Buscar

AOL5 Atividade Contextualizada 1

Prévia do material em texto

Para compreender e finalizar nossos estudos, entendemos que seria importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:
1 - Tragam como feedback um exemplo de inclusão social como compromisso social da educação nas práticas pedagógicas, além de demonstrar essa prática na maioria das escolas brasileiras.
2 - Elaborem sugestões de como a educação se comporta diante das desigualdades e diferenças, nas práticas pedagógicas das escolas no Brasil. 
A favor ao combate da exclusão social de certos indivíduos foi criado uma política, um conjunto de meios para a Inclusão Social, que nada mais é que, “o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização.” (BRASIL ESCOLA, 2020)
“A escola é considerada a instituição responsável pela educação e a socialização das crianças e adolescentes. Desse modo, ela se torna importante local para a tentativa de solucionar alguns problemas sociais.” (TODO ESTUDO, 2020). 
Hoje nas escolas temos como exemplo de Inclusão social os indígenas, população negra, pessoas “trans”, deficientes e acessibilidades para os mesmos. Somente a partir da Constituição de 1988, se fez obrigatório que as instituições de ensino aceitassem alunos com deficiências, tanto as públicas quanto as privadas. 
Temos também a disponibilização de cuidadores para a inserção de alunos com necessidades especiais, como autistas, crianças com paralisia cerebral, osteogêneses imperfeitas (também conhecida como ossos de vidro) e outras enfermidades que fazem com que o aluno necessite de assistência especializada.
As crianças com necessidade de acompanhamento individual durante o processo da escola, em alguns casos é necessário fazer a solicitação de um cuidador, na Secretaria de Educação, para o devido acompanhamento em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha maior capacidade de acompanhamento das aulas e em todo o processo de aprendizagem. Assim além de ajudar esse individuo em sua inserção no convívio social, também mostramos e ensinamos aos outros alunos a aceitar e conviver com alguém diferente em “n” formas. 
Conclui se que, apesar da Inclusão Social ser garantida por lei no ensino regular, ainda assim, falta muito para que seja algo corriqueiro na vida de alguns. Seria importante se, além da capacitação de profissionais em todas as escolas, houvesse uma melhor inclusão desses alunos e orientação aos demais em relação a diversidade e situações que ocorrerá no dia a dia dentro da sala de aula, podendo assim, viver em harmonia passando a aceitar a desigualdade como algo normal e não uma forma de exclusão e pratica do bullying.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 
PORFíRIO, Francisco. "Inclusão social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm. Acesso em 15 de fevereiro de 2021.
OKA, Mateus. Inclusão social. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/inclusao-social. Acesso em: 15 de February de 2021.
.

Outros materiais