Buscar

Avaliação dicursiva de Formação e Desenvolvimento de Coleções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jessica dos Reis Souza (3285689)
	
	Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668916) ( peso.:4,00)
	Prova:
	34901557
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Dossiê CopySouth revela as controvérsias que rodeiam as leis de direitos autorais em diversos países. O dossiê denuncia os benefícios dos países desenvolvidos do Norte em relação aos países em desenvolvimento do Sul, visto que os primeiros, através das multinacionais, já possuem uma porcentagem esmagadora da propriedade intelectual mundial. Esse dossiê destaca as crescentes imposições e pressões institucionais internacionais na perspectiva de diminuição do Copyrigh. Nesse sentido, disserte sobre a diferença de Copyrigh e Copyleft.
	Resposta Esperada:
- Os direitos autorais visam estimular uma determinada prática social que é o incremento da atividade criativa do homem para o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico da sociedade.
- A função social do direito de autor, que deveria promover o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico mediante a concessão de um direito exclusivo para a utilização e exploração de determinadas obras intelectuais por certo prazo, passa a ser centralizada e direcionada para fins de beneficiar financeiramente um grupo muito seleto de pessoas que, sem nada criar, utiliza estruturas proporcionadas pelo capital para vender e lucrar sobre produções científicas e culturais.
- Já o Copyleft é um método geral para tornar-se um programa (ou outra obra) livre e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.
- O modo mais simples de tornar-se um programa livre é colocá-lo em domínio público, sem copyright. Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal a atividade.
	2.
	Muitas questões éticas permeiam a formação e o desenvolvimento de coleções. O bibliotecário deverá buscar se capacitar cada vez mais de modo que sua atuação profissional bibliotecária promova uma sociedade mais justa e com afirmação da diversidade cultural. Disserte sobre a ética no processo de formação e desenvolvimento de coleções.
	Resposta Esperada:
O profissional ao traçar a política de formação e desenvolvimento de coleções, conceberá a biblioteca como um espaço coletivo. Dessa maneira, a coleção será desenvolvida para suprir as necessidades informacionais de todos os interagentes que utilizam tal espaço, de modo que o acesso à informação vise ao bem de todos e seja um bem público. Percebemos, portanto, que a tarefa de desenvolver este instrumento não está imbuída apenas de conhecimentos técnicos sobre a área, mas também exige consciência política e ética na atuação do bibliotecário. Todos os usuários têm o mesmo direito de acesso à informação, sem distinção de sexo, raça, gênero ou postura ideológica ou político-partidária.
Parte inferior do formulário

Outros materiais