Buscar

MUSICA PERIODO CLASSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estilo Manheim
No ano de 1720, a corte do príncipe Karl Theodore instala-se em Manheim, vinda de Heidelberg. Sua orquestra alcançou fama internacional.
· Johann Stamitz (1717-1757)
Nasceu na Alemanha, mas foi educado em Praga. É considerado o fundador da escola de Manheim.
Ele fez uso de novos efeitos, como temas em tríades ascendentes rápidas e precisão no uso da dinâmica e articulação. Uma grande evolução foi crescendo a partir desse grupo.
Outra importante contribuição foi usar movimentos com dois temas, sendo o segundo mais lírico.
· A música de Manheim
· A melodia como elemento central da articulação formal (elimina o baixo contínuo)
· Ordenação dos compassos em números pares (influência da música de dança)
· Variação da estrutura temática
· Contrastes temáticos no lugar do afeto barroco
· Manheim Manieren efeitos como crescendo de forma sincronizada (dramatismo)
· “sentimento” (dois temas opostos)
· Além desse importante efeito, os compositores dessa escola usam outros elementos típicos do “estilo explosivo” como: acordes interrompidos, pausas repentinas.
Estilo Sensível
Empfindsamkeit ou Empfindsamer Stil foi um movimento cultural de grande influência surgido no norte da região germânica em meados do século XVIII. O termo alemão é em geral traduzido como "sentimentalismo" ou "estilo sensível". O movimento foi uma expansão do Iluminismo para o mundo da arte e esteticamente pertence à órbita do Rococó, mas seus limites são imprecisos, recebendo influência de outros movimentos como o Romantismo e o Classicismo e produzindo impacto sobre eles. Teve expressões principais na música e na literatura. 
Na música há grande ênfase na expressão dos sentimentos e de uma sensibilidade refinada, buscando-se obter um efeito naturalista e simples, de acordo com os ideais clássicos e iluministas, onde a razão e natureza eram colocadas em um elevado patamar e estavam associadas às mais nobres qualidades morais, mas de fato as obras produzidas nesta corrente são sofisticadas, constituem mais uma elaboração artística e uma observação analítica do sentimento do que uma expressão direta, e o desejo de ilustrar com mais efeito o universo emocional humano levou à adoção de frequentes contrastes de atmosfera, textura, melodia e harmonia. Alguns representantes do movimento intensificaram a expressão emocional com quebras de continuidade mais dramáticas e imprevistas, produzindo uma música mais apaixonada e violenta, que tem alguns paralelos com a estética fantástica e arrebatada do sublime e do proto-romântico Sturm und Drang. 
Estilo Clássico 
A palavra "clássico" deriva do latim classicus, que significa um cidadão da mais alta classe. E, com efeito, seu sentido, para nós, está associado a algo que consideramos de alta classe, de primeira ordem, de extremo valor. Assim, como "clássicos" da literatura, falamos, por exemplo, das peças de Shakespeare ou dos romances de Charles Dickens; e descrevemos como "clássico" o estilo arquitetônico da Grécia e da Roma antigas, significando um estilo que atribui suma importância à graça e à simplicidade, à beleza de linhas e formas, ao equilíbrio e à proporção, à ordem e ao controle.
Foi, na verdade, a grande realização dos últimos compositores do Barroco, já num período denominado pré-clássico, entre 1730 e 1760. Estes anos caracterizaram-se por uma competição de ideias e tentativas de unificar a música num só estilo, onde os grandes mestres barrocos possuíam a técnica, mas não sabiam exatamente como corresponder a um público que pedia algo novo.
Esta forma de arte abstrata, construída no pré-clássico, alcançou um equilíbrio com o desenvolvimento de novas formas musicais: a sonata clássica, o quarteto de cordas, a sinfonia e o concerto.
No entanto, com a virada de século, entre 1790 e 1820, deu-se início a um novo período de transição onde o rígido formalismo clássico começou a entrar em decadência, com uma maior exploração harmónica e estrutural das obras. Acontecia o advento do romantismo.
O classicismo caracteriza-se pela composição de sonoridades refinadas, equilibradas e bem construídas.
As melodias passam a articular frases simples e claras, com início, meio e fim, originando uma estrutura periódica. Surge uma maior variação em relação à dinâmica das obras musicais, com o aparecimento do sforzatto, do crescendo e do diminuendo. O resultado de todas estas características é uma sonoridade notoriamente tonal.
O cravo cai em desuso, dando lugar ao piano, que o substituirá em definitivo. É a música instrumental que se destaca neste período, com o desenvolvimento de estruturas maiores: forma sonata, sinfonia, concerto e quarteto de cordas. Os compositores começam a compor atentos ao timbre dos instrumentos e às respectivas características técnicas de cada um: preocupam-se em compor uma frase especificamente para esse instrumento.
As bases da orquestração moderna foram estabelecidas durante o classicismo, não só pelas características acima mencionadas – dinâmica e timbre dos instrumentos – mas pelo desenvolvimento de um modelo de agrupamento instrumental. Neste sentido, estabeleceu-se a divisão entre cordas, sopros de madeira, sopros de metal e percussão.
· Cordas: dividas entre 1.º violinos, 2.º violinos, violas e violoncelos e contrabaixos (que na época tocavam a mesma coisa).
· Sopros de madeiras: divididos em uma ou duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes.
· Sopros de metal: divididos em duas trompas e dois trompetes (os trombones e as tubas só seriam inseridos no século XIX).
· Percussão: dois tímpanos.
A figura do maestro surge pela primeira vez neste período.
· Principais compositores do clacissimo:
Domenico Scarlatti (1685-1757) foi um dos primeiros grandes nomes deste período, escrevendo muitas sonatas através de relações tonais, em estrutura binária.
W. Gluck (1714-1787) é responsável pela reformulação da ópera clássica, privando a ópera da época dos seus maneirismos e exageros.
Joseph Haydn (1732-1809), considerado o primeiro grande mestre do classicismo, criou praticamente todos os géneros de música de concerto utilizados hoje em dia. Com Haydn a sinfonia tornou-se o momento principal de qualquer programa musical e o quarteto de cordas tornou-se sinónimo do melhor que se poderia encontrar em música de câmara.
Wolfganf Amadeus Mozart (1756-1791) é o segundo mestre deste período. Influenciado por Gluck, foi também um grande compositor de óperas, baseadas em acontecimentos da época. Ao contrário de Gluck, as suas óperas foram mais executadas no século XVIII, muito também devido ao seu talento.
Ludwig Van Beethoven (1770-1827) marcou o período clássico especialmente pela composição das suas sinfonias e das suas músicas para piano e conjuntos de câmara. No entanto, ao contrário dos anteriores, Beethoven é também considerado um compositor romântico porque contribuiu para a transição entre o classicismo e o romantismo.
Estilo Galante
O estilo da primeira fase do período clássico é chamado de estilo galante, um estilo amável, cortês, que visava principalmente agradar o ouvinte. Muita coisa nessa música peca pela falta de profundidade, mas naquilo que ela tem de melhor, como as composições de Carl Philip Emanuel e Johann Christian, os filhos de Bach - e as primeiras obras de Haydn e Mozart, mostra-se refinada, bem elaborada e extremamente elegante. O estilo prevalecente nas artes era o Rococó, que os arquitetos franceses introduziram a fim de suavizar a grandiosidade severa do Barroco. Suas marcas características eram a graciosidade, a frivolidade e o prazer sensual. O equivalente musical ao rococó foi o estilo galante, que se estabeleceu com base semelhante de leveza e elegância, substituindo a escrita complexa da música barroca por melodias de grande fluência e sentimentalidade.
Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto)
Movimento literário romântico alemão, que ocorreu no período entre 1760 a 1780.
O movimento acontecia por uma reação ao racionalismo que o Iluminismo do século XVIII postulara, bem como ao classicismo francês que, como forma estética, tinhagrande influência na cultura européia, principalmente na Alemanha daquele tempo.
Os autores desse movimento postulavam uma poesia mística, selvagem, espontânea, em última instância quase primitiva, onde o que realmente tinha valor era o Empfindung, o efeito da emoção, imediato e poderoso: emoção acima da razão. Os Stürmer eram contra a literatura e a sociedade do Antigo Regime.
A música da era Clássica (1750-1800) associada ao Sturm und Drang, era predominantemente composta num tom menor, exprimindo um sentimento difícil ou deprimente. Os grandes temas de uma peça são tendencialmente angulares, com grandes saltos e contorno melódico imprevisível. Os tempos mudam rapidamente e de forma inesperada, o mesmo acontecendo à dinâmica, por forma a reflectir fortes mudanças emocionais. Ritmos palpitantes e síncopes são comuns, o mesmo acontecendo com escalas rápidas nos registos de contralto e soprano. Nas cordas, o tremolo é um meio de enfatizar, da mesma forma que as súbitas e dramáticas variações de dinâmica e acentuações.

Outros materiais