Buscar

ASSIMETRIA E EQUIDADE DE GENERO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- O que é assimetria de gênero e quais suas consequências? É a discriminação de mulheres baseadas apenas no gênero. Entre as principais consequências estão as desigualdades em postos de trabalhos e salários entre homens e mulheres.
- O que é equidade? Qual sua importância no âmbito da saúde? É aplicar a regra, sendo o mais justo a todos. Na saude a equidade visa promover atendimento justo a todos que precisam, e como exemplo no Brasil temos o SUS que possui a equidade como um de seus principios.
- Qual a relação entre a profissão de nutricionista e gênero? É apresentado no artigo que na nutrição a maioria formada são mulheres, esse crescimento foi muito pelo periodo em que a profissão surgiu, 1930-1940, que foi um periodo em que as mulheres começaram a ocupar espaço no mercado de trabalho.
- Elenque os principais pontos que justificam a relação gênero com a nutrição: - A aproximação com a primeira profissão feminina universitaria, a enfermagem;
- O periodo em que a profissão surgiu; 
- O fato de ser um trabalho na cozinha e logo ser levado como uma profissão para mulheres; 
- Na sua opinião, a equidade de gênero na nutrição é uma realidade atual ou futura? Justificativa sua resposta. Futura, pois a sociedade ainda tem o pensamento muito arcaico, como se a profissão fosse algo apenas para mulheres. E muitos homens não procuram a nutrição como profissão, por esse preconceito ou os que cursam procuram sempre as áreas que estão envolvidas ao “masculino" como esportiva.

Outros materiais