A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Relatório de Orçamento

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
TECNÓLOGO GESTÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO DE DADOS (ADEMÁRIO ARAUJO)
RELATÓRIO DO ORÇAMENTO
SALVADOR-BA
2021
INTRODUÇÃO
Orçamento empresarial é o orçamento utilizado por empresas com finalidades lucrativas. Entidades sem fins lucrativos também elaboram o orçamento de atividades sociais, e as instituições públicas elabora, o orçamento público. Afinal, o que é orçamento?
Com base nos estudos, percebe-se que o planejamento é a chave da gestão empresarial para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas e até mesmo para a vida pessoal dos indivíduos. É possível afirmar que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento, porém, algumas vezes, sendo elas em pequenas organizações, os planos não são formalizados. Entretanto com um crescimento de algumas atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes, tornando-se muito necessário um planejamento mais formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza das organizações assim como a maximização da riqueza dos acionistas ou proprietários. Nesse sentido, o orçamento empresarial é o instrumento que contempla formalmente as metas e objetivos, funcionando como meio para comunicar de onde e para onde a empresa está caminhando.
Orçamento de Produção
A função de produção em uma empresa industrial ou de serviços, é gerar produtos ou serviços. Faz a gestão da transformação de insumos (matérias-primas, materiais auxiliares, energia, maquinários, mão de obra, conhecimentos técnicos etc.) em produto final.
Exemplo: Uma máquina, por mais sofisticada e automatizada que seja, não consegue produzir um bom produto se não houver a combinação adequada dos insumos. A função de produção tem o papel de integrar os recursos de forma que estes se transformem em um produto que atenda ás necessidades dos clientes.
Orçamento Comercial
Já a função comercial, atuando em estrita linha com a área de marketing, incorpora um conjunto de atividades que faz o produto ou serviço chegar ao cliente no prazo, com a qualidade esperada e preço adequado.
Exemplo: entregar ao cliente um produto que gera muita reclamação vai, pouco a pouco, consumindo recursos para tentar resolver o problema, inclusive prejudicando a imagem corporativa. O equilíbrio entre prazo, qualidade e preço pode ser administrado eficazmente pela função comercial.
Referências
ATUÁRIA, D. D. C. E. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 19, p. 47, Maio 2008.
HOJI, M. Orçamento Empresarial. 1. ed. São Paulo: Ana Laura / Lígia Maria / Thiago Fraga, 2017.
JERONIMO, P. D. L. R., 2018. Disponivel em: <https://orcamentoempresarial.com/2018/06/04/o-orcamento-de-custos-em-empresas-industriais-etapas-e-relacionamentos/>. Acesso em: 13 jul. 2021.