A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Simulado - Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino de Creches e Educação Infantil (2)

Pré-visualização | Página 1 de 4

1a Questão (Ref.: 201407394714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com ARROYO (1994), que aspecto alterou a configuração da família com novas formas de organização? Marque a alternativa correta:
		
	
	A repressão e o castigo dos filhos
	
	A substituição das mães pelas avós
	
	A entrada do homem no mercado de trabalho
	 
	Entrada da mulher no mercado de trabalho
	
	Os filhos adolescentes no ambiente familiar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407394716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada cultura em diferentes momentos históricos irá oferecer de acordo com seus valores e organização uma forma de tratar as crianças. No caso das crianças de nosso país está INCORRETO afirmar que:
		
	
	As crianças passaram a frequentar mais cedo creches e escolas, tendo em vista a necessidade das mulheres entrarem para o mercado de trabalho para ajudar a compor a renda familiar.
	
	A escola deve valorizar a diversidade etnica e cultural preservando as características regionais.
	 
	No Brasil colonial a criança deixa de ser exclusivamente do âmbito familiar privado e passa a ser também responsabilidade do Estado.
	
	O trabalho feminino seja por necessidade, seja por opção, traz como consequência a necessidade de tornar coletivo o cuidado e a educação da criança pequena.
	
	Os pais das crianças indígenas apresentam um excelente modelo de tratamento para as crianças, pois são atenciosos e amorosos com seus filhos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407441169)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vida começa antes do nascimento. No ventre da mãe, a criança já tem o direito de ser protegida e gerada com saúde e segurança. Devemos, portanto, efetivar políticas públicas que favoreçam o nascimento e o desenvolvimento harmonioso de todo ser. Assinale qual a situação abaixo que indica uma violação ao direito da criança.
		
	 
	Recusar atendimento médico com prioridade em postos de saúde e hospitais públicos
	
	Proporcionar creches e pré-escolas para todos os filhos dos trabalhadores
	
	Garantir uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
	
	Fornecer declaração de nascimento, logo que a criança nasça
	
	Dar prioridade ao atendimento da criança em hospitais públicos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407440359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao surgimento da Educação Infantil, assinale as assertivas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:
I. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica.
II. No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, e que tem a criança como sujeito de direitos.
III. Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil esteve sob a responsabilidade da família e das instituições escolares, especificamente creches, durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
IV. No Brasil a creche foi criada exclusivamente com caráter pedagógico, o que diferenciou essa instituição das demais criadas nos países europeus e norte-americanos, que tinham nos seus objetivos o caráter assistencialista.
		
	
	F - F - V - V.
	
	F - V - F - V.
	
	F - V - F - F
	
	V - F - V - F.
	 
	V - V - F - F.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407443804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhar com crianças de Creches e Pré-escolas significa ter uma concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação. O educador cuida e educa uma criança quando:
		
	 
	Reconhece que é pela interação com os adultos, com outras crianças e com o meio que elas ampliam suas experiencias e se desenvolvem globalmente;
	
	Promove diariamente registros nas diferentes linguagens e avalia através de exercícios se ela pode ou não ser promovida a fase seguinte;
	
	Acredita, mas somente com muitos exercícios que ela pode aprender sobre algumas coisas importantes ao seu desenvolvimento;
	
	Reconhece que a criança,somente aprende pela brincadeira, portanto deve planejar apenas as brincadeiras adequadas a faixa etária da criança.
	
	Reconhece que a criança não é capaz de atuar ativamente nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407585105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério da Educação preocupado com as ações na organização do trabalho pedagógico de instituições de educação infantil, ao publicar os Referenciais para o exame nacional de ingresso na carreira docente (documento para consulta publica) deixa registrado que na garantia de bons professores entre outras ações faz-se necessário: Reconhecer as funções do ¿cuidar¿ e do ¿brincar¿ para o desenvolvimento das crianças da educação infantil. A PARTIR DO PARÁGRAFO ACIMA PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	haverá cursos específicos oferecidos pelo governo para cuidados corporais e o ensino de brincadeiras.
	
	é necessário contratar professores específicos para cuidar e outros para brincar, na organização do espaço e do tempo cotidiano.
	
	os cuidados com o corpo e com o brincar são funções exclusiva das professoras auxiliares
	 
	ter atenção com as relações corporais das crianças e orienta-las é também função dos professores.
	
	adultos que brincaram na infância estão mais aptos para essa função.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407401754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao discutirmos o perfil desejável de um educador (a) de creches é necessário ressaltar algumas características fundamentais. Abaixo se encontram algumas dessas características COM EXCEÇÃO DE:
		
	 
	ser autoritário e controlador
	
	ser organizado e ter planejamento
	
	ter paciência e afetividade
	
	ter bom humor e a boa disposição
	
	ser um observador-pesquisador de crianças
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407525722)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale: 'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
	
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407525723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por tudo que a brincadeira representa, compartilhamento, laços de amizade, diversão, convivência, etc - as ações a ela relacionadas requerem embasamento crítico e um maior conhecimento das

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.