Buscar

questionário Adubos e adubação

Prévia do material em texto

1. Observe a análise do solo abaixo e discuta CADA característica e como afeta na fertilidade do solo e nutrição das plantas. (MÁXIMO DE CINCO LINHAS CADA RESPOSTA)
A. pH
Como sabemos, o pH nos mostra a acidez ativa em uma análise de solo e sua escala varia entre 0-14. Um valor de pH igual a 7 é considerado neutro, valores abaixo de 7 são ácidos e acima de 7 são básicos. O pH do solo varia entre 4 e 9, mas a maioria das culturas têm maior produtividade em uma faixa de pH entre 5,5 e 6,5. Por vezes é necessário adequar a faixa de pH para que haja boa produtividade.
B. Ca
Os valores apresentados, são os mínimos desejáveis para culturas, sendo o limite superior o necessário àquelas mais exigentes no nutriente. As formas disponíveis de Ca no solo são adsorvidas nos coloides do solo. O calcário e o gesso são as principais fontes de Ca. 
C. Mg
A interpretação de magnésio é bastante consistente com os dados experimentais disponíveis. se houver magnésio suficiente, não deverá ocorrer deficiência. Porém, se os teores de magnésio forem baixos, a adubação potássica poderá agravar a deficiência.
D. CTC pH 7
Quantidade de cátions adsorvidos pelo solo quando o pH é igual a 7.
E. CTC efetiva
É a quantidade de cargas negativas ocupadas com os cátions trocáveis não considerando o H+. Os valores da CTC efetiva mostram a capacidade de armazenar nutrientes que varia de acordo com o pH. Para aumentar a capacidade do solo é necessário aumentar o pH, que aumenta a CTC e, dessa forma, consegue-se armazenar mais nutrientes. Para aumentar o pH do solo usamos calcário.
F. M. O
A matéria orgânica apresenta cargas que contribuem para o aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo. Além de ser fonte de nutrientes, a M.O. regula a disponibilidade de alguns nutrientes em função de sua alta reatividade devido a melhor agregação e retenção de água. 
G. V%
É a porcentagem obtida a partir da divisão da soma das bases pela CTC do solo. A calagem tem por objetivo elevar a V% do solo para adequá-la as exigências da cultura. Ao elevar a saturação por bases, utilizando-se da calagem, há uma redução do H+Al, que reduz a acidez do solo.
H. Al
Todos os solos contêm alumínio em diferentes formas e compostos, inclusive na forma iônica Al3+, que é a forma tóxica as plantas. Quando presente no solo, o Alumínio pode inibir o crescimento das raízes e tornar indisponíveis alguns nutrientes. Corrigir o solo com calcário irá elevar o pH fazendo com que o Al3+ não seja prejudicial para as raízes e para o solo. 
I. Acidez potencial
Capacidade do solo em liberar H+ na presença de substâncias no solo que funcionam como ácidos fracos, liberando íons H+ para a solução do solo causando acidificação do meio tamponando as variações de pH. É ela que limita o crescimento de raízes e ocupa espaços nos coloides do solo fazendo com que os nutrientes livres na solução do solo sejam lixiviados. 
J. Realizaria a calagem? Qual dose em caso afirmativo? Adicione os critérios.
Sim, realizaria a calagem. Utilizaria uma dose entre 2-2,5 tonelada por hectare. O pH do solo, de acordo com os critérios, se enquadra na classe de acidez elevada. Ao realizar a calagem o pH do solo aumentará, os teores de Al 3+ irão diminuir e os macronutrientes como o Magnésio e o Cálcio serão disponibilizados.
K. Realizaria gessagem? Sim ou não? Argumente 
Sim, realizaria. a gessagem aumentaria a saturação por bases, absorção de água e de alguns nutrientes. Também forneceria Ca e S em camadas mais profundas do solo e promoveria condições para melhor desenvolvimento do sistema radicular. 
L. Adicione os elementos e explique o gráfico abaixo
A variação de pH influencia na disponibilidade de macro e micronutrientes do solo. Quando o pH apresenta valores próximo de 6,5 melhora a disponibilidade de todos os nutrientes e também reduz a presença de Al. Em solos com pH baixos ocorre o inverso e, em solos com o pH elevado reduz-se a disponibilidade de micronutrientes.
Mo , Cl
P
N, S, B
Ca, Mg, K
Cu, Mn, Z, Fe 
Al

Continue navegando