Buscar

Atividade1_RelatorioNuvemHibrida _RitaCostaSales

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Rita de Cassia Pinho da Costa Sales
Nuvem hibrida: o melhor de duas plataformas da computação em nuvem
Há vários modelos de implementação de computação em nuvem disponíveis no mercado, pois está sempre em amplo crescimento, e as empresas podem escolhê-las de acordo com as suas necessidades e também as vantagens que podem oferecer. Há um modelo que tem se destacado pela forma mista de montar a infraestrutura, chamada nuvem híbrida. A nuvem híbrida é a combinação de dois tipos de modelos de implementação ou até mais, mas geralmente é nuvem privada e pública, então para que a nuvem seja hibridas os diferentes ambientes de nuvem devem estar fortemente interconectados, funcionando de forma combinada e deve incluir pelo menos a nuvem pública. Um ambiente configurado com a nuvem híbrida permite que as organizações aproveitem as vantagens dos dois tipos de plataformas de nuvem e escolher de acordo com as necessidades do momento.
Quando uma empresa precisa de desempenho, implementar a nuvem híbrida pode ser a solução, porque ela pode ter a segurança da nuvem privada e o custo beneficio da nuvem pública. A infraestrutura da nuvem hibrida inclui uma rede, servidores e softwares de virtualização. Transações financeiras ou informações que deve se manter a confidencialidade serão hospedados na nuvem privada enquanto s tarefas básicas podem ser utilizadas na nuvem pública. Então vamos ver as vantagens e desvantagens dessa implementação.
Sobre as vantagens, a flexibilidade é uma das maiores vantagens pois quando a empresa está com uma alta demanda, ela pode utilizar a solução hibrida e deixar a nuvem privada fazendo as partes mais pesadas e utilizando a nuvem pública so quando tiver que desafogar nos picos de uso; O escalonamento de recursos pode agilizar os serviços, já que é possível migrar algumas operações para o ambiente público; Se uma nuvem for derrubada ou parar de funcionar por algum motivo a outra pode ser utilizada para evitar interrupções do serviço; redução de custos pois ela não é totalmente privada e a empresa pode ficar a vontade para escolher o provedor que quiser com os serviços mais acessíveis, e a manutenção é bem mais simples e barata e a nuvem hibrida traz produtividade e inovação para a empresa, pelo fato de otimizar os processos, pois se possui segurança, um banco de dados de acordo com as necessidade a empresa e controle no uso das informações.
Quanto as desvantagens pode ser a compatibilidade, é necessário utilizar os softwares corretos para poder executar todo tipo de arquivos, já que são duas plataformas diferentes; Se os serviços em diferentes nuvens tiverem que conversar entre si , pode-se gerar uma latência, dependendo de onde estão localizadas e quanto mais softwares e hardwares forem implementados, mais vulnerabilidades podem aparecer.
Tirando essas pequenas desvantagens, a utilização de nuvens hibridas são as melhores para as organizações que querem produtividade.

Outros materiais