A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
TRANSCRIÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

TRANSCRIÇÃO – QUESTÕES NORTEADORAS (BCM 2)
1)O que é (desoxi)nucleotídeo? 
Resposta: É um nucleotídeo composto por uma base nitrogenada, uma pentose do tipo desoxirribose, e um grupo fosfato.
 2) O que é (ribo)nucleotídeo? 
Resposta: É um nucleotídeo composto por uma base nitrogenada, uma pentose do tipo ribose, e um grupo fosfato. 
3) Quais são os tipos de nucleotídeo que formam o RNA? 
Resposta: Os (ribo)nucleotídeos monofosfato de adenosina (A), monofosfato de guanosina (G), monofosfato de citidina (C), monofosfato de uridina (U). 
4) Os RNAs são complementares a qual fita de DNA? Fita molde ou Fita codificadora? 
Resposta: Os RNAs são complementares a fita molde de DNA e idênticos a fita codificadora de DNA, com a única diferença que as citidinas presentes no DNA são trocadas por uridinas no RNA. 
5) O que é "Expressão Gênica"? 
Resposta: É quando a informação genética contida em um gene é manifestada de modo a formar moléculas de RNA e proteínas. 
6) A Expressão Gênica de um mesmo gene é igual em todos os tipos celulares do nosso organismo? 
Resposta: Apesar de todas as nossas células conter todos os nossos genes, esses genes não se expressam igualmente em todos os tipos de tecidos do nosso organismo. Alguns genes são ativos em determinadas células e inibidos em outras. Por exemplo: o gene da Glicoquinase está presente em todas as nossas células, mas está ativo apenas nas células hepáticas e beta-pancreáticas. 
7) O que é Expressão Gênica Constitutiva? 
Resposta: Expressão constitutiva é a expressão de alguns genes específicos que são sempre expressos constantemente no nosso organismo. 
8) Qual enzima é responsável pela Transcrição de um gene? 
Resposta: A enzima responsável pela Transcrição de um gene é a RNA-polimerase. 
9) Em qual local da célula a Transcrição ocorre nos organismos procariotos? E nos eucariotos? 
Resposta: Em procariotos a transcrição acontece no citosol, e em eucariotos acontece no núcleo. 
10) O que significa região promotora, ou promotor? 
Resposta: É uma região específica que se localiza logo antes do início dos genes, com a finalidade de controlar a expressão desses genes. Nos eucariotos, é o local onde os fatores de transcrição gerais se ligam, e nos procariotos é o local no qual o fator sigma se liga. 
11) Quantos genes cada promotor controla nas células eucarióticas? 
Resposta: Nos eucariotos, cada região promotora é responsável por controlar a expressão de apenas um único gene. 
12) O que é intron? O que é exon? 
Resposta: Intron são regiões contidas nos genes dos eucariotos mas que não vão ser codificadas em proteínas. Exon são regiões contidas nos genes dos eucariotos e que vão ser codificadas em proteínas. 
13) O que é Fator Sigma nos procariotos? 
Resposta: É o fator de transcrição que se liga a região TATA BOX do promotor dos procariotos. 
14) O que são os Fatores Gerais de Transcrição nos eucariotos? 
Resposta: São proteínas produzidas no citosol dos eucariotos, e que são importados para o núcleo e que vão controlar o processo de transcrição quando se ligam a região promotora. Tanto a expressão gênica constitutiva quanto a expressão gênica não-constitutiva são controladas por fatores gerais de transcrição. 
15) O que são os Fatores de Transcrição Específicos nos eucariotos? 
Resposta: São proteínas produzidas no citosol dos eucariotos, e que são importados para o núcleo e que vão controlar o processo de transcrição quando se ligam a região do “Enhancer”. A expressão gênica não-constitutiva são controladas por esses fatores de transcrição específicos. 
16) O que é a região "Enhancer" nos eucariotos? 
Resposta: É uma região específica que se localiza logo antes da região promotora de alguns genes, com a finalidade de controlar mais finamente a expressão desses genes. É o local onde os fatores específicos de transcrição se ligam. 
17) O RNA dos procariotos sofrem processamento? E o RNA dos eucariotos? 
Resposta: O RNA dos eucariotos não sofrem processamento. O RNA imaturo recém formado nos eucariotos precisam ser primeiramente processados antes de sofrerem o processo de tradução. 
18) Em qual local da célula o RNA de eucariotos sofre o seu processamento? 
Resposta: O RNA de eucariotos antes de sair pelo poro nuclear e ser traduzido no citosol, ele é processado no núcleo. 
19) Quais são as 3 etapas do processamento que o RNA de eucariotos sofre? 
Resposta: 1) capeamento da extremidade 5’ ou adição do CAP-5’; 2) Splicing; 3) Poliadenilação da extremidade 3’ ou adição da cauda Poli-A. 
20) O que é splicing? O que é splicing alternativo? 
Resposta: Splicing é a retirada dos introns do RNA imaturo e junção dos exons formando o RNA maduro nos eucariotos. Esse processo não ocorre no RNA de procarioto, vista que o RNA desses organismos não contém intron ou exon. Splicing alternativo é quando há a retirada dos introns e a retirada de alguns exons, formando RNAs maduros diferentes de um único gene, gerando assim, tipos diferentes de proteínas a partir desse único gene. 
21) O que é capeamento da extremidade 5' ? 
Resposta: É a adição de um nucleotídeo de monofosfato de guanosina metilado na extremidade 5’ do RNAm dos eucariotos, com a finalidade de proteger essa extremidade de não ser degradada pelas nucleases. 
22) O que é poliadenilação do RNA? 
Resposta: É a adição de vários nucleotídeos de monofosfato de adenosina na extremidade 3’ do RNAm dos eucariotos, com a finalidade de proteger essa extremidade de não ser degradada pelas nucleases. 
23) Qual a função do CAP-5' e da cauda Poli-A no RNAm? 
Resposta: 1) proteger o RNAm dos eucariotos de não ser degradado pelas nucleases; 2) essas regiões são reconhecidas por receptores na região dos poros nucleares para que haja a abertura desses poros e o RNAm consiga ser exportado para o citosol; 3) o CAP-5’ é importante para a montagem do ribossomo para início da tradução. 
24) Quais as diferentes funções do RNA?
 Resposta: Transporte de aminoácidos (RNAt), Transmitir informação gênica (RNAm), Função catalítica - ribozimas (RNAr - ribossomo; snRNA - spliceossomo); molde de telômero; Silenciamento gênico (microRNA, siRNA). 
25) O que é Transcrição Reversa? 
Resposta: É a síntese de DNA complementar (cDNA) a partir de uma molécula de RNA. Esse processo acontece nos vírus chamados retrovírus.