Buscar

PROVA GO - OPORTUNIDADES E RESULTADOS - 2019A

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA GO - OPORTUNIDADES E RESULTADOS - 2019A 
	Período:
	21/04/2019 08:00 a 06/05/2019 23:59 (Horário de Brasília)
	Status:
	CORRIGIDO
	Nota máxima:
	6,00
	Gabarito:
	Gabarito será liberado no dia 27/05/2019 00:00 (Horário de Brasília)
	Nota obtida:
	6,00
	1ª QUESTÃO
	Essa dinâmica vivenciada na vida pessoal e profissional tem gerado, de acordo com Augusto Cury (2014), a Síndrome do Pensamento Acelerado - um estado de ansiedade e, consequente, perda da produtividade e da qualidade de vida. Segundo o autor, pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade. O excesso de informação, de trabalho intelectual, de atividades, de preocupações, do uso do celular têm levado as pessoas ao vício em pensar.
São vários os motivos e consequências que corroboram com o desenvolvimento de estresse. Com base nos estudos acerca deste tema, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
 
(  ) Satisfação é um estado emocional desagradável que ocorre quando as pessoas tendem a enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante.
(  ) Estresse é um sentimento agradável que resulta da percepção de que a ação empreendida realiza ou permite a realização de valores importantes relativos
às diferentes áreas da vida.
(  ) Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode
precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que, provavelmente, é genética.
(  ) Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais
competitivo. A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional,
é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de
trabalho físico, emocional e psicológico desgastantes
 
Assinale a sequência correta:
	ALTERNATIVAS
		
	V-V-F-F.
	
	F-F-V-V
	
	V-V-V-V.
	
	V-V-F-V.
	
	F-F-F-V.
	2ª QUESTÃO
	O planejamento de uma apresentação consiste em definir o assunto central e as metas que você deseja alcançar. Depois disso, é necessário pensar sobre a estrutura de sua apresentação e a maneira como você vai conduzir os argumentos que serão utilizados. O planejamento da sua apresentação deve ser flexível de modo a ajustar-se conforme se obtém feedback do público sobre a apresentação.
Sobre a apresentação, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
 
(  ) O planejamento deve estar adequado ao local, tempo, recursos, capacidade e preparo dos ouvintes. Posso afirmar que a execução correta do planejamento e da preparação representa 30% do sucesso de um orador.
(  ) Precisamos superar as dificuldades e, efetivamente, falar em público. Quando nos comunicamos, revelamos nossa inteligência e perspicácia, ampliamos nossos conhecimentos, habilidades e atitudes.
(  ) O bom orador é aquele que sabe comunicar-se adequadamente, que sabe adequar sua expressão comunicativa às pessoas e situações que surgem durante a apresentação.
(  ) Quando falamos em público devemos utilizamos diferentes recursos para impactar a plateia. Reforçamos as palavras com: gesticulação, postura e vestuário.
 
Assinale a sequência correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	V-V-F-F.
	
	F-F-V-F.
	
	V-V-V-V.
	
	V-V-F-V.
	
	F-F-F-V.
	3ª QUESTÃO
	O currículo é a primeira forma pela qual o selecionador pode sentir-se, ou não, interessado em conhecer um candidato, por esse motivo, é considerado como uma importante forma de apresentação profissional e merece uma atenção toda especial.
Sobre o currículo é correto afirmar que:
 
 ​I-O currículo é um documento utilizado para apresentar informações sobre o profissional envolvendo sua formação, experiências, competências e objetivos. Ele contribui significativamente com a “venda” da imagem do profissional e por isso deve-se tomar alguns cuidados na hora de elaborá-lo.
II-É possível que um bom profissional perca oportunidades de trabalho, em razão de não saber preparar um currículo que venda bem a sua imagem, enquanto um profissional não tão competente, mas que saiba vender-se bem por meio do currículo conquiste essas oportunidades. Isso pode não parecer justo, mas pode acontecer.
III- Um currículo deve atender a dois objetivos centrais, sendo o primeiro chamar a atenção do selecionador para o profissional que você é e o segundo vender uma boa imagem a seu respeito.
IV-Atualmente, considera-se um bom currículo aquele que se apresenta de forma extensa, detalhada e que consiga falar a linguagem do cargo a ser selecionado. Currículos pouco detalhados, textos objetivos e com poucas  páginas estão cada vez mais em desuso.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As alternativas I, II, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, II e III, estão corretas.
	
	As alternativas I, e II, estão corretas.
	
	As alternativas II e III, estão corretas.
	4ª QUESTÃO
	Geralmente, as pessoas se sentem vítimas dos seus próprios hábitos e mudar isso pode ser muito difícil e requer empenho e disciplina. Um hábito comum é achar que somos donos do tempo, mas não temos autonomia ou poder para interferir no seu andamento; o que temos é a possibilidade de decidir como utilizá-lo.
Acerca da gestão do tempo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I -Podemos afirmar que não é possível administrar o tempo, o que podemos fazer na verdade, é nos autoadministrarmos em relação ao tempo.
PORQUE
II-  Temos duas perspectivas do entendimento do uso do tempo, sendo a perspectiva das pessoas que vivem no tempo e a perspectiva das pessoas que vivem através do tempo.
 
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.
	
	A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II, são proposições falsas.
	5ª QUESTÃO
	Planejar é uma tomada de decisões que ocorre de forma sistematizada e contínua por parte das pessoas (PELEIAS, 2002). Ou seja, envolve uma programação antecipada de decisões para que o que se deseja seja alcançado da melhor forma possível. Isso pressupõe a fixação de objetivos e a determinação das ações necessárias para alcançá-los.
Sobre o planejamento avalie as asserções as seguir e a relação proposta entre elas:
 I-Planejar é um processo sistemático que envolve a integração das atividades, recursos e intervalos de tempo. Nesse sentido, se você não tiver uma visão prévia do que vai fazer com seu dinheiro, qualquer outra ação, possivelmente, não vai chegar a resultados satisfatórios.
   PORQUE
II-Existe a possibilidade de se fazer a gestão das finanças pessoais sem se trabalhar com o orçamento. Orçamento é tanto uma ferramenta de planejamento quanto de controle no comportamento das organizações e das famílias, pois tem a capacidade de fixar limites em relação aos gastos para que um objetivo ou meta maior seja atingido.
 
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.
	
	A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II, são proposições falsas.
	6ª QUESTÃO
	Enquanto profissionais em busca de uma oportunidade, devemos agradecer o entrevistador, confirmar o interesse pela vaga,
contudo isso deve ser feito com muito cuidado, pois se feito de forma errada, pode colocar tudo a perder. De forma geral o candidato deve seguir a regra dos três contatos, uma nota de agradecimento, uma carta mais longa de agradecimento e um e-mail ou ligação de acompanhamento para confirmar se a decisão foi tomada. De modo geral, devemos evitar:
I-Pedir ao entrevistador, um feedback sobre os pontos que impediram de avançar no processo de seleção. Você corre o risco de não receber nenhum retorno, mas também, poderá receber informações preciosas para o seu aprimoramento.
II-Sobrecarregar e empresa ou o entrevistador com e-mails e ligações, isso pode acabar de vez com suas chances. Siga a regra dos três contatos, uma nota de agradecimento, uma carta mais longa de agradecimento e um e-mail ou ligação de acompanhamento para confirmar se a decisão foi tomada. Se não receber nenhuma resposta para os três contatos, é melhor procurar outro emprego.
III- Ir pessoalmente até a empresa. Só faça isso se for convidado. Essa iniciativa pode ser muito constrangedora, pois o entrevistador poderá se sentir pressionado em falar com você, o horário pode ser inconveniente e por fim, caso você não tenha sido escolhido, corre-se o risco de ser avisado pessoalmente, o que não é nada agradável para ambos os lados.
IV-Ser um candidato passivo, muitas pessoas pensam equivocadamente que devem esperar pelo contato da empresa para não incomodar o entrevistador. Contrariamente a isso, você pode e deve seguir as regras de acompanhamento de processos seletivos de forma que o entrevistador veja o quanto realmente você quer a vaga.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As alternativas I, II, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas II, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, e III, estão corretas.
	
	As alternativas II e III, estão corretas.
	7ª QUESTÃO
	A construção do sucesso em nosso projeto de vida, de acordo com Vieira (2015), passa pelo desenvolvimento de três crenças: a crença de identidade, que se refere ao ser (eu sou); a crença de capacidade, que se refere ao fazer (eu posso ou sou capaz); e a crença de merecimento, que se refere ao merecer (eu mereço). Acerca dessas três crenças, relacione as colunas a seguir:
 
1-Crença de identidade (eu sou)
2-Crença de capacidade (eu posso, eu sou capaz)
3-Crença de merecimento (Eu mereço ter sucesso)
 
(  ) quando temos a crença de identidade forte, adequada e alinhada com a crença de capacidade, naturalmente passamos a construir a crença de merecimento.
(  ) a base da pessoa está na crença da identidade, pois ela define quem você é e como você vê e percebe as pessoas ao seu redor e isso acaba determinando como vai se relacionar com elas.
(  ) a crença de capacidade é determinada pelo que você acredita ser capaz de fazer ou de aprender a fazer e isso contribui para o seu potencial de realização. Essa
(  ) a crença de merecimento permite estabelecer a convicção de que somos merecedores e dignos de obter o resultado ou alcançar o sucesso.
 
Assinale a sequência correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	1-2-3-1.
	
	2-1-3-3.
	
	3-1-2-3.
	
	3-2-1-2.
	
	1-2-2-3.
	8ª QUESTÃO
	Oratória 3D é a habilidade de se comunicar e falar em público, por meio do uso de técnicas e ferramentas da comunicação que permitem acionar gatilhos mentais na audiência, expandindo a compreensão e aprendizagem. Essa abordagem tem por objetivo potencializar o relacionamento entre o orador e sua audiência por meio do desenvolvimento das habilidades de comunicação e apresentação.
 
I-A oratória 3D propõe a adoção de uma sequência de ações, linguagens e comportamentos que resulte em experiência e aprendizagem para a audiência.
II-Podemos dizer que a Oratória 3D é o estudo dos processos muito inconscientes da comunicação que se integram na exposição, considerando a utilização das três dimensões: sensorial, social e imagética.
III-A Oratória 3D nos permite enxergar a comunicação sob diferentes olhares os quais denominamos de perspectivas.
IV-Cada uma das dimensões nos possibilita aprendizagem e insights para a prática da comunicação, ou seja, nos possibilita o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas para despertar a atenção, gerar emoção e criar vínculo com a audiência.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As alternativas I, II, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas II, III e IV, estão corretas.
	
	As alternativas I, e II, estão corretas.
	
	As alternativas II e III, estão corretas.
	9ª QUESTÃO
	De forma objetiva podemos dizer que o recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para vagas existentes ou potenciais, ou seja, recrutamento é o processo de busca, interna ou externa à empresa, de candidatos que atendam da melhor forma possível, as exigências pessoais e profissionais para ocupar os cargos disponíveis. É também um meio em que a empresa transmite sua imagem para a comunidade, já que algumas de suas características podem ser observadas nesse processo. (CHIAVENATO, 2005).
Acerca do recrutamento interno e externo, avalie as afirmativas a seguir e, em seguida, classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
 
(  ) O recrutamento interno tem como objetivo dar oportunidade aos colaboradores de exercer novas funções na empresa, o que incentiva os profissionais a procurarem qualificação constante. Esse tipo de recrutamento contempla as seguintes situações: transferências, promoções, desenvolvimento pessoal e carreira profissional.
(  ) Quando não se encontra o candidato favorável dentro da própria empresa, passa-se a buscá-lo fora, ou seja, no mercado de trabalho. O recrutamento externo utiliza várias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos.
(  ) Atualmente, é cada vez mais comum as empresas adotarem o recrutamento interno como uma opção no processo de recrutamento. Isso permite aos profissionais a possibilidade de participarem do processo seletivo e até obter a oportunidade de crescimento.
(  ) Uma das vantagens do recrutamento interno é que enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades, renovando a cultura organizacional e a enriquecendo com novas aspirações.
 
Assinale a sequência correta:
	ALTERNATIVAS
		
	V-V-F-F.
	
	F-F-V-F.
	
	V-V-V-F.
	
	V-V-F-V.
	
	F-F-F-V.
	10ª QUESTÃO
	Existem diferentes métodos para o recrutamento externo e devem ser ajustados conforme a necessidade da empresa. Normalmente, a condição econômica e do mercado de trabalho exercem influência e acabam por determinar quais as fontes de recrutamento a empresa deverá fazer uso. Acerca do recrutamento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
|-A seleção de profissionais abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, o mais adequado para a vaga existente. Entende-se como mais adequado, aquele que tem melhores condições de se ajustar à empresa e ao cargo, conseguindo realizar os trabalhos e alcançar desempenho esperado.
PORQUE
||-O Processo  de seleção é constituído por etapas, com a finalidade de levar à contratação de candidatos recrutados e deve estar fundamentado na análise comparativa de dois campos: as exigências do cargo e as características do candidato. Em outras palavras, a seleção é o processo no qual a organização utiliza estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnam as qualificações e competências exigidas para ocupar o cargo que a empresa oferece.
 
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição
falsa e a II, uma proposição verdadeira.
	
	A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II, são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais