A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
PROJETO INTEGRADOR VI (1)

Pré-visualização | Página 1 de 5

14
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROJETO INTEGRADOR VI
PITÁGORAS E SUAS APLICAÇÕES:
 Estudo de Caso com os Alunos do 3º Ano do Ensino de Jovens e Adultos
Discentes:
Aparecido Benedito Grisote - RA 1804723 Priscila Francine Pereira - RA 1804283 Márcia Andrea Bussadori Fini - RA 1807745 Patrick Néri da Costa - RA 1812080
Ricardo Bertelini - RA 1801541 Rogério Manso Vieira - RA1801875
Rosimari Izilda Saravale Caetano - RA1803852
MONTE ALTO-SP 2021
Aparecido Benedito Grisote 
Priscila Francine Pereira 
Márcia Andrea Bussadori Fini 
Patrick Néri da Costa 
Ricardo Bertelini 
Rogério Manso Vieira
Rosimari Izilda Saravale Caetano
PITÁGORAS E SUAS APLICAÇÕES:
Estudo de Caso com os Alunos do 3º ano do Ensino de Jovens e Adultos
Relatório Técnico apresentado na disciplina de Projeto Integrador VI para o curso de Licenciatura em Matemática da fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Tutor: Nicholas Wagner Eugenio
MONTE ALTO-SP
2021
 RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar aos alunos o Teorema de Pitágoras. Tendo em vista o quão imprescindível é o aprendizado deste conteúdo devido á versatilidade e a presença da trigonometria no cotidiano dos alunos, sendo proposto um trabalho com os alunos do 3° ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para perceberem a presença dos conceitos trigonométricos em suas atividades tanto em casa como no trabalho e que a observação das formas geométricas muitas vezes está relacionada com o teorema, o projeto explorará em muito como surgiu o seu contexto histórico e suas aplicações no campo da matemática. Também será contemplada no estudo a geometria e trigonometria em suas diferentes vertentes. Serão apresentadas algumas de suas demonstrações mais usuais. Todo o projeto será baseado nas competências e habilidades indicadas no currículo, segundo a Base Nacional Comum Curricular BNCC e nos livros didáticos indicados pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Iremos analisar as dificuldades mais comuns apresentadas pelos discentes, acerca do tema trabalhado e desenvolver juntamente com a professora da sala um roteiro de aula com métodos que facilitem e despertem o interesse dos discentes, por meio de pesquisas, experimentos, atividades teóricas e práticas para proporcionar aos alunos diferentes possibilidades de aprendizado. O principal foco deste trabalho é contemplar as necessidades de aprendizagem do Teorema de forma lúdica e que induza o aluno a ser construtor do seu conhecimento, descobrindo, através das atividades propostas, a fórmula resolutiva e a sua aplicabilidade.
Palavras-Chave: Trigonometria, Pitágoras, Dificuldades, Aprendizagem, Aplicabilidade.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DESENVOLVIMENTO	5
OBJETIVO GERAL	5
OBJETIVO ESPECÍFICO	5
JUSTIFICATIVA	5
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 	6
 3.1 HISTÓRIAS DE PITÁGORAS	6
 3.2 A IMPORTÂNCIA DE PITÁGORAS	7
 3.3 PITÁGORAS E A TRIGONOMETRIA	9
 3.4 RESOLUÇÔES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PITÁGORAS	9
METODOLOGIA	13
REFERÊNCIAS	15
1- INTRODUÇÃO
O Teorema de Pitágoras encontra-se dentro da área do conhecimento matemático denominado Trigonometria, ao qual tem como foco o estudo baseado na proporção fixa entre comprimentos de lados de um triângulo retângulo, sendo essas proporções conhecidas como seno, cosseno e tangente. Desta forma, os conhecimentos acerca da trigonometria, ao qual engloba o Teorema de Pitágoras, são de enorme importância para as áreas das ciências exatas. Sendo assim, torna-se de extrema importância que os alunos consigam compreender tais conceitos e sua aplicabilidade, para que consigam dar continuidade ao conhecimento (BATISTA; AMARAL, 2017). 
Para os autores Batista e Amaral (2017), o Teorema de Pitágoras encontra-se entre os conteúdos que os alunos mais apresentam dificuldades, o que acaba acarretando em prejuízos na aprendizagem, tendo em vista que este teorema é a “porta de entrada” para o conhecimento trigonométrico. Tais dificuldades estão atreladas às estratégias e metodologias de ensino ditas tradicionais, ao qual não possibilita com que o aluno desenvolva um olhar mais amplo acerca da aplicação dos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula, o que acaba desmotivando o aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Desta forma, o presente trabalho será realizado com foco no processo de ensino e aprendizagem acerca de conteúdos abarcados pelo Teorema de Pitágoras e sua aplicabilidade, com alunos do terceiro ano do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), da Escola Estadual Jeremias de Paula Eduardo, localizada na cidade de Monte Alto, SP.
Para a elaboração deste trabalho, contamos com a colaboração da Professora Kátia Renata Gouveia Pequeno, responsável pela disciplina de matemática desta turma de alunos. O método de pesquisa adotado pelo presente trabalho foi através de conversas por meio do aplicativo “Whatsapp”, tendo em vista o atual cenário de pandemia da COVID 19 e a necessidade do distanciamento social que vivenciamos. Sendo assim, nosso grupo realizou, primeiramente, um Brainstorming para identificar o objetivo primordial do trabalho, buscando escolher o tema mais adequado para a realidade da nossa pesquisa com os alunos.
O foco do Projeto é propor uma sequência didática diferenciada sobre o Teorema de Pitágoras, observando o fato que esta matéria é vista inicialmente no 9º ano do ensino fundamental II e, volta a aparecer no ensino médio com diferentes níveis de aprendizagem. É importante salientar que as aulas atualmente estão sendo via remota, devido ao contexto da pandemia que estamos vivenciando. Desse modo, outro fator importante que devemos analisar está relacionado às dificuldades de aprendizagem dos alunos, tendo em vista os obstáculos existentes no modelo de educação à distância, tanto no que diz respeito ao acesso às aulas, como na interação e criação de vínculos entre alunos e professor. 
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- Objetivo Geral:
Identificar, discutir e propor soluções frente às dificuldades dos alunos no que se refere aos conteúdos aprendidos em sala de aula diante da trigonometria, com foco no Teorema de Pitágoras. 
2.2- Objetivos Específicos:
A partir da nossa conversa com a Professora Kátia e posteriormente o nosso Brainstorming, verificamos que o nosso objetivo principal é buscar a análise do conhecimento dos alunos quanto à matéria e, procurar trazer resultados produtivos e dinâmicos, agregando conhecimentos e assim, minimizar tais dificuldades enfrentadas. Diante disso iremos:
· Apresentar uma proposta metodológica sobre o tema, buscando recursos desenvolvidos em sala, apontando desde o contexto histórico, até o aluno transparecer, algo no seu cotidiano.
· Revisar o tema com a aplicação de situações problemas que são aplicados na atualidade para os alunos do 9ºano do Ensino Fundamental e assim descobrir qual a base de habilidades dos discentes do 3º ano do EJA.
· Aplicar uma estratégia de ensino trigonométrico com o teorema de Pitágoras, conforme a realidade no cotidiano dos alunos, traçando caminhos que facilitem a compreensão da matéria, trazendo resultados positivos nas avaliações. 
· Desenvolver um roteiro de aula para passar para os discentes, a fim de verificar, debater e, analisar tais resultados.
2.3-Justificativa
Muitos alunos encontram dificuldades no que se refere aos conteúdos matemáticos, sendo estas pautadas na aplicabilidade dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Este fato pode ser evidenciado quando alunos realizam perguntas como: “Onde vou usar isso?”; “Para que tenho que aprender sobre Pitágoras?”. Isto faz com que a aprendizagem fique prejudicada, tendo em vista que os alunos acabam perdendo o interesse no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, torna-se imprescindível identificar quais as dificuldades mais prevalentes dos alunos, no que se refere aos conteúdos trigonométricos, com foco no Teorema de Pitágoras e, através disso, fazer questionamento e exercicíos diversificados,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.