, custos e despesas, tenham um registro duplo, sendo um positivo e outro negativo, sempre no mesmo valor, consequentemente de soma zero. As contas de resultado, assim, são fáceis de entender. As receitas são positivas, portanto os seus aumentos são créditos. Os custos e despesas são negativos, portanto os seus aumentos são débitos.
As contas patrimoniais seguem um conceito. No ativo estão todos os bens e direitos da sociedade, portanto a sociedade deve aos acionistas e aos sócios estes ativos. Dessa forma, eles são representados por débitos e por seus aumentos. Seguindo da mesma forma, o passivo, no qual estão as obrigações da sociedade, que são os credores, é representado por créditos que pertencem a terceiros ou aos sócios.
Seguindo situações práticas:
Feita uma venda que é positiva para o resultado, isto implica que a empresa, em função desta venda, recebe dinheiro, cheques ou duplicata a receber. A Contabilidade então vai creditar no resultado e debitar o ativo no Caixa, no Banco ou no Contas a receber, o mesmo valor em ambos.
Quando, ao final do mês, registramos a despesa de salário, teremos uma redução do resultado com esta despesa, e geraremos uma obrigação de pagar salário aos funcionários.
A contabilidade então vai debitar o resultado e creditar o passivo em Salários a pagar, o mesmo valor em ambos.
Portanto, a Contabilidade é a garantia de que todas as operações econômicas e financeiras serão registradas com o seu efeito positivo e negativo, ao mesmo tempo, em contas próprias, sendo assim, a garantia de que, ao final, a variação patrimonial, em um período de tempo, estará adequadamente representada.
Sendo assim, seguem quatro verdades:
- Ativo = Passivo + PL
- Saldo devedor = Saldo credor
- Não há débito sem crédito.
- Não há crédito sem débito.

Outros materiais