A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL DOIS ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a citação:
“Dessa forma, para Tragtemberg (1985), saber está relacionado com a vigilância dos alunos na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 127.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o autor que interpreta a escola como uma instituição de vigilância e punição:
Nota: 10.0
	
	A
	Émile Durkheim.
	
	B
	Paulo Freire.
	
	C
	Demerval Saviani.
	
	D
	Pierre Bourdieu.
	
	E
	Michael Foucault.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Mais uma vez, de acordo com Foucault, Padilha (2003) resume a atuação da escola como instituição educativa baseada na vigilância e punição” (livro-base p. 133).
Questão 2/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a citação:
“Ela (a escola) tem um mesmo programa para todos, que não é apropriado por todos; uma abordagem quase que única de avaliação – para os que são iguais e para os que são diferentes, mesmo sabendo que os que são iguais, não são tão iguais assim”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 132.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que aponta corretamente mecanismos de exclusão institucionalizados na escola:
Nota: 10.0
	
	A
	Atividades em grupo, trabalhos de pesquisa, autoavaliação.
	
	B
	Diferentes formas de avaliação, atribuição de conceitos, políticas de inclusão.
	
	C
	Gestão democrática, abertura à comunidade, aproximação da família.
	
	D
	Repetência, notas baixas, desconstrução da autoestima.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Surgem, desse modo, os vários mecanismos institucionalizados de exclusão existentes na escola, como a repetência, as notas baixas, a desconstrução da autoestima dos alunos, a marginalização deles nas brincadeiras escolares ou nos jogos competitivos” (livro-base p. 132).
	
	E
	Respeito e valorização da diversidade e utilização de variados recursos.
Questão 3/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a citação:
“[...] se faz necessária a formação de pessoas capazes de entender a relação de cada indivíduo com o gênero humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 126.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que descreve os preceitos da integridade cultural proposta por Geertz:
Nota: 10.0
	
	A
	Reforçar as diferenças culturais entre os povos como irreconciliáveis.
	
	B
	Manter sua cultura intacta à influências externas.
	
	C
	Valorizar o outro respeitando suas diferenças.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Em situações como estas se faz necessária a formação de pessoas capazes de entender a relação de cada indivíduo com o gênero humano, resultando assim no respeito pelos diferentes – e, justamente por conta desta diferença, a valorização do outro –, seja em termos de uma visão positiva ou segundo os preceitos da integridade cultural proposta por Geertz, em que valorizar é deixar que as diferenças continuem a existir" (livro-base p. 126).
	
	D
	Preservar tradições culturais, não considerando variações necessárias no tempo e no espaço.
	
	E
	Buscar homogeneizar as diferenças para que todos façam parte de um mesma cultura.
Questão 4/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o trecho de texto:
“A questão é bem colocada por Padilha [...]: 'na escola tem lugar para quem é diferente?'; ou 'a escola é o espaço próprio para a diversidade?'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 131.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que aponta corretamente e a questão debatida pela sociologia da educação francesa, especialmente nos estudos de Bourdieu e Passeron:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola é o local, por excelência, de acolhida da diversidade por proporcionar a todos acesso aos mesmos conhecimentos.
	
	B
	A escola propicia oportunidades iguais para todos, independentemente da classe social.
	
	C
	Os mecanismos sociais de exclusão não se reproduzem na escola.
	
	D
	A escola é um lugar próprio para os diferentes, pois nela todos recebem tratamento igual.
	
	E
	A escola é um local de reprodução das desigualdades, uma vez que exclui aqueles que não têm contato com a cultura escolar em casa.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo como livro-base: “Quem são estes “mais iguais à escola”? Não seriam aqueles que são, de certa forma, “escolarizados” em casa, por meio de um arsenal cultural de peso, como a presença de livros nas estantes da sala, do computador em casa com acesso à internet, pela frequência a livrarias, cinemas e teatros? Em outras palavras, não se trata de apontar que quem vai melhor na escola é porque já tem, desde casa, um certo contato com a única cultura que a escola sabe transmitir (quando o faz)?” (livro-base p. 132).
Questão 5/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o extrato de texto:
“[...] contraditoriamente, vivemos ameaçados pela miséria e fome em muitos países e também pela violência e pela intolerância, que acaba por se reproduzir no nível micro, na escola, como reflexo do macro, ou seja, da violência e intolerância observadas na sociedade em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 128.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que contém marcos históricos importantes para as discussões sobre diversidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Grandes Navegações, Reforma Protestante e Iluminismo.
	
	B
	Independência Americana, as Ditaduras na América Latina e Guerra do Vietnã.
	
	C
	O Movimento Negro, o Feminista e o Estudantil, todos na década de 1960.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Outro marco histórico importante para as discussões da diversidade, já mencionado neste livro, surgiu a partir dos anos 1960, nos Estados Unidos, com a luta do povo negro pela igualdade racial naquele país [...]. A revolução feminista, também impetrada nos anos 1960, é mais um marco nas discussões sobre a diversidade [...]. Ainda marca essa tendência ao tratamento da diversidade a luta levada a efeito pelos estudantes no mundo todo, em especial da Europa, no ano de 1968” (livro-base p. 128).
	
	D
	O surgimento dos movimentos Operário, Sufragista e Sindicalista.
	
	E
	As revoluções Científica, Francesa e Industrial.
Questão 6/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a citação:
“No âmbito especificamente pedagógico, as diferenças são tratadas majoritariamente pelo movimento denominado multiculturalismo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 129.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta qual é o marco legal no Brasil para inclusão das discussões sobre diversidade:
Nota: 10.0
	
	A
	A Lei Maria da Penha.
	
	B
	O Estatuto do Idoso.
	
	C
	O Estatuto do Índio.
	
	D
	Lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
Você acertou!
Esta é a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.