Buscar

exerccícios relações ecológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCICOS – Relações ecológicas
Resumos da Ana @enempersonalizado
1-(SELECON 2020) Mamíferos de grande porte, como a onça pintada e o lobo-guará, precisam de grandes quantidades de alimento e demandam áreas extensas para viver, por isso a disputa por recursos entre eles se torna particularmente acirrada, em função da destruição de habitats. O desaparecimento desses animais resulta no aumento na população de suas presas, como ratos e camundongos, que carregam diversos patógenos. Assim, muitas das doenças zoonóticas com as quais se têm lidado nos últimos tempos - como Covid-19, ebola, gripes suína e aviária - possuem uma relação direta com o impacto humano em habitats naturais.
As relações ecológicas que envolvem onças-pintadas/lobos-guará, onças-pintadas/camundongos e ratos/agentes patogênicos são, respectivamente:
A predatismo, comensalismo e mutualismo
B sociedade, parasitismo e protocooperação
C competição intraespecífica, amensalismo e colônia
D competição interespecífica , predatismo e parasitismo
2-(UFC 2018) Duas ou mais espécies podem interagir de diversas maneiras na natureza. A interação entre duas espécies quando o recurso não é suficiente para ambas pode resultar na exclusão de uma delas. Esta interação chama-se:
A-comensalismo.
B-competição.
C-predatismo.
D-mutualismo.
3- (IFPE 2019)Alguns corais possuem uma relação ecológica com algas zooxantelas, que dão coloração ao coral. Quando o coral perde essas algas, fica branqueado. As zooxantelas vivem dentro dos corais, sendo responsáveis por suprir suas necessidades energéticas. As algas também são beneficiadas pelo coral, que, além de protegê-las, fornece-lhes gás carbônico e nutrientes inorgânicos.
Branqueamento de corais. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que a relação ecológica descrita no TEXTO 4 é denominada
A-colônia.
B-mutualismo.
C-inquilinismo.
D-comensalismo.
E-antibiose.
4-(Uniredendor 2020) No Brasil, pelo menos dois tipos de controle biológico são utilizados nos cultivos agroecológicos. Dentre os quais podemos citar dois 
exemplos: I - A criação de condições favoráveis ao aparecimento das joaninhas Cryptolaemus spp. que são os agentes controles de pulgões (pragas de couves e alfaces) por se alimentarem deles. II – Aplicação do fungo Beauveria bassiana em forma de pasta, em pedaços de 
bananeira que são colocados ao redor das árvores servindo de isca para o Besouro praga de bananeiras. O fungo se adere a essa praga e desenvolvendo uma doença. Portanto, a técnicas de controle biológico são baseadas em relações ecológicas naturais, cujos exemplos indicam corretamente:
A-Em I, a predação da Joaninha sobre os pulgões, que predam as plantas cultivadas. Em II, a predação dos fungos sobre os besouros que parasitam as bananeiras;
B-Em I, a predação da Joaninha sobre os pulgões, que parasitam as plantas cultivadas. Em II, o parasitismo dos fungos sobre os besouros que predam as bananeiras;
C-Em I, o parasitismo da Joaninha sobre os pulgões, que predam as plantas cultivadas. Em II, a predação dos fungos sobre os besouros que parasitam as bananeiras;
D-Em I, a parasitismo da Joaninha sobre os pulgões, que parasitam as plantas cultivadas. Em II, a predação dos fungos sobre os besouros que parasitam as bananeiras;
E-Em I, a parasitismo da Joaninha sobre os pulgões, que parasitam as plantas cultivadas. Em II, a parasitismo dos fungos sobre os besouros que parasitam as bananeiras.
5-(FUNTER 2019) Em um pasto, observamos inúmeros pássaros alimentando-se de carrapatos e insetos, os quais parasitam bois e cavalos que, por sua vez, estão comendo capim. As relações ecológicas dos pássaros com os bois e cavalos e destes com o capim são, respectivamente:
A-predatismo e comensalismo.
B-parasitismo e mutualismo.
C-comensalismo e parasitismo.
D-protocooperação e herbivorismo.
6-(UFU 2017)As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de representação é o uso dos símbolos +, - e 0, respectivamente. Observe as seguintes interações:
I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas. II. Uma cadeia alimentar na qual os gafanhotos se alimentam das plantas. III. Os vermes que vivem no intestino de uma criança.
As interações descritas são representadas, respectivamente, por:
A +/0; +/-; +/+
B +/+; +/-; +/-
C +/+; +/0; +/-
D +/-; +/+; +/+
7- (UFU 2018) Assinale a alternativa que também representa um exemplo de uma relação ecológica harmônica.
A-A lombriga e o homem.
B-A penicilina e as bactérias.
C-A rêmora e o tubarão.
D-O sapo e o gafanhoto.
8-(IF Sul) Se duas espécies têm _______________ muito semelhantes, pensou Gause, elas não conseguirão conviver em um mesmo ambiente por causa da severa ____________ que se estabelecerá entre elas.
Marque a alternativa que completa as lacunas corretamente.
A-habitats – relação ecológica
B-habitats – interação
C-nichos ecológicos – predação
D-nichos ecológicos – competição
Gabarito:
1-d
2-b
3-b
4-b
5-d
6-b
7-c
8-d

Outros materiais