Buscar

atividade 1 Literatura de Língua Inglesa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabe-se que a segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana. E foi fortemente influenciada por autores europeus, sendo Jorge Gordon Byron, conhecido como Lord Byron um dos principais autores que influenciaram nesta época. Os escritores desse grupo produziram obras com certo tom pessimista e depressivo. Isso ocorreu porque houve uma consonância de sentimentos e perspectivas de vida entre esses jovens e as personagens retratadas nos romances e novelas românticas. O exagero sentimental, o egocentrismo, a idealização da mulher, o pessimismo diante da existência, o delírio e a vontade de fugir são marcas tanto da ficção do período quanto da própria vida dessa parcela da sociedade.
Esse exagero sentimental, e essa idealização da mulher amada como um ser mítico e de uma beleza suprema se faz presente nos textos, 1- Boate Azul, e 2- Ela Caminha em Beleza. Podemos perceber que nos textos há comparações e termos como “ A dama da noite” e “A flor da noite “. O texto 1- Boate Azul faz referência de maneira indireta a beleza da mulher e elementos naturais noturnos, veja, [...]com a flor da noite em uma boate aqui na zona sul, [...]qual é o nome daquela mulher a flor da noite na boate Azul. Isso também se encontra no poema de Lord Byron, nas duas primeiras linhas do primeiro verso, “Ela caminha em beleza como a noite” “De clima sem nuvens e céu estrelado; ”. 
Aliás os dois textos também apresentam elementos sombrios e escuros, com o intuito de relacionar a noite com a beleza da mulher amada e misteriosa descrita em ambos os textos. Esses elementos por exemplo, podem ser vistos em tais trechos, “E quando a noite vai se agonizando no clarão da aurora”, “Os integrantes da vida noturna se foram dormir”, e no poema nos trechos, “E toda a perfeição do que há de escuro e brilhante”, “Uma sombra a mais, um raio a menos”. Logo, a letra da música “Boate Azul” de Benedito Seviero, e o poema de Lord Byron “Ela Caminha em beleza” tem em comum em suas características e assunto, o saudosismo, a idealização da mulher amada, o exagero sentimental e a fuga da realidade.

Outros materiais