Buscar

A Perspectiva da Liberdade - Redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Perspectiva da Liberdade
Amartya Sem aborda sobre como o desenvolvimento está relacionado com a expansão das capacidades das pessoas, ou seja, elas podem melhorar de forma satisfatória em relação a sua realidade social de acordo com o aumento no índice de liberdade que pessoa irá deter, através das escolhas sábias que estas possam ter.
Neste capítulo, o autor coloca em estudo os artifícios que possibilitem as ações e escolhas do indivíduo e também as oportunidades detidas pelos sujeitos. A perspectiva de liberdade leva em consideração as realidades sociais e pessoais de cada um. Os valores tradicionais estão diretamente ligados ao desenvolvimento, pois faz parte da liberdade de cada um. Liberdade essa que não pode ser impedida para nenhuma pessoa, pois, como mostrado na introdução do livro “Desenvolvimento como Liberdade”: todos devem ter direito de realizar suas próprias escolhas, mas também estarem adeptos a se responsabilizarem pelas devidas consequências. Vale ressaltar que, se a liberdade está relacionada com o desenvolvimento tanto econômico quanto em relação à qualidade de vida, com isso, deve-se levar em consideração também que a conservação dos valores tradicionais (seja religioso, cultura, etc.), está também diretamente relacionada com a evolução da população e do país. Além disso, outro ponto importante está relacionado com impedimentos econômicos e de capacidades. O autor foca a atenção para as causas que tornam o desenvolvimento importantes, ao invés de se limitar a meios que se inter-relacionados, que possuem um papel importante no processo, Sendo assim, o desenvolvimento requer a remoção das principais formas de privação da liberdade, sendo elas a pobreza e tirania, negligência ou interferência dos estados repressivos e a falta de oportunidades econômicas. O relacionamento econômico com cada pessoa se dá pelo interesse de cada um em evoluir nessa questão, dependendo do estado ou não. Mas é bastante complicado quando o estado interfere negativamente por questões de não liberdade para com os habitantes, algo que é extremamente fundamental para a evolução. Partindo do princípio de que o estado interfere em valores tradicionais, vale ressaltar que isso também é uma forma de retrocesso em relação com o desenvolvimento, pois cada pessoa consegue contribuir mais quando possuem a verdadeira liberdade, sem agir sob pressão,
Dentro destas perspectivas, pode-se concluir que o desenvolvimento como liberdade trará resultados, quando existir definitivamente uma luta eficaz às desigualdades sociais, à pobreza e à miséria.

Outros materiais