Buscar

Ciclo Cardíaco - Fisiologia e Semiologia

Prévia do material em texto

CICLO CARDÍACO 
SEMIOLOGIA
O trabalho mecânico do coração varia de acordo com duas variáveis: volume de sangue e pressão!
Aumentou a pressão intracavitária → contração do miocárdio
Diminuiu a pressão intracavitária → relaxamento do miocárdio
Resumo de acordo com o lado esquerdo do coração
Sístole Ventricular:
1) Finalizando o enchimento, iniciando a contração: Ventrículo cheio iniciando a contração – aumenta a pressão no interior do ventrículo e ele fecha a valva atrioventricular, mas não consegue ainda alcançar uma pressão suficiente para abrir a valva aórtica (valva semilunar). Fechou a mitral e não abriu ainda a valva aórtica (está ocorrendo uma contração, mas não está se alternado os volumes) – CONTRAÇÃO ISOVOLUMÉTRICA
2) A pressão continua subindo, pois a contração está ocorrendo, até que vai superar a pressão na aorta e vai ocorrer a EJEÇÃO RÁPIDA (sangue acumulado no ventrículo esquerdo, ganhando pressão e quando sua pressão supera a pressão a aorta um grande volume de sangue – não todo- será ejetado para a aorta para toda circulação sistêmica) – Fase em que ocorre 70% da ejeção e é com ela que terminamos o evento da contração ventricular e entramos no relaxamento.
Diástole Ventricular:
1) Como está ocorrendo o relaxamento, não têm mais a força de impulsão do sangue, ou seja, o ventrículo está se relaxando. Mas, como todo corpo que está em movimento, tende a permanecer em movimento mais sangue será ejetado do ventrículo – 30% do volume de ejeção será ejetado. OBS.: 70% do volume é ejetado na contração, enquanto os outros 30% são ejetados pelo movimento inercial – Efeito Windkessel.
2) Com a queda da pressão ventricular, o sangue que está na aorta tende a retornar, enchendo os seios das válvulas fechando a valva semilunar aórtica, assim as duas valvas ficam fechadas; a atrioventricular já estava fechada, a valva aórtica novamente se fecha e o ventrículo está relaxando – RELAXAMENTO ISOVOLUMÉTRICO (ventrículo relaxando sem alteração do volume)
3) Se as valvas estão fechadas, mais especificamente a atrioventricular (mitral), todo sangue que está vindo da circulação pulmonar está se acumulando nos átrios, aumentando a pressão dos átrios.
Enchimento Ventricular:
1) ENCHIMENTO RÁPIDO: a pressão do átrio vai subir, a pressão do ventrículo tá caindo, pressão do átrio supera pressão do ventrículo, abre a valva atrioventricular e o sangue despenca.
2) Com a abertura da valva e o sangue continuando chegando, o sangue vai enchendo diretamente o ventrículo – Fase de ENCHIMENTO LENTO.
3) CONTRAÇÃO ATRIAL: corresponde apenas a 20% do volume final do ventrículo, mas que é importantíssimo, por exemplo num caso de estenose, pois o sangue tá tendo dificuldade de passar pela valva atrioventricular e com a contração atrial, vai acabar dando auxílio para esse sangue passar; mas se tiver, por exemplo fibrilação atrial, não vai interferir tanto assim no ciclo cardíaco. É uma fase importante que finaliza o ciclo, pois depois da contração atrial, a gente vai tá terminando o enchimento e com o ventrículo cheio a gente começa novamente o ciclo.
Anotações da Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=FHjsPg3j708

Continue navegando