Buscar

Feridas e Cicatrização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FERIDAS E CICATRIZAÇÃO 
Laboratório de Procedimentos
Tipos de cicatrização
- Primeira intenção ou primária
· Ocorre quando há união imediata das bordas da ferida- SUTURA, 
· Possui evolução asséptica e cicatriz linear. 
· As feridas que cicatrizam por primeira intenção são, mais comumente, feridas superficiais, agudas, que não tem perda de tecido e resultam em queimaduras de primeiro grau e cirúrgicas em cicatriz mínima, por exemplo.
· Evolui para resolução em 4 a 14 dias.
- Segunda intenção ou secundária
· As bordas da ferida não contatam entre si, por perda tecidual excessiva. Podem envolver o tecido subcutâneo, o músculo, e possivelmente, o osso.
· As bordas dessa ferida não podem ser aproximadas, geralmente são feridas crônicas como as úlceras.
· O espaço é preenchido por tecido de granulação (tecido de cicatriz). 
· O organismo cicatriza naturalmente. 
· Existe um aumento do risco de infecção e demora à cicatrização que é de dentro para fora.
· Pode demorar dias a meses para alcançar a resolução completa.
*O tecido de granulação é importante por: ser muito resistente à infecção; o epitélio irá migrar sobre a sua superfície; promove suprimento dos fibroblastos que vão produzir colágeno; promove o processo de contração da ferida, que consiste na redução do tamanho da ferida aberta (espessura total). Essa redução resulta de movimentos centrípetos da pele que circunscreve a lesão em função da fibroplasia no tecido de granulação.
- Terceira intenção ou terciária
· Processo que envolve limpeza, debridamento e formação de tecido de granulação saudável para posterior coaptação (aproximação) das bordas da lesão.
· Ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para permitir a diminuição ou redução de edema ou infecção ou para permitir a remoção de algum exsudato através de drenagem como, por exemplo, feridas cirúrgicas, abertas e infectadas, com drenos. 
· Essas feridas cicatrizam por 3ª intenção ou 1ª intenção tardia.
Fatores que afetam a cicatrização
- Fatores locais: corpo estranho, sujidades, material de sutura, implantes, tecido necrosado ou isquêmico, edema, infecção, temperatura, coleção de líquidos (hematoma, seroma), espaço morto, material de incisão: bisturi X tesoura, uso do eletrocautério, tempo transcorrido entre o trauma e o tratamento, bandagens, áreas de tensão, movimento.
- Fatores sistêmicos: uso de corticosteroides, radioterapia, quimioterapia, idade, diabetes melito descompensada, hiperadrenocoricismo, neuropatia, hipoproteinemia, hepatopatia: deficiência de fatores de coagulação, choque hipovolêmico, presença de toxinas bacterianas, anti-inflamatórios não esteroidais, oxigênio hiperbárico, ultrassonografia e fototerapia.
Manejo de feridas
As feridas são caracterizadas como soluções de continuidade de pele ou mucosa, de profundidade variável, até aponeuroses, músculos, serosa, órgãos internos ou ossos.
Classificação das feridas
1. Conforme a densidade microbiana
· Limpa: produzida pelo cirurgião em condições assépticas e insenta de micoorganismoas; sem envolvimento dos sistemas respiratório, gênito-urinário, alimentar ou orofaringe;
· Baixa contaminação: lesão ocorrida há menos de 4-6 horas entre o trauma e o atendimento e sem contaminação significativa;
· Contaminada: lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e o atendimento; com presença de inflamação não purulenta; com a possibilidade de haver sujidades na ferida, mas sem processo infeccioso local;
· Suja ou infectada: com presença de inflamação ou contaminação bacteriana aguda; de origem traumática; com evolução de mais de 12 horas; pode haver supuração (acúmulo de pus).
2. Conforme a progressão da lesão
1. Classe 1: de 0 a 4 horas de evolução. Apresenta pouca multiplicação bacteriana (< 105 bactérias/grama de tecido).
2. Classe 2: de 4 a 12 horas de evolução. As bactérias começam sua multiplicação, mas não são invasivas.
3. Classe 3: acima de 12 horas. É considerada infectada.
3. Conforme a apresentação clínico-cirúrgica
FECHADAS
· Abrasão/contusão: a pele e/ou mucosa são lesionadas, mas permanecem íntegras. Podem ser profundas e alcançar tecido conectivo, muscular, tendíneo e ósseo. Geralmente resultantes de esmagamento ou fricção.
ABERTAS
· Incisa: lesão de continuidade linear, bordas regulares e profundidade variável. Produzida por objetos cortantes (faca, bisturi). São mais propensas a hemorragias, pois a ausência de irregularidades dificulta a agregação plaquetária.
· Lacerada: produzida por objetos ponteagudos que cortam o tecido formando bordas irregulares, pouco sangrenta. Aquelas ocorridas há menos de 3 horas podem ser suturadas plano a plano, após reavivamento e regularização das bordas (incisas). Quando ocorridas a mais de 4 horas fecha-se parcialmente e utiliza-se drenos.
· Avulsionada: produzida por despregamento do tecido subcutâneo, resultando no arranchamento da pele. Pouco sangrentas, de grande espaço morto.
· Punctória: produzida por elementos perfurantes (cravos, pregos, estiletes e espetos). Não atingem cavidades/órgãos.
· Penetrante: solução de continuidade da pele e tecidos subjacentes alcançando cavidades (abdome, tórax, seios faciais, etc). Geralmente resultam em perfuração de vísceras, empiema ou evisceração.
4. Conforme a causa
· Traumática
· Atraumática
5. Conforme as estruturas comprometidas
· Superficial
· Profunda

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes