Buscar

Doutrina Política_ Liberalismo-Turma 1__- Exercícios III

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Texto da questão
Considerando o conteúdo do módulo III, julgue o trecho abaixo como Verdadeiro ou Falso.
Dworkin postula que os indivíduos têm diretitos que existem independentemente de seu reconhecimento em lei, e que, assim, não podem sofre violência em nome de qualquer argumento utilitarista, como o bem comum, o interesse da sociedade ou simplesmente a vontade da maioria. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 15,00 de 20,00
Texto da questão
Com base nos estudos do direito à livre expressão, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
Entre os americanos é popular a ideia de que a Suprema Corte não é a guardiã dos direitos morais dos indivíduos.
Resposta 1
Verdadeiro ------ Falso
 
As leis podem se modificar, porém, os tribunais não podem interpretá-las num sentido restritivo.
Resposta 2
Falso
 
A condenação equivale a praticar um mal certo, a limitação de um direito fundamental, em troca de um benefício incerto, ou seja, a prevenção da integridade física e da propriedade de outros cidadãos.
Resposta 3
Verdadeiro
 
O indivíduo que em um auditório fechado e repleto de gente grita ¿fogo¿ sem motivo, pode alegar o direito à liberdade de expressão para não ser condenado pelos ferimentos que o tumulto provoque.
Resposta 4
Falso
 
Feedback
Your answer is partially correct.
Você selecionou corretamente 3.
A resposta correta é: Entre os americanos é popular a ideia de que a Suprema Corte não é a guardiã dos direitos morais dos indivíduos. → Falso, As leis podem se modificar, porém, os tribunais não podem interpretá-las num sentido restritivo. → Falso, A condenação equivale a praticar um mal certo, a limitação de um direito fundamental, em troca de um benefício incerto, ou seja, a prevenção da integridade física e da propriedade de outros cidadãos. → Verdadeiro, O indivíduo que em um auditório fechado e repleto de gente grita ¿fogo¿ sem motivo, pode alegar o direito à liberdade de expressão para não ser condenado pelos ferimentos que o tumulto provoque. → Falso.
Questão 3
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Texto da questão
Considerando o conteúdo do módulo III, julgue o trecho abaixo como Verdadeiro ou Falso.
É sob o período que veio a chamar-se de renascimento que uma constelação de fatores atuaram no sentido de delinear uma nova compreensão do Homem, libertando-o das amarras religiosas e feudais até então vigentes. A Reforma protestante, o nascimento do Estado moderno, o descobrimento da América, o desenvolvimento cientifico e tecnológico, a ampliação da capacidade de abstração abrem – no entender de Hannah Arendt – um inédito espaço público em solo europeu, no qual vieram a florescer e sedimentar-se as ideias e práticas liberais.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 4
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Texto da questão
Em análise aos conceitos dos direitos individuais, o problema central para o liberalismo é a limitação do poder do Estado. Daí a ênfase na preservação da iniciativa individual na esfera econômica e a desconfiança permanente de uma possível tirania da maioria, considerada a mais perigosa, por ter como fundamento o princípio legítimo da:
Escolha uma opção:
1. Desigualdade política entre políticos e cidadãos.
2. Desigualdade política dos cidadãos.
3. Igualdade política entre políticos e cidadãos.
4. Nenhuma das alternativas anteriores.
5. Igualdade política dos cidadãos. 
Feedback
A resposta correta é: Igualdade política dos cidadãos.
Questão 5
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Texto da questão
Em relação à desobediência civil, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
Todo cidadão teria de maneira geral, o dever de obedecer às leis, mesmo àquelas com as quais não concorda, em respeito à ordem social, da qual é beneficiário.
Resposta 1
Verdadeiro
 
Se o cumprimento da lei conflita com a consciência, o indivíduo possui o direito de seguir a sua consciência e violar a lei.
Resposta 2
Verdadeiro
 
Na visão de Dworkin, um clássico exemplo de desobediência civil, é a recusa ao serviço militar, particularmente na época da guerra do Vietnam.
Resposta 3
Verdadeiro
 
Para Dworkin, quando uma questão de consciência está em jogo, nem uma decisão da Corte deve ser obedecida.
Resposta 4
Verdadeiro
 
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é: Todo cidadão teria de maneira geral, o dever de obedecer às leis, mesmo àquelas com as quais não concorda, em respeito à ordem social, da qual é beneficiário. → Verdadeiro, Se o cumprimento da lei conflita com a consciência, o indivíduo possui o direito de seguir a sua consciência e violar a lei. → Verdadeiro, Na visão de Dworkin, um clássico exemplo de desobediência civil, é a recusa ao serviço militar, particularmente na época da guerra do Vietnam. → Verdadeiro, Para Dworkin, quando uma questão de consciência está em jogo, nem uma decisão da Corte deve ser obedecida. → Verdadeiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes