Buscar

Cessão de crédito

Prévia do material em texto

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES:
C E S S Ã O D E C R É D I T O
1. CONCEITO:
A cessão de crédito é o contrato pelo qual o credor transfere seus créditos a terceiro estranho a relação obrigacional de origem. (VENOSA:2018)
2. CARACTERÍSTICAS
🡪 Geralmente é ONEROSO... podendo o objeto da cessão ser TOTAL ou PARCIAL
🡪 A regra geral, a cessão de crédito independe da anuência do devedor. (O cedido não pode se opor à realização do negócio)
· Há substituição do pólo ativo da relação obrigacional primitiva
Ex: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (credor primitivo)			 
Mutuário 
					BRADESCO (novo credor)
· Por óbvio, a capacidade dos agentes envolvidos, cedente e cessionário devem ser pessoas capazes e legitimadas para praticar o ato de alienação ou compra e, quanto ao cedente, por óbvio, que seja titular do crédito objeto da cessão.
3. CESSÃO POR PROCURAÇÃO
O certo é que a procuração tenha sido lavrada na forma notarial, contudo admite-se a procuração particular, desde que, o procurador deverá ter poderes especiais e expressos nesse sentido, a teor do quanto disposto nos arts. 654, §1° e 661, §1º do Código Civil.
OBS!! Para a cessão valer contra terceiros, deve-se o documento de cessão ser registrado perante o Cartório de Títulos e Documentos 
4. NOTIFICAÇÃO DO DEVEDOR (quanto à Cessão de Crédito)
(i) É exigência legal
(ii) Notificação apenas de ciência, e não de autorização!
(iii) É necessária, tão somente, para preservar o devedor do cumprimento indevido da obrigação, pois esse poderia efetuar o pagamento ao cedente, antigo credor primitivo.
(iv) O CC protege o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo, portanto estará desobrigado, e a sua obrigação extinta!!
CEDENTE					CESSIONÁRIO (houve notificação ao devedor!!)
		DEVEDOR. . e tem que pagar de novo
5. OPOSIÇÃO DE EXCEÇÕES AO CESSIONÁRIO (NOVO CREDOR)
Nasce ao cedido/devedor o direito de opor ao cessionário as exceções que tinha contra o cedente, isto é, as defesas que tinha contra o cedente, mas tem que ser no momento em que veio a ter conhecimento da cessão. 
(...) se o devedor, notificado da cessão, não se opõe, nesse momento, as exceções pessoais que tiver contra o cedente, não poderá mais arguir contra o cessionário as exceções que eram cabíveis contra o primeiro (GONÇALVES:2016)
6. RESPONSABILIZAÇÃO DO CEDENTE (credor primitivo) FRENTE AO CESSIONÁRIO (novo credor)
A norma é clara 🡪 O cedente é responsável pela existência do crédito na data da cessão x solvência do cedido. (isto é, condições patrimoniais do devedor pagar a dívida) 
CCvil, art. 296. Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes