Buscar

Resenha Critica Triunfo dos Nerds Documentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Triunfo dos Nerds – Documentário
Resenha – Resumo Critico
O Triunfo dos Nerds é um documentário que mostra o desenvolvimento dos computadores pessoais nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995 sendo dividido em 3 partes- Impressionando os amigos, Montando o Urso, Grande Roubo de Artistas. No qual expõe a evolução da indústria de computação e sua história. Nessa perceptiva salienta o histórico da era da computação, relata como foi que ocorreu a evolução do sistema computacional e como tudo isso é revolucionário para humanidade, pois proporcionou uma mudança no estilo de vida da sociedade, seu modo de viver pensar, trabalhar se comunicar, com a utilização dessas ferramentas e as posteriores criadas. 
Em primeiro plano, é importante salientar o conceito de “Nerd” proposto pelo documentário é que nerd é aquela pessoa que usa o telefone para falar de telefone ou que usa o computador para desvenda-lo o mesmo, ou seja, é aquela pessoa que está disposta a aprender. Nessa perspectiva, descreve sobre Bill Gates e sua pequena empresa Microsoft, que emplacou se como a maior fornecedora de linguagem de computadores na indústria de PC. E foi o sistema operacional que tornou Bill Gates o homem mais rico do mundo o que tornou a diversão em um negócio.
Nesse sentido, relata como o desenvolvimento desses modelos, tecnologia e da própria indústria da computação foi acidental, visto que o proposito inicial desses “nerds” era de impressionar os amigos. Assim, o desenvolvimento e criação impactou os conceitos e as modalidades de tecnologia computacional no mundo proporcionando uma revolução mundial criada pelos fundadores da Microsoft a partir do computador pessoal e sua influencia vigente que emplacou a contemporaneidade.
Outro momento do documentário impactante foi a que se refere que na fala do personagem que “As pessoas estão cometendo um grande erro ao pensar que a IBM é um presente e a Microsoft é o futuro’ sendo considerado ao contrário e levando em consideração que o futuro é incerto e que não se sabe qual companhia da tecnologia será dominante. E assim, reflete ao sistema vigente e como a Microsoft conseguiu um mercado dominante mesmo naquela época sendo considerado incerto e um desafio acabou sendo emplacado os seus desenvolvimentos, como o Windows no mercado atual.
Além disso, o documentário contempla vários depoimentos de renomadas personalidades do mundo da informática, os grandes “nerds” Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen. Como a da reflexão exposta por um deles "quero a informação fluindo pelos cabos ", a qual reflete o mundo atual globalização com a rápida transmissão de informação proporcionada pela “diversão em uma garagem” e pelo acidental desenvolvimento de uma companhia chamada Microsoft.
Nesse aspecto, a primeira parte a história fala sobre a importância da criação do microprocessador 8080, da sacada de Steve Jobs em reunir todas as partes de um computador em um único "pacote" e como isso gerou fortuna para essas pessoas. A segunda parte do documentário trata da entrada da IBM no mercado de microcomputadores, a parceria com a Microsoft e a visão das duas empresas em relação à parceria que foi formada. Logo, essas parcerias não ofereceram muitos rendimentos devido as limitações impostas no acordo pela IBM, no entanto ofereceu acesso mercado de PCs Assim como a entrada de novos players (como compaq e dell) que copiaram o modelo de arquitetura aberta da IBM e tomaram o mercado com preços mais reduzidos. Na terceira e última parte trata da criação da interface gráfica , a dominação do mercado pelo Microsoft Windows – que foi um novo programa projetado e criado com uma nova fachada amigável o tedioso DOS e foi uma tentativa de mantê-la no ramo de sistemas operacionais, o afastamento de Steve Jobs da Apple e a internet como futuro da computação. Desse modo, a exposição do ponto de vista desse “nerds” e sua compreensão de suas estratégias de criação desse intenso mercado atual de tecnologia com contribuições da IBM. Microsoft, Xerox, Apple, Oracle e Adode
Dessa forma, demostrando que a fortuna de Bill Gates foi construída moldando o padrão industrial dos sistemas operacionais para os PCs. Tendo em vista, que o seu ramo de desenvolvimento de sistemas operacionais era com o propósito de difundir para outros empresas e assim conseguiu emplacar o Windows no mundo. Logo, a dedicação de Bill Gates na criação do Windows em caráter paralelo aos outros acontecimentos, inclusive as divergências e objetivos diferentes com a outra companhia, fez com que as empresas se separaram, encerrando 10 anos de parceria. Todavia, a Microsoft ampliava cada vez mais o mercado e assim o documentário mostra o objetivo dele de tornar a computação mais fácil, divertida e prática para ser a plataforma global dos usuários de PCs. A principal característica do Windows na época foi a criação da interface gráfica o que fomentou a ampliação desse sistema.

Outros materiais